sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Receitas de suco natural


Se você é adepto da vida saudável e está sempre em busca de receitas naturais de sucos, tem que conhecer um dos sites parceiros do Receita Natural, que é especializado em sucos, vitaminas, chás, coquetéis e outras bebidas, o suco.net.br, o nosso Suco.
Lá vocês poderão encontrar sucos naturais para emagrecer, inúmeras receitas de sucos detox, sucos para secar a barriga, além de receita de suco natural tradicional como laranja, tomate e outros. Além de sucos que tratam da saúde, como suco para diabetes, suco para colesterol, suco para osteoporose, entre outros. Vocês terão também sucos naturais saudáveis para crianças e bebês. E além de todos os benefícios para a saúde, os sucos ainda são excelentes para se refrescar no calor e hidratar o corpo.

Para que vocês conheçam um pouco mais sobre o Suco, apresentaremos algumas receitas que você irá encontrar no blog.

Sucos que Curam
Frutas, verduras, hortaliças e outros ingredientes naturais possuem diversas propriedades medicinais. Estamos acostumados a ver isso o tempo todo aqui no Receita Natural. Por isso, algumas receitas de suco são recomendadas para combater problemas que surgem em nosso organismo. Basta combinar os ingredientes certos para ter os benefícios proporcionados pelos sucos. Veja abaixo alguns exemplos:

Suco para Reduzir o Colesterol: a bebida preparada com cenoura, maçã, gengibre e salsinha ajuda a regular os níveis de colesterol ruim no organismo e melhorar a circulação sanguínea;

Suco para Pressão Alta: essa receita, feita com maracujá, salsão, salsinha e alface, é ideal para quem sofre com a hipertensão.

Sucos Diferentes
Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de frutas e vegetais diariamente. Por esse motivo, os sucos são uma excelente forma de manter o corpo nutrido e hidratado. Quem está a procura de receitas diferentes, irá adorar essas combinações! É também uma excelente opção para que as crianças façam a ingestão de frutas e verduras, já que elas costumam ser mais difíceis para consumir esses alimentos.

Suco de Uva, Pera e Ameixa Preta: a combinação desses ingredientes é ótima para a saúde. A uva é rica em substâncias antioxidantes, a pera possui vitaminas e sais minerais e a ameixa, por sua vez, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino;

Suco de Abacaxi, Gengibre e Hortelã: além de ser delicioso, esse suco pode auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. O abacaxi e o gengibre têm propriedades anti-inflamatórias, enquanto a hortelã atua como expectorante.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Reduza o colesterol e a gordura abdominal tomando este chá

A receita do fitoterapeuta naturopata André Resende contém alcachofra, carqueja doce, pariparoba, sete sangrias, oliveira e chá branco

A utilização de plantas com propriedades terapêuticas é uma prática milenar. Desde tempos imemoriais, diversas civilizações ao redor do mundo usam as ervas para tratar uma série de condições de saúde.

Os chás preparados com plantas medicinais não devem ser consumidos apenas quando estivermos doentes, mas também como preventivo, fortalecendo o nosso organismo. Neste artigo, conheça uma receita de chá para tratar colesterol e gordura abdominal criada pelo fitoterapeuta naturopata, André Resende.

Chá para tratar colesterol e gordura abdominal
A receita de chá do fitoterapeuta contém alcachofra, carqueja doce, pariparoba, sete sangrias, oliveira e chá branco. Antes de conhecermos a receita, conheceremos os benefícios de cada um dos ingredientes deste remédio caseiro para colesterol e gordura abdominal.

Foto: depositphotos

Benefícios da alcachofra
A alcachofra contém grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de minerais como o cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio, sódio e zinco. Esta planta atua como tônico digestivo, diurético, estomáquico, reduz o mau colesterol e é eficaz no combate às gorduras. As folhas da alcachofra reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes.

Benefícios da carqueja doce
Graças à presença de uma substância denominada cinarina, a carqueja doce atua promovendo a redução do colesterol e como um hepatoprotetor. Esta planta também pode ser útil no tratamento de problema no baço, bexiga, estômago, má digestão, má circulação e diabetes. A carqueja doce também auxilia no processo de emagrecimento, pois contém propriedades diurética e desintoxicante.

Benefícios da pariparoba
Devido às suas propriedades medicinais, a pariparoba pode ser utilizada para tratar uma série de condições de saúde, incluindo doenças do fígado, inchaço, afecções das vias urinárias, afecções gástricas e hepáticas, úlceras, dentre outras.

Benefícios de sete sangrias
O chá de sete sangrias reduz os níveis de colesterol, trata eczemas, elimina o ácido úrico do organismo, abaixa a pressão alta, auxilia na limpeza do estômago e intestino, dentre outros benefícios.

Benefícios da oliveira
Graças às suas propriedades, a oliveira previne o envelhecimento precoce, estimula o metabolismo na eliminação de gordura, previne a pressão alta, desintoxica o organismo e alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse.

Benefícios do chá branco
Com vitaminas B, C e K, além de outras substâncias como cafeína, potássio, ácido fólico e antioxidantes, o chá branco ajuda a diminuir inchaços, reduz o colesterol ruim (LDL), combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
Receita do chá para colesterol e gordura abdominal

Confira a seguir a receita de chá do fitoterapeuta naturopata, André Resende:

Ingredientes
Um punhado de alcachofra;
Um punhado de carqueja doce;
Um punhado de pariparoba;
Um punhado de sete sangrias;
Um punhado de folhas de oliveira;
Chá branco.

Modo de preparo
Coloque as ervas em 1 litro de água fervente. Desligue o fogo, abafe por 20 minutos, coe e tome 1 xícara de chá, cinco vezes ao dia.

Por Débora Silva
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Aprenda a fazer um suco verde super nutritivo

Os alimentos verdes têm duas propriedades chamadas betacaroteno e luteína, ambas responsáveis por combater o envelhecimento precoce das células

A gente está acostumado a fazer e tomar suco de frutas, não é? Mas, na verdade existem bebidas super deliciosas que podem ser feitas com o que você tem na geladeira, como por exemplo, os legumes e folhas.

Eles são fontes poderosíssimas de nutrientes que ajudam o nosso organismo a ser livrar de inúmeras impurezas. A vantagem do uso dessas matérias-primas para fazer sucos é que, geralmente, elas têm menos açúcar do que as frutas, que muitas vezes não são recomendadas para pessoas com problemas de glicose do sangue.

Além disso, os alimentos verdes têm duas propriedades chamadas betacaroteno e luteína, ambas responsáveis por combater o envelhecimento precoce das células.

Foto: depositphotos

Pensando nisso, o fitoterapeuta naturopata, André Resende, que desenvolve inúmeras receitas naturais que fazem bem à saúde, criou uma receita de um suco verde. A base dela são ingredientes super fáceis de encontrar e o mais importante: nutritivos e baratos.

Vamos aprender a receita? Veja o que você vai precisar:

Talos de um maço de couve;
1 Limão, descascado e picado;
2 Rodelas de gengibre;
10 Folhas de Hortelã;
Adoçante e gelo a gosto;
1 Litro de água.

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes juntos, coe e tome bem gelado. Esses ingredientes foram cuidadosamente escolhidos de acordo com as propriedades de cada um. Abaixo vamos explicar os principais benefícios de cada matéria-prima utilizada e ensinada pelo fitoterapeuta.

Benefícios do couve
O couve possui cálcio, cobre, potássio, magnésio, ferro, fósforo e manganês. Além disso, tem vitaminas A, C, K e do complexo B. Ele é rico em ômega-3, poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce, o colesterol ruim e previne contra doenças do coração e da circulação.

Benefícios do limão
Um das vantagens do limão é que ele tem muitas fibras o que ajuda o intestino a livrar-se na prisão de ventre. Além disso, ele tem a capacidade de desintoxicar o organismo e proteger nossos órgãos de doenças e infecções. Ele é rico em vitamina C.

Benefícios do gengibre
O gengibre é um alimento termogênico que ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo. Ele é rico em antioxidante, previne inflamações e cuida do estômago e intestino.

Benefícios do hortelã
O hortelã serve, sobretudo, para acalmar os males do estômago. Ele combate náuseas e vômitos. Ele também tem uma propriedade de analgésico que ajuda gripes, resfriados e garganta inflamada.
Por Pollyana Batista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Propriedades do morango para emagrecer


Existem alimentos e plantas que possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para auxiliar no processo de perda de peso. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios que podem oferecer e conseguir eliminar o peso que desejamos. No artigo de você vai conhecer as propriedades de emagrecimento dos morangos e descobrir como incluí-los em sua dieta.

Benefícios dos morangos para perder peso. Os morangos são frutos com características próprias, que permitem ser consumidos dentro de uma dieta para emagrecer. Os morangos, cujo nome científico é Fragaria vesca contêm princípios ativos que ajudam a perder peso de forma natural. O morango pode ser consumido com diferentes fins dietoterápicos, como para reduzir o colesterol, triglicérides, tratar a constipação ou para perder peso.

Calorias e propriedades do morango:
No caso de ter que perder peso, o morango fornece benefícios para que isso aconteça de maneira natural. A tal ponto que foi desenvolvida uma dieta a base de morangos com esse objetivo.

Em todo caso, vamos te dizer quais são as propriedades dos morangos para emagrecer.

São baixos em calorias. Na verdade, o morango contém poucas calorias, apenas 34 a 35 por cada 100 gramas. Isso permite consumi-los em maior volume, fornecendo pouco valor calórico.
São ricos em fibras. Os morangos possuem fibras, a qual atua varrendo e depurando substâncias tóxicas e os resíduos do organismo.
Possuem antioxidantes. A ação antioxidante dos princípios ativos, como a vitamina C, E, minerais e antocianinas, reduzem a oxidação das gorduras evitando a formação de radicais livres.
Estimulam o metabolismo. Estes mesmos antioxidantes melhoram o metabolismo celular.
São diuréticos. Por seu conteúdo de potássio, se considera o morango um alimento diurético, reduzindo a retenção de líquidos.

O Morango engorda ou emagrece?

A partir desses benefícios, o morango pode ser incluído em uma dieta para emagrecer. Os morangos podem ser usados para elaborar diferentes preparações, como vitaminas, sucos, sobremesas, etc.

No entanto, lembre-se que a melhor forma de emagrecer é fazê-lo de maneira equilibrada e, lentamente, desta forma você evitará ganhar peso novamente.

Receitas com morango light:
Os morangos são deliciosos por si só, no entanto, se você quer incluí-lo em suas receitas de dieta, a seguir encontrará várias sugestões requintadas. Não perca!

Em compota. Compota de morangos? Sim! E você não sabe o quão rica é! Aproveite quando estiver na temporada e prepare esta deliciosa compota. Para lamber os dedos!

Ingredientes:
Meio quilo de morangos (se você quiser, pode substituir os morangos por um quilo de framboesas, mirtilos ou groselhas).
3 colheres de sopa de água.
75 gramas de adoçante stevia em pó.
1 vagem de baunilha.
3 ramos de hortelã.
1 pau de canela.

Preparação: Em uma panela grande coloque os morangos com a água, o adoçante, a canela e a baunilha; mexendo sempre com uma colher de pau. Uma vez que ferver, deixe em ebulição por 5 minutos (não se esqueça de mexer constantemente). Depois disso, deixe repousar e esfriar a temperatura ambiente.

Quando chegar a esta temperatura armazene na geladeira por até 2 dias; inclusive, se você quiser, pode armazená-la no congelador durante 3 meses.

Água detox de manjericão, pepino e morangos. As propriedades depurativas e desintoxicantes desta receita fazem da água de morangos um verdadeiro remédio de emagrecimento, que pode ser incluído na lista de alimentos em sua dieta diária.

Ingredientes:
4 cubos de gelo.
400 ml de água.
3 folhas de manjericão.
3 morangos.
5 rodelas de pepino.

Preparação: Em um copo grande coloque a água bem fria. Descasque um pepino e corte 5 rodelas finas. Pegue 3 morangos médios e corte-os ao meio. Lave algumas folhas de manjericão. Adicione todos os ingredientes ao copo com água e incorpore os cubos de gelo. Deixe repousar por 10 minutos. Pronto!

Salada com batatas. Sim, com batatas! Uma receita super original de salada, que se complementada com uma cebola, algumas folhas verdes e um toque de hortelã. Você não pode deixar de experimentá-la!

Ingredientes:
Uma batata média de cerca de 200 gramas.
150 gramas de morangos frescos.
Uma cebola vermelha pequena.
Algumas folhas verdes variadas (rúcula, espinafre, alface).
Um pouco de hortelã fresca picada.
Uma colher de sopa de vinagre balsâmico.
Uma colher de chá de azeite de oliva.
Sal e pimenta.

Preparação: Lave bem as batatas e cozinhe com a sua pele no vapor até que fiquem macias. Corte em cubos e deixe esfriar. A ideia é que estejam macias, mas que não desmanchem.

Corte os morangos em fatias e disponha-os em uma assadeira. Adicionado ali as folhas verdes frescas, macias e limpas, a cebola vermelha cortada finamente e um pouco de hortelã, que ficará muito bem tanto com morangos como com batatas.

Para temperar a salada, um pouco de sal, pimenta, vinagre balsâmico (vai bem com batatas, morangos e folhas) e também uma colher de chá de azeite de oliva será suficiente. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos na geladeira para que se assentem os sabores. Assim, já estará pronta esta deliciosa salada para ser desfrutada.

Sorvete de limão, morango e hortelã. Se você gosta de sorvete, não é de admirar que o de morango seja um dos seus favoritos. Esta versão com hortelã e limão é ideal para emagrecer, mas também é riquíssima. Você se anima a experimentá-lo?

Ingredientes:
2 limões cortados em oitos.
15 gramas de adoçante em pó ou meia colher de chá de estévia em pó ou 8 ml de adoçante líquido.
400 gramas de morango.
Um punhado de folhas de hortelã.
500 ml de água.

Preparação: Coloque os limões sem pele com o adoçante e a água e processe no liquidificador. Coe, descartando os restos de polpa e pele. Pressione bem o resíduo para obter o resto do suco que fica.

Do suco obtido subtraia duas colheres de sopa e reserve-as para depois. O restante tampe com filme plástico e guarde no congelador ou freezer por cerca de 5 horas ou até que esteja firme. Uma vez que o suco está congelado, quebre-o e despeje novamente no liquidificador e processe até conseguir uma consistência suave.

Coloque de volta no recipiente e leve ao congelador durante meia hora. Enquanto isso corte os morangos, pique as folhas de hortelã e adicione duas colheres de sopa de suco de limão. Adicione esta mistura junto ao suco de limão congelado. Novamente leve ao congelador e deixe por algumas horas até que esteja firme. Se você quiser, pode colocá-lo em moldes individuais.

Batido com leite de soja, morango e laranja. Nutritivo e saudável, este batido não pode faltar em sua dieta, então, não deixe de experimentá-lo. Nada mais reconfortante a qualquer hora do dia. Vai perder?

Ingredientes:
600 gramas de morangos limpos, sem cabo e cortados em pedaços.
320 ml de leite de soja com sabor de acordo com o seu gosto.
1 colher de sopa de gelatina sem sabor.
250 ml de suco de laranja natural.
Adoçante a gosto.
Folhas de hortelã.

Preparação: A elaboração é muito simples, você apenas deve colocar todos os ingredientes no copo do processador e bater até que todos os ingredientes estejam integrados.

Se você quiser, pode adicionar adoçante e uma folha de hortelã para dar um toque especial.

Batido de morango e linhaça. Por último, este batido que inclui linhaça pode ser uma excelente receita detox, que limpará o seu organismo de impurezas e toxinas acumuladas.

Ingredientes:
Uma xícara de morangos limpos.
Um copo de iogurte 0% do sabor que preferir.
Quatro colheres de sopa de semente de linho ou linhaça.

Preparação: Coloque a xícara de morangos bem limpos (sem seu abo verde) no copo de um liquidificador. Adicione ali o iogurte e as sementes de linho ou linhaça. Se você não gosta destas inteiras ou te causam constipação, você pode substituí-las por farinha ou o linho pré-moído.

Então, você apenas terá que processar este batido e consumir diariamente pela manhã, como café da manhã.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Chá de alfavaca – Conheça as propriedades desta erva

Foto: Reprodução

A alfavaca (ocimum americanum) é bem conhecida aqui no Brasil, provavelmente você não reconhece-a por este nome porque ela é popularmente chamada de manjericão, folha larga, manjerona ou alfavaca-de-vaqueiro. Seu uso mais comum atualmente é na culinária, mas também é usada na indústria de cosméticos e na medicina popular. O manjericão pode ser ótimo acompanhado de molhos e queijos numa pizza, porém, é na medicina popular que ele merece mais destaque, devido aos benefícios do seu chá.

Propriedades medicinais

A alfavaca é adstringente, antibacteriana, antidiarréica, antifúngica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antisséptica local, antiviral, carminativa, expectorante, hipoglicemiante e sedativa.

Benefícios da alfavaca

Pode ser usada no tratamento de problemas renais.
Ajuda na digestão, melhorando casos de má digestão.
Ajuda em casos de febre e/ou tosse, diminuindo ambas.
Atua aumentando a lactação.
Pode ser utilizada em problemas como câimbra do estômago.
Catarro, enxaqueca, gripe, náuseas e problemas na garganta são combatidos e evitados pelo chá.
Gases, gastrite e vômitos são amenizados.
Indicado para pessoas que têm muito estresse e/ou fadiga.
É bom para o tratamento da pneumonia, da bronquite e de doenças mentais.
Indicado para epilepsia, distúrbios do trato urinário, infecções cutâneas, micoses, prurido, conjuntivite e reumatismo.
Pode ser usado para tratar dor de ouvido.
Acaba com as aftas.

Como fazer o chá desta planta

Foto: Reprodução

Para preparar o delicioso chá de alfavaca, é bem simples, você irá precisar de:

– 2 colheres de sopa da planta (raízes, folhas, flores ou ramos).

– 1 litro de água fervente.


Coloque as 2 colheres de sopa na água, fazendo uma infusão por, no máximo, 10 minutos. Coar e adocicar são opcionais. É recomendável que seja bebido antes de dormir, ainda quente, pois é durante o sono que o nosso corpo se restabelece, dando uma forcinha às curas.
Alfavaca e o SUS

Existe um programa de fitoterapia no SUS (Sistema Único de Saúde), que inclui inúmeras plantas e ervas. Duas características da alfavaca fizeram com que ela também fosse incluída no tal programa: a primeira é o fato de que ela produz o ácido rosmarínico, que atua no organismo como adstringente, antioxidante, antimutagênico, antibacteriano, anti-inflamatório, e antiviral. A segunda é o fato de que a ação antibacteriana ganha reforço com os fenóis presentes nos óleos essenciais da planta, que têm ação contra bactérias de diversos gêneros.

Por Camila Albuquerque
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Conheça os maravilhosos benefícios do mastruz

O mastruz é uma erva medicinal, herbácea e seu nome científico é Chenopodium ambrosioides, nativa…

O mastruz é uma erva medicinal, herbácea e seu nome científico é Chenopodium ambrosioides, nativa da América Central do Sul, suas folhas possuem um tom de verde escuro e as flores têm um tom esbranquiçado. Seu cheiro é muito forte e desagradável e chega a crescer até 70 cm de altura. Conhecida também como erva de Santa Maria, lombrigueira, ou quenopódio. Essa planta pode ser encontrada em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Mastruz - Foto: Reprodução

Propriedades
O mastruz carrega consigo várias vitaminas, como A e C e principalmente do complexo B. Além disso, possui cálcio, ferro, fósforo, zinco e potássio. Consequentemente suas propriedades são vastas, ela é um ótimo cicatrizante de machucados, isso porque, suas folhas carregam uma grande quantidade de óleos essenciais. A planta também é antibacteriana e antiviral.

Benefícios
Podemos dizer que o uso dessa planta é versátil, auxilia tanto no tratamento da rouquidão, quanto câimbra e até problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser amenizadas com uma xícara de chá de mastruz, a vitamina C presente na planta auxilia no seu combate. Quem tem crises de rinite, asma, sinusite, também podem se beneficiar de seu uso imediato, com apenas uma xícara de chá, essa planta limpa o muco e o catarro.

Problemas de indigestão são bastante comuns, é tanta comida gostosa que fica difícil escolher ou até mesmo controlar a alimentação O mastruz também ajuda na indigestão e com problemas de gastrite. Quem sofre com flatulência também pode ser beneficiado com o seu uso.

Seu chá pode ser passado em machucados que já não estão sangrando, isso ajudará a acelerar a cicatrização e não deixará marcas do hematoma.

Outro modo diferente de usar essa planta é misturando seu chá com leite. É uma combinação poderosíssima para deixar seu corpo imune a parasitas e bactérias, embora não seja muito gostosa é recomendada para evitar problemas de saúde futuros.
Contraindicação

O chá dessa planta não é indicado para mulheres grávidas, pois é abortivo. Consumido por um período de tempo muito longo pode causar infertilidade. Além disso, a planta é para tratamentos imediatos e não é recomendado seu uso contínuo, ela causa náuseas. Não é recomendado para crianças. Antes de iniciar o tratamento com essa erva procure seu médico.
Como fazer chá de Mastruz?

Em uma chaleira com 500 ml de água fervente, coloque uma xícara de café de sementes de mastruz, deixe durante 10 minutos. Coe e adoce com mel ou açúcar a gosto.

Por Gihan Hodroj
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

5 Remédios caseiros para impotência sexual

O chá de alecrim, com chapéu de couro e catuaba ou o xarope natural preparado com mel, guaraná e ginseng são alguns exemplos de excelentes remédios caseiros e naturais que podem ser usado para tratar a impotência sexual masculina. Conheça as principais causas e como é feito o tratamento da impotência sexual clicando aqui.

Este problema surge geralmente em homens entre os 50 e os 80 anos de idade e a ansiedade, depressão ou a perda de libido e de desejo sexual são algumas das causas que levam ao surgimento da impotência. Conheça outras causas em Principais Causas da Impotência Sexual. Na maioria dos casos, o que geralmente acontece é que a ereção não acontece ou se acontece ela não é suficientemente rígida para permitir a penetração e uma relação sexual satisfatória. Aprenda a reconhecer se é impotência em Como Identificar se é Impotência Sexual. Assim, alguns remédios naturais incluem:

1. Chá de alecrim, com Chapéu de couro e Catuaba

Este chá é composto por plantas medicinais com propriedades afrodisíacas, que estimulam e a aumentam a líbido, e pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

100 gramas de Alecrim;
100 gramas de Chapéu-de-couro;
100 gramas de Catuaba.


Modo de Preparo:

Faça uma mistura com as ervas secas e prepare o chá usando 20 g da mistura. Para preparar o chá, em uma panela colocar 20 gramas da mistura e adicionar 1 litro de água fervente.
Tampar deixar repousar durante 15 minutos antes de servir.

Este chá deve ser bebido 4 vezes por dia durante 7 dias, respeitando sempre todas as quantidades referidas pois embora esta seja uma opção natural, estas plantas acabam sempre estimulam o organismo.

2. Chá com cascas de Marapuama

O chá com Marapuama melhora a circulação sanguínea e aumenta tanto o desejo sexual como a líbido, sendo por isso uma ótima opção para ajudar no tratamento da impotência sexual. Para preparar esse chá vai precisar de:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de cascas de Marapuama;
1 litro de água.


Modo de Preparo:

Colocar as cascas de Marapuama em uma panela com 1 litro de água e deixar ferver durante 20 minutos.
Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante aproximadamente 30 minutos ate amornar e coar antes de servir.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, todos os dias até querer ou até que sejam verificadas melhoras.

3. Chá de Tribulus terrestris

Este chá possuí propriedades que aumentam a produção de testosterona, sendo por isso muito utilizado no no tratamento de impotência e além disso aumenta o desejo e apetite sexual. Para preparar este chá precisa de:

Ingredientes:

2 colheres de chá de folhas secas de Tribulus terrestris;
500 ml de água fervente.

Tribulus Terrestris para aumentar o apetite sexualTribulus Terrestris para aumentar o apetite sexual

Modo de Preparo:

Em uma xícara colocar as folhas secas e adicionar os 500 ml de água fervente, deixando repousar durante 10 minutos.
Coar sempre antes de beber.

Este chá deve ser bebido 2 vezes por dia, todos os dias até querer ou até que sejam verificadas melhoras.

4. Chá de raízes de Catuaba

Esta planta medicinal é ótima para aumentar a líbido, melhorando o desempenho sexual masculino. Para preparar esse chá precisa de:

Ingredientes:

40 gramas de raízes de Catuaba;
750 ml de água.

Catuaba para melhorar a libido e o desempenho sexualCatuaba para melhorar a libido e o desempenho sexual

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque a água e quando estiver fervendo adicione as raizes da planta e deixe ferver durante 10 minutos.
Retirar do fogo, tampar e deixar repousar durante 15 minutos, coando sempre antes de beber.

Este chá deve ser tomado 3 vezes por dia, todos os dias até querer ou até que sinta melhoras.

5. Xarope caseiro com Mel, Guaraná e Ginseng

Este xarope caseiro possuí propriedades energéticas, estimulantes e fortificantes que ajudam a ter mais disposição durante a relação sexual, além de melhorar a circulação sanguínea o que potencia a ereção pênis. Para preparar este xarope precisa de:

Ingredientes:

1 xícara e meia de mel de abelhas;
1 colher de guaraná em pó;
1 colher de folhas de hortelã;
1 colher de ginseng em pó.


Modo de Preparo:

Em um recipiente de vidro escurecido com tampa adicione todos os ingredientes e misture bem com uma colher até obter uma mistura homogênea.

Deve tomar 1 colher de sopa desse xarope todas as manhãs, sempre que quiser ou sentir necessidade. Este xarope é no entanto contraindicado para hipertensos, gestantes, diabéticos e durante o período de amamentação.

Além das opções naturais referidas, existem Sucos com propriedades afrodisíacas e outras plantas medicinais como a Yohimbe, que podem ser usadas no tratamento deste problema. Conheça outras opções em Chás e Plantas Medicinais para a Impotência Sexual e veja como adequar a alimentação com alimentos afrodisíacos no vídeo a seguir.



A impotência sexual pode ser tratada com remédios como viagra ou Cialis, terapia de reposição com hormônios ou com uso de aparelhos de vácuo, podendo em casos mais graves recomendada a implantação de próteses no pênis. Veja que remédios podem ser receitados pelo médico em Remédio para impotência sexual. Além disso, em alguns casos o aconselhamento com um psicologo ou psiquiatra e a realização de terapia de casal e psicoterapia são também muito importantes, pois ajudam tratar outros problemas, medos e inseguranças que possam existir.

por Tatiana Zanin - Nutricionista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Remédio caseiro para corrimento vaginal

O corrimento vaginal pode ser tratado naturalmente com o uso do chá de folhas de goiabeira e através da alimentação adequada, pois isso ajuda a flora vaginal a voltar ao normal. No entanto, caso o corrimento persista mesmo após 3 dias de tratamento caseiro, é aconselhado ir ao ginecologista. Além disso, é importante saber o que pode significar cada tipo de corrimento, saiba mais em Saiba o que quer dizer cada cor de Corrimento Vaginal.

Durante o tratamento caseiro para corrimento vaginal, deve-se usar camisinha em todas as relações sexuais para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Veja o que fazer se teve relação sexual sem camisinha.

Chá de goiabeira para corrimento vaginal

Um ótimo remédio caseiro para acabar com o corrimento vaginal do tipo amarelo-esverdeado e com mau cheiro, ou corrimento branco tipo leite coalhado, são as folhas de goiabeira (Psidium guajava L.).

Ingredientes
30 g de folhas de goiabeira
1 litro de água

Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.

O banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações.

Chá de goiabeira e vassourinha-doce

Ingredientes
1 punhado de folhas de goiabeira
1 punhado de folhas de vassourinha-doce
2 copos de água

Modo de preparo
Colocar as folhas de goiabeira e de vassourinha-doce em um recipiente e adicionar água fervida. Tampar, deixar esfriar e coar.

Fazer a higiene íntima normalmente e, quando acabar, lavar o local com a infusão durante alguns minutos. Secar com um pano limpo e macio. Deve-se repetir a lavagem todos os dias antes de ir deitar durante 1 semana.
Alimentação para combater o corrimento vaginal

Além do uso do banho de assento, a alimentação pode ajudar no tratamento do corrimento. Deve-se investir em uma alimentação natural, à base de frutas, legumes e verduras, evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Os alimentos mais indicados para complementar o tratamento são:

Iogurte natural
Chicória, couve
Limão, melão, romã

Esse tipo de alimentação altera o pH sanguíneo e da região íntima feminina, facilitando o reequilíbrio da flora bacteriana da região. Porém, se o corrimento persistir por mais de 3 dias, mesmo com os tratamentos caseiros, recomenda-se uma consulta médica.

por Dra. Sheila Sedicias - Ginecologista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Xarope de abacaxi com gengibre


Os xaropes caseiros são ótimas opções naturais para quem precisa aliviar problemas como a tosse, o catarro no peito, resfriados, congestão nasal e outros. Esta receita combina dois ingredientes muitos bons. O gengibre fortalece as defesas do organismo e o abacaxi é expectorante. Assim, a junção de ambos faz com que o xarope seja bastante eficaz para combater os problemas respiratórios.

Ingredientes
Para fazer o xarope, você vai precisar de:
Abacaxi e Gengibre

Combinação muito saudável
1 xícara (chá) de água filtrada
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de abacaxi picado
1/4 de xícara (chá) de gengibre ralado

Modo de preparo
Junte a água e o açúcar mascavo em uma panela e leve para cozinhar até engrossar. Depois adicione os demais ingrediente e mantenha cozinhando em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Desligue, espere esfriar e triture no liquidificador. Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira.

Posologia (Como usar o xarope)
Tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia, ao aparecerem os primeiros sintomas de tosse, catarro, congestão nasal, resfriados. O ideal é que se tome uma colher ao acordar, outra no meio da tarde e a última antes de dormir.

Precauções
Por conter açúcar, o xarope não deve ser consumido por diabéticos. Nesses casos, o ideal é preparar somente o chá com o gengibre e o abacaxi e consumir morno ou quente.

Se os sintomas persistirem, procure um médico para que seja receitado outro medicamento. Como os ingredientes são naturais, é muito raro ocorrer alguma reação depois do uso do xarope, mas em alguns casos isolados pode ocorrer algum tipo de irritação devido alguma alergia a um dos componentes. Nesse caso, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.

Propriedades do gengibre
Já falamos várias vezes sobre as diversas propriedades dessa raiz. Por ser uma planta termogênica, o gengibre aquece o corpo, ajudando a eliminar os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o gengibre ajuda a fortalecer a defesa do organismo.

Para quem deseja emagrecer, o gengibre é um ótimo aliado.

Propriedades do abacaxi
Essa fruta é excelente para tratar gripes, resfriados, tosse e catarro no peito, pois tem propriedades expectorantes. Ele também reforça as defesas do organismo, pois contém vitamina C. Isso faz com que as doenças respiratórias sejam evitadas, até mesmo a asma e bronquite podem ser prevenidas pelo uso diário do abacaxi.

A fruta também pode ser utilizada para aliviar dores de garganta, principalmente em forma de xarope, como ensinado acima.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Beladona: Todos os benefícios para emagrecer desta planta

As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza, culinária ou inclusive para auxiliar na perda de peso. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios, propriedades e contraindicações do uso da beladona, assim como suas propriedades para emagrecer e como utilizá-la tirando o máximo proveito dos seus benefícios e propriedades.

Beladona: uma planta diurética, sedativa e anti-inflamatória

A beladona é uma planta relacionada historicamente à bruxaria, de acordo com a tradição de muitos países europeus. Também foi usada no antigo Egito e até está vinculada a alquimia. De acordo com diversas fontes seu nome deriva do uso pelas mulheres romanas (bela dona significa mulher bonita) de uma infusão das folhas desta planta para melhorar a aparência da sua pele e clareá-la, para seguir os padrões de beleza da época. Conheça um pouco mais sobre esta lendária planta e aproveite todos os seus benefícios.

Originalmente a beladona não era apenas uma planta para melhorar a aparência da pele, mas também era amplamente utilizada para dilatar as pupilas, a fim de embelezar o olhar. No entanto, os usos desta planta foram variando, suas bagas, também têm sido usadas para aliviar vários tipos de dores, como as menstruais, de cabeça e outras.

Atualmente, continua sendo usada na medicina tradicional para tratar problemas nos olhos, tosse, alergias e Parkinson.

Princípio Ativo da Beladona:
Seu princípio ativo foi descoberto por Mein em 1831. Mediante diferentes estudos conseguiu isolar a atropina e em menor medida a escopolamina (que pode resultar altamente tóxica em doses elevadas). Ambas se encontram principalmente nos frutos e na raiz de beladona, embora as folhas também sejam amplamente utilizadas.

A beladona é amplamente utilizada na medicina homeopática para o tratamento de convulsões, cãibras, gota e úlceras.

Propriedades gerais da Beladona:
Embora a beladona não seja 100% reconhecida pela medicina tradicional, pouco a pouco vai sendo aceita e incorporada por diferentes profissionais, principalmente aproveitam seus extratos. No entanto a medicina popular e a homeopática têm sabido aproveitá-la e respeitá-la como um medicamento natural e eficaz, embora com algumas contraindicações.

Controla a Acidez. Devido à sua ação sobre o sistema digestivo é um remédio natural para tratar a azia. Também ajuda a reduzir a inflamação do estômago e aliviar a dor relacionada com este incômodo.

Reduz a dor. Graças ao seu potente poder analgésico a beladona é bom para aliviar dores de estômago, dores de cabeça, menstruais e úlceras estomacais. Também é usada para aliviar hemorroidas, artrite, tosse e resfriado.

Melhora a asma. Alguns especialistas em medicina alternativa asseguram que a beladona contém propriedades que ajudam a aliviar a asma, no entanto não há suficiente evidência científica para garantir. Algo semelhante acontece com as convulsões e a epilepsia. Além disso, cabe esclarecer que existem remédios eficazes para tratar estes problemas e devem ser seguidos por um médico.

Propriedades da Beladona Para Emagrecer:
Ao ser um poderoso anti-inflamatório e agir como diurético a beladona é uma planta recomendada para perder peso, tanto é assim que até se chama de “a planta mágica”. Mas vejamos um pouco mais sobre estes benefícios que a convertem em um remédio natural para emagrecer.

Age como diurético. Tradicionalmente tem sido usada para aliviar intoxicações, devido ao seu poder depurativo e diurético. Também atua como um analgésico leve, por isso é ideal para aliviar o desconforto digestivo e outras dores.

É um poderoso anti-inflamatório. Alguns cremes incorporam alguns componentes da beladona por suas propriedades anti-inflamatórias, embora também possa ser encontrada em gotas homeopáticas e outros remédios naturais de consumo interno.

Atua como sedativo. Em pequenas doses a beladona é um sedativo leve bastante seguro, ideal para acalmar os nervos e conciliar o sono. Também pode te ajudar a controlar a respiração para relaxar e praticar a meditação.

Sem esquecer que esta planta também coloca para trabalhar o seu intestino, por isso ajuda a limpar o seu organismo de impurezas e de matéria fecal que produzem inflamação e, portanto, fazem parecer que você está mais gordo do que realmente está.

Por último suas propriedades sedativas também colaboram na perda de peso, já que ajudam a reduzir a ansiedade e conciliar o sono. Não se esqueça de que comer durante a noite pode causar ganho de peso rapidamente, já que a denominada “síndrome do comer noturno” faz com que você escolha alimentos calóricos e fora da dieta, além de não realizar corretamente a digestão.

Contraindicações da Beladona:
Usar beladona não é 100%, devido ao potencial poder tóxico que têm seus componentes escopolamina e atropina. Além disso, sua toxicidade é mais perigosa quando encontrada de forma silvestre, suas bagas são tentadoras por sua bela cor e não é difícil de ser tentado a experimentar.

Você deve sempre usar esta planta sob prescrição e com acompanhamento médico, já que um uso indevido pode causar graves efeitos secundários. Alguns deles são: ressecamento da boca e pele, visão turva, batimento cardíaco acelerado, alucinações, constipação, convulsões, e no pior dos casos um coma.

Você nunca deve usar se estiver grávida ou durante a amamentação, tampouco deve ser administrada a pessoas com síndrome de Down, com transtornos psiquiátricos, com insuficiência cardíaca e nunca deve ser consumida por crianças.

O Que Fazer em Caso de Intoxicação
Primeiro você deve ir rapidamente para uma sala de emergência. Existem alguns truques para limpar o seu corpo desta planta tóxica, mas não são totalmente seguros. Primeiro você deve vomitar para eliminar rapidamente a beladona do seu organismo. Em seguida, beber chá ou café para neutralizar a toxicidade. Você também pode usar compressa e duchas frias para aliviar o desconforto.

Como Usar Beladona
Tradicionalmente é preparada uma espécie de infusão ou decocção das bagas e da raiz para usar suas propriedades, embora atualmente também seja possível encontrá-la em diferentes apresentações mais seguras. Você pode encontrar beladona em gotas oftálmicas ou de administração oral, tinturas, cápsulas e comprimidos.

Não é recomendável preparar remédios caseiros a base de beladona, mas a forma mais tradicional de prepará-la é cozinhar de 5 a 15 gramas de raízes e bagas (a quantidade depende do peso e da idade da pessoa) por cada litro de água.

Embora seus benefícios possam chamar bastante à atenção, a beladona não oferece nada que outras plantas não tenham, por isso, é melhor optar por opções mais seguras e com propriedades comprovadas cientificamente.

Outras Plantas Com Propriedades Semelhantes

Se você prefere optar por plantas mais confiáveis e sem efeitos secundários não hesite em experimentar alguma destas.

Salsa e pepino. Se você sofre de retenção de líquidos experimente esta combinação com ingredientes simples, ao alcance do bolso com algumas poderosas propriedades diuréticas.

Cenoura e maçã. Se o seu problema é a azia um suco de cenoura e maçã é ideal para aliviá-la. Você apenas deve descascá-las, cortá-las em pedaços e processá-las com um pouco de água.

