quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cabelo de milho: Chá para cálculo renal

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é caracterizada pelo formação de pequenos cristais, compostos por sais minerais, e ficam alojados nos rins. 

A presença dessas “pedrinhas” pode causar uma série de sintomas, incluindo as fortes dores na região lombar, típicas da doença.

Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para o cálculo é o chá de quebra-pedra, que recebe esse nome justamente por causa da fama de “quebrar as pedras nos rins”. 

Já discutimos anteriormente sobre a eficácia do chá, que ajuda na prevenção do problema, mas não necessariamente destrói os cálculos como reza a medicina popular.

A receita de chá que ensinaremos a seguir não é capaz de solucionar o problema isoladamente, mas pode ser útil por te função diurética. Veja como preparar o medicamento caseiro que também é indicado para outros males que atingem o trato urinário.

Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de alcachofra
1 colher (sopa) de cabelo de milho
1 colher (sopa) de cana do brejo
1 litro de água

Modo de Preparo:
Junte as ervas com a água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e tampe o recipiente. Mantenha abafado por 10 minutos, coe e está pronto para o consumo.

Posologia
Tomar de 3 a 4 xícaras do chá durante o dia, morno ou gelado.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-para-calculo-renal
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Pistache: Propriedades e benefícios

Os pistaches são um dos frutos secos que possuem mais fibras e fornecem energia ao organismo. Neste artigo te contamos quais são os benefícios que fornece o consumo desse alimento para a nossa saúde.

Em outras ocasiões, falamos sobre a importância do consumo de frutos secos para a saúde e quais são os seus benefícios. Hoje queremos mostrar como individualmente, o pistache pode se converter em um alimento maravilhoso para as pessoas que realizam um trabalho intelectual, assim como para aquelas que precisam realizar um grande esforço físico.

De forma sintetizada, os pistaches são ricos em proteínas e minerais, entre os quais se destacam o fósforo, ferro, enxofre e potássio; também é um alimento que contém vitaminas, como vitaminas do complexo B e vitamina E; ácidos graxos e micronutrientes necessários para a saúde.

Uma grande fonte de energia:
Outro fator importante dos pistaches é que fornece um grande valor energético, entre 600 e 650 calorias por 100 gramas, contêm açúcares e também possui fibra. Por outro lado, o seu consumo faz com que os níveis de colesterol ruim diminuam, aumentando a quantidade de antioxidantes no sangue.

Toda essa composição faz com que os pistaches sejam considerados como um alimento adequado na prevenção de diferentes doenças, se tomado regularmente e com moderação. Por exemplo, tem sido associado o consumo de frutos secos com a prevenção do câncer e da diabetes (o seu consumo iria diminuir a probabilidade de desenvolver a doença), a prevenção da doença cardiovascular, já que dispõe de gorduras formadas por ácidos graxos insaturados.

Estudos recentes têm relacionado o consumo de pistache com perda de peso, porque o fato de ver as cascas vazias poderia supor um efeito psicológico em seu consumidor; por sua vez, tem sido associado o consumo destes frutos secos com uma possível melhora na disfunção erétil.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/pistache-propriedades-e-beneficios-0231374
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Chá para artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma inflamação crônica das articulações. Devido ao processo inflamatório, as juntas, como são popularmente conhecidas as articulações, têm seus movimentos comprometidos e se tornam mais rígidas. Além da dificuldade de movimentação, o problema também é caracterizados pelas dores e inchaço em diversas partes do corpo.

O chá preparado com a salicínia é um analgésico natural e, por isso, serve para amenizar as dores causadas pela atrite. 

Ele pode tanto ser ingerido quanto aplicado diretamente nas regiões enrijecidas, na forma de compressa. Saiba como fazer o remédio caseiro.

Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de salicínia
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:
Ferva a água e verta sobre as folhas da salicínia. Abafe a infusão por cerca de 10 minutos. Depois coe e consumo morno.

Posologia
Tomar uma porção do chá três vezes ao dia ou aplicar compressas mornas sobre as articulações doloridas.40

fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-para-artrite-reumatoide/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Cava-cava

Cava-cava (kawa-kawa): planta Medicinal ansiolítica e calmante, utilizada em casos de ansiedade ou estresse, que pode ser encontrada sob forma de medicamento pronto para o uso (comprimidos, cápsulas).

Nomes
Nomes em português: Cava-cava, kava-kava ou kava kava, kawa-kawa, kava, cavacava
Nome binomial: Piper methysticum G. Forst
Nom inglês: kava kava
Nome francês: Kawa-kawa
Nome alemão: Kawa, kawa-kawa
Nome italiano: kawa

Família
Piperáceas

Constituintes
Kavapironas, flavonóides, kavalactones.

Partes utilizadas
Rizoma

Efeitos da Cava-cava
Ansiolítico, espasmolítico, calmante, anticonvulsivante, tranqüilizante, analgésico.

Indicações da Cava-cava
Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizado), estresse, distúrbios do sono, artrite, o desejo sexual feminino (o desejo aumenta por um efeito indireto, devido ao efeito ansiolítico da kava, de acordo com um estudo australiano publicado em 2013). Ler: Kava kava, eficaz contra a ansiedade

Efeitos secundários
Diversos efeitos secundários possíveis (diarréia, anorexia,...). Na compra de um medicamento, leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações
Gravidez, aleitamento, depressão, doenças no figado (hepatite, cirrose...). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações
Álcool, diferentes medicamentos que agem sobre o sistema nervoso (barbitúrico). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações
- Comprimidos de cava-cava

- Cápsulas de cava-cava

Onde cresce a cava-cava?
A cava-cava cresce nas ilhas no Pacífico.

Observações
- Planta muito utilizada e consumida na forma de um « leite » extraído do seu rizoma, em inúmeras ilhas do Pacífico, como a Vanatu. A cava-cava contribui bastante com a economia e com a vida social dessas ilhas do Pacífico.

- Um estudo australiano, da Universidade de Melbourne publicado em 2013, demonstrou a eficácia da kava-kava versus placebo. Os pesquisadores acreditam que esta é uma terapia eficaz para tratar a ansiedade crônica. No entanto, os cientistas australianos advertem que a kava-kava não é eficaz em todos os indivíduos, cada pessoa pode reagir de forma diferente a esta planta. Leia também: Kava kava, eficaz contra a ansiedade

fonte:http://www.criasaude.com.br/N2462/fitoterapia/cava-cava.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 1 de abril de 2014

Planta africana com formato sugestivo é considerada uma das mais esquisitas do mundo!

A Hydnora africana é uma espécie de planta "morta-viva", porque, às vezes, sem nem ao menos desconfiar que ela está lá, ela expele um odor horrível que contamina o lugar com facilidade. Claramente, não é uma planta comum. Ela é uma das poucas que possui uma superfície escamosa.


A H. africana é um parasita. Em grande parte do continente africano, elas se organizam em um emaranhado de raízes ligadas ao sistema radicular das plantas Euphorbia, que são mais auto-suficientes. Logo, a H. africana apenas suga os açúcares de seus canais condutores de seiva.

Ela é muito parecida com um fungo, na verdade. Depois de um longo período de crescimento lento, finalmente vemos os frutos do seu trabalho. Ela desabrocha em uma flor, bem parecida com um cogumelo. Além disso, a H. africana libera um odor terrível que fede a fezes.


A primeira coisa a entender é que, quando as flores começam a florescer elas desenvolvem três abas carnudas que são ligadas ao topo, enquanto os lados são conectados por fibras. Alguns besouros chegam a entrar na flor por essas fibras, mas é bem difícil saírem de novo. A flor possui pelos em seu interior que garantem que os besouros fiquem presos, mas apenas temporariamente. Seu cheiro atrai principalmente besouros de estrume.

Esses insetos são essenciais para a propagação dessa planta por meio da polinização. Ao saírem, os besouros carregam inevitavelmente o pólen consigo e o depositam em outra planta, gerando sua fertilização. Os besouros chegam até mesmo a se alimentar do pólen dessas flores, fazendo que ela gere cada vez mais pólen dentro de si.


Enquanto isso, os frutos se desenvolvem. Eles são pequenos, cheios de dezenas de milhares de sementes minúsculas e de gosto muito apreciado pelos animais. Praticamente, quase todos os tipos de mamíferos e aves da região se alimentam dessas sementes, e acabam espalhando-as por toda parte.

fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/3770-planta-africana-com-formato-sugestivo-e-considerada-uma-das-mais-esquisitas-do-mundo
por Priscila Nayade
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Amoras podem ser grandes aliadas da boa saúde. Conheça seus incríveis benefícios!


Lindas, macias, gostosas. As amoras muitas vezes passam despercebidas nas gôndolas dos mercados e feiras livres. Mais do que uma fruta comum, as amoras guardam uma verdadeira fonte de boa saúde.

Boa saúde digestiva
As amoras são riquíssimas em fibras. Uma comparação muito simples pode ser feita com o trigo, tão consumido por nós brasileiros. Um punhado (o suficiente para encher a mão) de amoras, contém cerca de 8 gramas de fibras. Isso equivale a mais que o dobro da quantidade que encontramos no trigo na mesma quantidade.

Sem as fibras não temos uma boa saúde digestiva. Elas são importantes para equilibrar o nosso peso, melhorar a saúde como um todo e contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol.

Processos de cura
Na composição química da amora, encontramos substâncias importantes, como os taninos. Os taninos são polifenóis encontrados em uma grande gama de frutos e plantas. Na natureza, sua função é reduzir o consumo da planta por herbívoros, já que sua presença causa a diminuição do paladar agradável na mastigação. Contribui também para reduzir ataques de pragas naturais.

Segundo a nutricionista da Prince Grace Hospital, em Londres, Sarah Wilson, os taninos foram muito usados no passado na medicina para agirem como constritores de vasos sanguíneos em cortes e ferimentos, sendo aplicados diretamente na pele.

Usos farmacológicos importantes para os taninos e seus derivados
Eles atuam como antídoto em alguns casos de intoxicação através de metais pesados e certos alcalóides. Possuem poder de adstringência, anti-séptico e antioxidade, e ainda melhorar casos de diarréia. Quando usado externamente, age como cicatrizante e hemostático, dentre outras funções.


Reforçar a imunidade
Estas pequenas frutinhas são riquíssimas em vitamina C. Suas funções no nosso corpo são inúmeras: importante no nosso sistema imunológico e para a saúde cardiovascular, contribuindo para a redução da pressão arterial. Uma das funções da vitamina C que podemos destacar é sua capacidade de melhorar a absorção do ferro pelo nosso organismo, quando ambos são ingeridos ao mesmo tempo.

Auxiliar no combate ao câncer
Pesquisadores descobriram que as antocianinas, um dos pigmentos encontrados nas amoras, podem ser eficientes antioxidantes. Ficou provado que estes pigmentos vegetais conseguem inibir o crescimento de algumas células tumorais. Nestes compostos fitoquímicos também foram encontrados moléculas chamadas de C3G, pertencentes ao grudo dos flavonóides, que também demonstraram ação de extermínio contra o câncer de pulmão e de pele.

Olhos
Nas amoras foi encontrada uma substânciaa chamadas de luteína, importante para proteger os olhos, especialmente numa área chamada mácula, um local dos nossos olhos situado atrás da retina, sendo bastante sensível à luz. A luteína também consegue prevenir danos causados por raios ultravioletas.

Ossos
Até mesmo nos ossos a amora consegue fornecer boa saúde. Pequenas quantidades do fruto já são suficientes para fornecer a metade do manganês que nós necessitamos diariamente. E qual a importância disto? O manganês ajuda a formação de tecido conjuntivo. Estes por sua vez são vitais para dar uma boa estrutura e sustentação para a correta formação dos ossos.

Divisão celular e gravidez
Nas amoras encontramos vitamina B9, também chamado de ácido fólico. Esta vitamina tem papel muito importante na divisão celular (mitose e meiose) e para um crescimento saudável. Centenas de cremes anti-rugas possuem ácido fólico, para auxiliar na estimulação de crescimento de novas células da epiderme.

Os ginecologistas recomendam que as mulheres grávidas comam alimentos ricos em ácido fólico para prevenir problemas na gestação como a espinha bífida, por exemplo.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/3773-amoras-podem-ser-grandes-aliadas-da-boa-saude-conheca-seus-incriveis-beneficios
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142