sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Quiabo


A vitamina C contida no quiabo não é aproveitada pelo organismo porque se perde no cozimento. No entanto, essa hortaliça é rica em vitamina A, boa para a pele, mucosas em geral e para a vista.
Por conter vitaminas que fazem parte do Complexo B, o quiabo ajuda no processo de crescimento. E seus sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Ferro e Cobre ajudam na formação dos ossos, dentes, sangue, além de fornecerem energia para o corpo todo.
Altamente nutritivo, pode ser preparado de várias formas: em sopas, refogados, fritos, em saladas ou enriquecendo qualquer prato.
Na hora de comprar o quiabo, procure escolher os tenros, bem cheios e firmes. Quando ele está bom para consumo, sua ponta se quebra com facilidade e sua cor é verde-clara.
O quiabo tem uma goma viscosa, pouco apreciada. Para evitar que ela se desprenda, recomenda-se pingar algumas gotas de limão ou vinagre enquanto estiver cozinhando.

Com baixo teor calórico , o quiabo é de fácil digestão, sendo recomendado para pessoas de aparelho digestivo delicado. Por esse motivo, ele é eficaz contra infecções dos intestinos, da bexiga e dos rins.
Seu período de safra vai de janeiro a maio.
Cem gramas fornecem 36 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário