sexta-feira, 7 de março de 2008

Urtigas

urtica dioicaDesignação Latina: Urtica dioica

Família Botânica: Urticáceas
Partes Usadas: Toda a planta
Indicações: Diarreia, perturbações circulatórias, anemias e gota
Contra-indicações:
poderão existir reacções alergicas.

Ao encostarmos a mão numa folha de Urtiga, sentimos que estamos a ser queimados. Esta sensação de dor, ardor e irritação é muito semelhante àquela produzida pela água viva ou por outros animais, que produzem esses mesmos sintomas. Urtiga é uma planta famosa por deixar a pele irritada e com coceira ao contato.

Espécie de plantas (gênero Urtica, família URTICACEAE) cujas raizes têm sido utilizadas no tratamento da hiperplasia prostática . Depois que a propriedade urticante é eliminada por um rápido aquecimento as folhas são comestíveis.

A Urtica dioica apresenta flores verdes muito pequenas e a estrutura reprodutiva dessa planta consiste de pequenos filamentos cobertos de pequeníssimas estruturas verdes, menores que a cabeça de um alfinete, distribuídos por estes filamentos. A vida floral da Urtica é contida pelo elemento rítmico, pelas folhas. O vegetal recolhe aquela astralidade floral em suas folhas, realizando um processo de contenção daquela astralidade dissolvente através do elemento rítmico, através de suas folhas.

A Urtica possui Histamina que é um composto nitrogenado que produz inflamação-calor, dor, rubor e turgor - agindo portanto no sentido dissolvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário