sábado, 8 de março de 2008

Erva medicinal combate tumor em laboratório

No futuro, o extrato de uma planta medicinal chinesa chamada Shan Dou Gen poderá ser usado no tratamento de leucemia e de outros tipos de câncer, sugeriram resultados de pesquisas desenvolvidas em laboratório. O extrato, que se chama soforanona, é um composto flavonóide presente na raiz da Sophora subprostrata, planta geralmente usada como antídoto e analgésico. Com reconhecida atividade anticâncer, os flavonóides são substâncias químicas encontradas em frutas e legumes.

"A soforanona apresenta a mais intensa atividade indutora de morte celular já vista entre os flavonóides", disse Kazuyasu Nakaya, da Universidade Showa, em Tóquio. "Existe a possibilidade de, a partir da soforanona e de seus derivados, sermos capazes de preparar drogas efetivas para combater e prevenir o câncer", acrescentou o pesquisador.

A morte celular programada - apoptose - é uma das formas pela qual o corpo evita o desenvolvimento do câncer. Os mecanismos existentes em uma célula anormal podem detectar as anomalias e induzir a célula a "cometer suicídio" antes que comece a se dividir e dê origem a um tumor. Em experimentos feitos em laboratório, a equipe de Nakaya observou que o extrato da raiz da "Sophora subprostrata" Chun et T. Chen provocou apoptose em células de leucemia humana. Esse extrato foi identificado posteriormente como soforanona, informaram os pesquisadores na edição de 20 de junho do International Journal of Cancer.

Baixas concentrações do composto pareceram impedir o crescimento de células de leucemia humana e de vários outros tipos de tumores sólidos, indicou o estudo. O composto foi particularmente efetivo contra o câncer de estômago, observaram os cientistas. A porcentagem de células "programadas para morrer" cresceu proporcionalmente ao aumento da concentração do extrato, indicou o trabalho. "Se uma grande empresa farmacêutica nos apoiar, essa substância será usada como uma droga para prevenir e combater o câncer em dez anos", disse Nakaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário