quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Chá de camomila protege diabéticos de complicações


Pesquisa foi conduzida por ingleses e japoneses. Efeitos positivos foram observados em ratos.

Luis Fernando Correia Especial para o G1

Os diabéticos que escolhem um chá de camomila como bebida podem estar prevenindo complicações. Segundo pesquisadores japoneses e ingleses o chá previne lesões oculares, renais e nervosas.
O chá de camomila é comum nos cinco continentes e conhecido por suas propriedades calmantes. Mais recentemente se tornaram conhecidas aplicações do chá no campo das doenças. Entre as possíveis indicações terapêuticas estão inflamações, feridas operatórias, gota e úlceras.
O chá de camomila é preparado com as flores secas de uma planta chamada Matricaria chamomilla, e os cientistas afirmam essa é uma fonte rica em antioxidantes.
Na pesquisa realizada no Japão e Inglaterra os especialistas estudaram a ação do extrato seco das flores sobre ratos diabéticos. Os roedores que receberam a camomila apresentaram uma diminuição da glicose após 21 dias de tratamento.
Os pesquisadores identificaram a inibição de duas enzimas envolvidas na lesão dos chamados órgãos-alvo do diabetes. Os cientistas esperam poder traduzir as descobertas em um novo medicamento à base de camomila para auxiliar o tratamento do diabetes.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN