CATINGUEIRA
(leguminosa) Caesalpinia pyramidalis Tul. – É uma arvoreta com até 4 m de altura. Folhas bipinadas com 5-11 folíolos, sésseis, alternos, obtusos, oblongos. Flores amarelas dispostas em racemos pouco maiores ou tão longos quanto as folhas. Vagem achatada de cor escura. Madeira para lenha, carvão e estacas. É uma das plantas sertanejas cujas gemas brotam às primeiras manifestações de umidade anunciadoras do período das chuvas. Então o gado procura as suas folhinhas com avidez, para pouco depois desprezá-las devido ao cheiro desagradável que adquirem ao crescer. As folhas, as flores e a casca são usadas no tratamento das infeções catarrais e nas diarréias e disenterias. É uma planta característica das catingas.
Parabéns pela pesquisa. Gostaria que colocassem foto a cores dessa leguminosa. Gostaria de saber se ela realmente pode ser utilizada, em forma de pó para combater alcoolismo e onde pode ser encontrada para compra em São Paulo - capital.
ResponderExcluirgrato.
Parabéns pela pesquisa. Gostaria que fosse feito uma pesquisa quanto ao uso das folhas adultas no combate ao gogo de caroço e o combate a pichilingas, pois a minha família usa as folhas pra combater essas duas pragas em galinhas caipiras ensinamentos que continuo usando e ensinando para meus filhos. Gostaria de poder utilizar esse recurso, em forma de pó para combater alcoolismo e onde poder ver esse recurso sendo usado por outras pessoas.
ResponderExcluirGrata.
Raimunda Maria Alves - Ceará