Maracujá e tília. Você tem problemas para dormir ou está estressado? Coloque uma colher de maracujá e uma de tília em meio litro de água fervendo, coe e beba, você pode misturar com suco de laranja ou maracujá.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Pequi..Amar ou não o seu sabor.


O lema do pequi é amar ou odiar o sabor dele,mas as propriedades nutricionais dele são sensacionais.
Eu adoro,com arroz,frango,carne e mesmo bem refogadinho com o caldinho para comer com o arroz.

Sobre o pequi
Pequi ou Souari Nut (Caryocar brasiliense) é uma fruta brasileira, de cor amarela, e tem um cheiro e sabor forte. Fruto de Pequi é uma refeição muito popular em Goiás e Minas Gerais, e pode ser comido sozinho ou com outros alimentos.

Pequi tem sido usado por brasileiros como um adicional nutritivo durante anos na preparação de alimentos e às bebidas de sabor, ou simplesmente comido cru como um lanche. O óleo de Pequi, o qual é extraído do fruto, também é utilizada como um óleo de cozinha O Pequi com arroz e frango é especialmente popular. Um óleo extraído das sementes de pequi também é utilizado como um óleo comestível.

O pequi é habitualmente consumida pela população na zona de Cerrado e está profundamente enraizado na cultura e culinária regional. Para os mineiros, os habitantes do Cerrado de Minas Gerais, o pequi não pertence a ninguém, porque ele pertence a todos.

História do pequi
O pequi ocupa um papel importante na cultura dos povos indígenas da região do Cerrado do Brasil. Como a semente leva um longo tempo para germinar, a colheita tem de ser feito de forma sustentável, com árvores de substituição cuidadosamente plantadas para manter o fornecimento.

Por isso, eles mantêm o seu direito ancestral para levá-lo onde quer que seja, em terrenos públicos ou privados, cercado na terra ou a terra não protegida, etc, onde quer que seja, o pequi sempre foi
“acessível” à sociedade regional. Desde os anos sessenta, devido à exploração madeireira e instalação em larga escala de plantações de eucalipto, o pequi e tudo o que ele representa estão sob uma ameaça séria.


1. Protege o coração
Pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.

Oléico, linoléico e ácido esteárico são encontrados no fruto, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

2. Fonte de potássio
A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

3. Compostos anti-inflamatórios
Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

4. Fonte de vitamina A
O pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenóides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

5. Óleo essencial
óleo essencial de Pequi pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

Consumir pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

6. Fonte de fibras
A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia. Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

7. Remédio natural para asma
Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

Fonte de pesquisa:http://formasaudavel.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Chá antigripal

Quase todo mundo conhece pelo menos uma receitinha caseira para manter a gripe afastada. O que pouca gente sabe é que, na verdade, nenhum remédio, caseiro ou industrializado, é capaz de acabar de vez com esse vírus. 

Se o nosso organismo está mais fraco, a influenza acaba levando a melhor. 

No entanto, quando as defesas naturais do corpo estão fortalecidas, fica bem mais difícil que a gripe ou o resfriado nos atinja. Assim, é possível recorrer aos ingredientes naturais para reforçar o sistema imunológico, evitando que os microrganismos tragam doenças. Veja a receita do chá antigripal!

Chá Para Gripe
Você vai precisar de:
1 ½ xícara de água
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre picado
suco de 1 limão
5 cravos
2 paus de canela
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:
Em uma panela ou caneco, junte a água, o gengibre, a canela, o cravo e o alho. Leve para o fogo e mantenha cozinhando por 5 minutos depois que levantar fervura. Desligue, espere amornar e coe. Sirva com mel e o suco de limão.

Posologia (como usar o chá)
Tomar 1 ou 2 xícaras do chá diariamente, sobretudo durante o inverno. Além de fortalecer as defesas, o chá também ajuda a esquentar o corpo.

Aliás, esse é um dos motivos porque o chá funciona bem. Esses ingredientes são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura do corpo, ajudando a evitar que o vírus da gripe tome conta do seu organismo. É importante manter o corpo bem aquecido em dias frios, pois o corpo frio ajuda o vírus a se manifestar, causando a gripe.

Esse chá é ideal até para quem não é muito fã da bebida quente, pois tem um sabor agradável. Muitas pessoas não tomam chás porque normalmente são feitos com folhas ou ervas amargas, o que não acontece com esse chá.

Cuidados
A canela pode ser abortiva, dependendo da quantidade, ainda mais depois de aquecida. Por isso, o chá deve ser evitado por gestantes. Só tome o antigripal se tiver certeza de que não há nenhuma possibilidade de uma gravidez.

Tenha cuidado também ao dar o chá para crianças menores de 1 ano de idade. Nesse caso, o chá não deve conter mel, pois o mel pode conter uma bactéria que não é digerida pelo organismo de crianças menores de 1 ano, podendo causar uma séria doença, o botulismo.

Propriedades dos Ingredientes
Os ingredientes desse chá possuem diversas propriedades que evitam a gripe. O alho é um excelente anti-inflamatório natural. O gengibre, o cravo e a canela, são termogênicos, por isso são responsáveis por aquecer o corpo, deixando-o mais resistente à gripe e ao resfriado. O limão é fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. E o mel contém inibina, que nada mais é que um excelente bactericida, além de anticéptico. Isso significa que ele ajuda a eliminar as bactérias do organismo.

Como já foi dito, é importante tomar o chá antes que a gripe apareça. Ele vai deixar o organismo mais resistente, evitando o aparecimento do vírus.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.