terça-feira, 30 de agosto de 2011

Saiba quais são os 10 alimentos imprescindíveis na dieta

Tê-los no cardápio é promessa de saúde

A alimentação é o segredo da boa saúde. Porém, é preciso saber combinar os alimentos e escolher o que deve ser consumido. Saiba quais são os 10 alimentos que não podem faltar na mesa e descubra por que eles são imprescindíveis a uma dieta saudável.

Pimentões – São ricos de vitaminas A e C. O pimentão vermelho, por exemplo, tem oito vezes mais vitamina A do que o verde e por causa disso fortalecem o sistema imunológico.

Brócolis – São ricos em fibras e vitaminas antioxidantes. A substância isotiocinatos contida nele ajuda no combate ao câncer.

Alho – Mantém o colesterol total e a pressão sanguínea baixos.

Feijões – Fornecem fibras, proteína e carboidratos. Podem ser consumidos em saladas ou ensopados.

Massas – Integrais, reduzem o índice glicêmico da refeição.

Peixes – São fonte de proteína magra e ricos em ômega 3 que protegem contra arritmias cardíacas e reduzem inflamações.

Verduras – Fontes de fibras e antioxidantes têm vitamina C.

Vinho – Beber moderadamente durante as refeições pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Tomate – O licopeno, contido em sua cor vermelha, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento além de reduzir a incidência de câncer.

Frutas – Têm vitaminas A e C e minerais como potássio e magnésio. Por serem ricas em carboidrato, fornecem energia aos treinos.
Por Carolina Abranches
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=percapeso&url_id=4092




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coentro está sendo pesquisado como um promissor antibiótico

Seg, 29 de Agosto de 2011 12:13
Da redação de Brasília

O óleo de coentro segundo pesquisadores poderia ser usado para curar uma série de intoxicações alimentares e agir como antibiótico.

Cientistas afirmam que o coentro e capaz de matar até mesmo a MRSA, conhecida também como super bactéria (uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos, primeiro à penicilina em 1947, e logo depois à meticilina, sendo descoberta originalmente no Reino Unido em 1961.).

O extrato do coentro é resistente a uma série de bactérias tóxicas que causam infecções que são resistentes a drogas. Cientistas portugueses testaram amostras do óleo tomadas a partir de sementes de um coentro para serem usadas contra 12 bactérias letais. Todas apresentaram crescimento reduzido e algumas morreram, para isso foi usado uma solução que continha menos de 1,6% de óleo.

A equipe da Universidade de Beira Interior verificou que o óleo ataca e mata a membrana externa da célula da bactéria, incluindo a salmonela, E.coli e MRSA. A Dra. Fernanda Domingues que é coautora do estudo, afirma que o óleo de coentro poderia ajudar milhões de pessoas que sofrem de doenças de origem alimentar e que poderia se tornar uma alternativa natural aos antibióticos comuns.

No Reino Unido a cada ano cerca de um milhão de pessoas sofrem uma intoxicação alimentar, levando 20 mil aos hospitais e 500 à morte, segundo dados da Food Standards Agency. A Dra. Domingues explicou como funciona o óleo: ele rompe a barreira entre a célula (da bactéria) e seu meio ambiente, inibindo processos essenciais, incluindo a respiração, o que conduz a morte da célula bacteriana.

Este estudo ainda se encontra em caráter experimental e os pesquisadores não desenvolveram nenhum tipo de droga, enquanto isso o coentro continua sendo utilizado amplamente na cozinha mediterrânea e asiática.
http://www.jornalciencia.com/




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Feijão branco – Bloqueador natural de carboidratos e açúcares

Sempre soube-se que o feijão nosso de todo dia é um alimento que só nos faz bem, pois todo feijão é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro, além das suas famosas proteínas sem gordura. Mas o que realmente passou a estar em evidência foi a faseolamina, proteína do feijão branco que pode atuar como bloqueador de gorduras.
O consumo em quantidades de média à alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Feijãozinho mágico.

Mas na família dos feijões o Feijão branco, que quase sempre é consumido como salada, está sendo considerado um grande aliado no emagrecimento e na redução dos níveis de triglicerídos do sangue.
Apesar de seu consumo como salada também ajudar no emagrecimento, é em forma de farinha que ele pode ajudar mais.

Ele deve ser triturado ou passado em processador ainda cru e peneirado, depois disso guarde em vasilhas bem fechadas. O ideal seria fazer em pequenas quantidades para que essa farinha não percas suas propriedades, ou seja não guarde por mais de 1 mês.
Como ele age

Além de seus conhecido nutrientes o feijão branco possui uma extra importante a proteína Faseolamina em maior quantidade.

No emagrecimento ela atua como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares, pois é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima alfa-amilase; enzima responsável pela quebra e digestão desses carboidratos(amido que quando quebrado torna-se também a glicose que será absorvida pelo organismo ) que ingerimos.

Sem ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias,açúcares e gorduras no seu corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada. Este processo além de reduzir em cerca de 20% a absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorvição da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% do peso em apenas 30 dias.

Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
Assista o vídeo com a reportagem completa

Seu consumo

O feijão feito normalmente como saladas pode ser consumido sem maiores preocupações. Pois além de gostoso é uma alimento funcional.
Dilua 1/2 grama da farinha depois de pronta em água ou até sucos naturais e beba 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Ou seja uma colher de café pela metade (aparecendo as bordas da colher) em meio copo de água em cada refeição principal, como são duas seriam duas medidas dessas, que daria 1 colher de café rasa inteira ao longo do dia . O ideal seria pesar esse 1 grama.

Mas tome muito cuidado. A farinha não deve ser consumida mais do que 1 grama por dia, pois o consumo além disso pode causar náuseas e diarreia além de outros efeitos colaterais.
Sem contar que não vai ajudar a emagrecer mais rápido. A farinha não é nenhum emagrecedor, ele é mais um aliado na luta contra os quilos extras e uma saúde melhor.
http://www.dietaebeleza.com/




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

Tangerina: Consuma a fruta para combater a acne

A acne é uma alteração hormonal que influi na produção de sebo, substância que protege a pele. Quando inflama costuma comprometer a saúde e a estética de nosso rosto.

Alimentos que contenham vitamina C, como as frutas cítricas, são um remédio natural para esse tipo de mal, pois exercem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Uma das frutas que reúne a maior quantidade de vitamina C é a tangerina, também conhecida como mexerica. A vitamina C é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A tangerina também é fonte de magnésio, mineral indispensável para os ossos e músculos. A fruta também é famosa por seu efeito diurético e digestivo.

É também indicada nas hipertensões arteriase na prevenção da arteriosclerose. E por possuir grande quantidade de fibras, seu consumo garante o bom funcionamento do intestino. As fibras da tangerina protegem nosso organismo de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Tem ainda a vantagem de se conservar na geladeira por três semanas.
Por Yasmin Barcellos
http://bemstar.globo.com




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que as amoras podem fazer por sua saúde? Mais do que você imagina!

Lindas, macias, gostosas. As amoras muitas vezes passam despercebidas nas gôndolas dos mercados e feiras livres. Mais do que uma fruta comum, as amoras guardam uma verdadeira fonte de boa saúde.

Boa saúde digestiva

As amoras são riquíssimas em fibras. Uma comparação muito simples pode ser feita com o trigo, tão consumido por nós brasileiros. Um punhado (o suficiente para encher a mão) de amoras, contém cerca de 8 gramas de fibras. Isso equivale a mais que o dobro da quantidade que encontramos no trigo na mesma quantidade.

Sem as fibras não temos uma boa saúde digestiva. Elas são importantes para equilibrar o nosso peso, melhorar a saúde como um todo e contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol.

Processos de cura

Na composição química da amora, encontramos substâncias importantes, como os taninos. Os taninos são polifenóis encontrados em uma grande gama de frutos e plantas. Na natureza, sua função é reduzir o consumo da planta por herbívoros, já que sua presença causa a diminuição do paladar agradável na mastigação. Contribui também para reduzir ataques de pragas naturais.

Segundo a nutricionista da Prince Grace Hospital, em Londres, Sarah Wilson, os taninos foram muito usados no passado na medicina para agirem como constritores de vasos sanguíneos em cortes e ferimentos, sendo aplicados diretamente na pele.

Outros usos farmacológicos importantes para os taninos e seus derivados são:

Atuar como antídoto em alguns casos de intoxicação através de metais pesados e certos alcalóides, poder de adstringência, anti-sépticos, antioxidades, melhorar casos de diarréia, quando usado externamente, age como cicatrizante e hemostático, dentre outras funções.

Reforçar a imunidade

Estas pequenas frutinhas são riquíssimas em vitamina C. Suas funções no nosso corpo são inúmeras: importante no nosso sistema imunológico e para a saúde cardiovascular, contribuindo para a redução da pressão arterial. Uma das funções da vitamina C que podemos destacar é sua capacidade de melhorar a absorção do ferro pelo nosso organismo, quando ambos são ingeridos ao mesmo tempo.

Auxiliar no combate ao câncer

Pesquisadores descobriram que as antocianinas, um dos pigmentos encontrados nas amoras, podem ser eficientes antioxidantes. Ficou provado que estes pigmentos vegetais conseguem inibir o crescimento de algumas células tumorais. Nestes compostos fitoquímicos também foram encontrados moléculas chamadas de C3G, pertencentes ao grudo dos flavonóides, que também demonstraram ação de extermínio contra o câncer de pulmão e de pele.

Olhos

Nas amoras são encontradas substâncias chamadas de luteína, importantes para proteger os olhos, especialmente numa área chamada mácula, um local dos nossos olhos situado atrás da retina e é sensível à luz. A luteína também consegue prevenir danos causados por raios ultravioletas.

Ossos

Até mesmo nos ossos a amora consegue fornecer boa saúde. Pequenas quantidades do fruto já são suficientes para fornecer a metade do manganês que nós necessitamos diariamente. E qual a importância disto? O manganês ajuda a formação de tecido conjuntivo. Estes por sua vez são vitais para dar uma boa estrutura e sustentação para a correta formação dos ossos.

Divisão celular e gravidez

Nas amoras encontramos vitamina B9, também chamado de ácido fólico. Esta vitamina tem papel muito importante na divisão celular (mitose e meiose) e para um crescimento saudável. Centenas de cremes anti-rugas possuem ácido fólico, para auxiliar na estimulação de crescimento de novas células da epiderme.

Os ginecologistas recomendam que as mulheres grávidas comam alimentos ricos em ácido fólico para prevenir problemas na gestação, espinha bífida por exemplo.
Dom, 21 de Agosto de 2011 19:50
Osmairo Valverde

http://www.jornalciencia.com




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

Xarope de Maçã: Problemas respiratórios

Xaropes são bons remédios para problemas respiratórios. O próprio composto auxilia as vias respiratórias e trazem alívio ao nariz, garganta, pulmões etc.

Uma receita de xarope de maçã que, embora seja delicioso, deve ser tomado com cautela, como todo medicamento, natural ou não.



Maçãs
Você vai precisar de:

Duas maçãs
Meio litro de água
Três colheres de sobremesa de açúcar

Modo de Preparo:

Após ter lavado as maçãs, retire a casca, corte em pedaços e coloque em uma tigela com a água. Leve ao fogo e, após ferver, coe em um pano espremendo bastante a polpa, extraindo dela a maior quantidade de suco que conseguir.

Adicione o açúcar (três colheres para cada litro de polpa e água) e leve ao fogo por cerca de quinze minutos em fogo baixo.

Armazene em um recipiente de vidro escuro.

Posologia

Beba de uma a três colheres ao dia.

http://natural.enternauta.com.br




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários