terça-feira, 1 de julho de 2008

NOZ-DE-COLA


Cola nitida – Ventenat

PARTES USADAS: Semente (PÓ)


DESCRIÇÃO: A noz-de-cola é o fruto das plantas pertencentes ao género Cole da subfamília Sterculioideae (Malvales). As variedades mais comuns são obtidas de várias árvores do oeste da África ou da Indonésia, como Cola nitida ou Cola vera e a Cola acuminata. O grupo contém um total de 125 espécies.
Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a noz de cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes é usada cerimonialmente ou dada para convidados. Também é chamada pelos nomes de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi, orobó e orobô.

INDICAÇÃO: As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorizante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarréica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, sobretudo nas perturbações funcionais do coração, debilidade física, mental e sexual, estimulante, melancolia, depressão.

COMO FAZER/BEBER: Uma colher de chá de pó misturada com café, chá, ou chocolate quente, dá-te um pouco mais de vitalidade. Para um verdadeiro impulso energético tomar 2 colheres de chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário