Fonte:Equipe Bem Estar
A utilização do gengibre na culinária tem origem bem antiga. Já era conhecido e usado pelos chineses no século VI a.C...
A utilização do gengibre na culinária tem origem bem antiga. Já era conhecido e usado pelos chineses no século VI a.C e foi levado para o Ocidente pelos comerciantes árabes já no século I.O alimento se tornou popular e já aparecia até em livros de culinária da corte real inglesa por volta de 1400.
De sabor picante, intenso e perfumado, o gengibre excita a mucosa bucal, aumenta a salivação, reforça a secreção da enzima amilase que atua na digestão dos amidos, estimula os movimentos intestinais, favorece a irrigação sanguínea na boca e tem a propriedade de combater os sintomas do enjôo.
Estudos mostram que o gengibre também pode ser usado como uma espécie de chá, no combate às constipações, secreções do nariz e rouquidão. Basta ferver 2 fatias de raiz fresca de gengibre, durante 10 minutos. Pode-se adicionar mel para adoçar. Outras pesquisas, revelam que mais de 75% das pessoas que sofriam de artrite reumatóide, apresentaram uma melhora das dores e do inchaço quando ingeriram gengibre em pó.
Além das virtudes medicinais, o gengibre é muito utilizado como condimento na cozinha. É notadamente usado na culinária japonesa, como acompanhamento para os tradicionais sushis e sashimis.
Por Marco de Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário