sábado, 26 de setembro de 2009

Prepare suco fortificante que ajuda a prevenir tumores


26/09/2009 - 06h30


da Folha Online

O livro "100 Receitas de Saúde - Sucos e Vitaminas", da Publifolha traz uma receita de vitamina de tofu e abacate com leite de soja.

O suco fortifica o organismo e os fitoestrógenos presentes no tofu podem ajudar a prevenir tumores associados ao estrógeno, como o câncer de mama. O abacate contém carotenóides e vitamina E, que ajudam a inibir o crescimento do câncer de próstata. A genisteína, um isoflavonóide presente na soja, pode ajudar a inibir o crescimento de tumores pequenos. E a semente de abóbora tem alto teor de zinco, que acelera a cura e desempenha um papel importante na prevenção de infecções.


Vitamina de tofu e abacate com leite de soja


Ingredientes

- 400 g de tofu macio
- 1 abacate
- 100 ml/½ xícara de leite de soja
- 1 colher (sopa) de sementes de abóbora

Modo de Preparo

Bata o tofu, o abacate e o leite de soja no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Despeje num copo, jogue as sementes de abóbora por cima e beba imediatamente.

Rendimento

Todas as receitas do livro rendem aproximadamente duas porções, embora o rendimento possa variar em função do tamanho dos ingredientes e de seu teor de água.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

10 alimentos para turbinar a dieta




Fonte: M de Mulher

Sabia que existem alimentos capazes de afinar a silhueta? Confira esta seleção elaborada com a ajuda da nutricionista Flávia Vincentini, da Casa Movimento, em São Paulo

Farinha de banana verde
A banana é uma poderosíssima combatente à barriguinha quando ainda está verde e bem durinha! O benefício é tanto que nutricionistas funcionais criaram um purê, conhecido como biomassa. Essa substância, feita do amido da fruta, retarda a digestão dos alimentos e ajuda a controlar a fome. O amido chega até o intestino e lá, alimenta bactérias do bem. O intestino fica mais saudável e absorve com mais facilidade o cálcio, o magnésio e o zinco, minerais que fazem o metabolismo trabalhar mais. A farinha é vendida pronta, geralmente em casa de produtos naturais. Misture duas colheres (sopa) da farinha com um copo de água e tome 30 minutos antes das refeições.

Quinua
A quinua é um grão rico em uma proteína semelhante à da carne, com altos níveis de lisina e metionina, dois aminoácidos importantes para o crescimento e regeneração dos tecidos. É fonte de vitaminas A, B6, B1 e tem boas doses de vitaminas E e C. Também é rica em certos minerais, como ferro (previne a anemia), fósforo e cálcio (bom para ossos e dentes). Hoje em dia, é conhecida como o alimento mais completo que existe.
Clorofila
A clorofila não é rica em nutrientes, mas faz um bem danado para o seu corpo quando o assunto é desintoxicação. Ela atua sobre as glândulas endócrinas, evitando tumores linfáticos, enriquecendo o sangue e liberando as artérias entupidas. As maiores fontes desta substância são as hortaliças de folhas verdes.

Semente de abóbora
A semente de abóbora é rica em fitoestrógeno, nutriente importante para proteger o organismo de doenças cardiovasculatres e previnir o câncer. Também auxilia na redução dos sintomas da menopausa, do colesterol e da TPM. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular graças à concentração de vitamina E.
Fibra de Trigo
A fibra é o revestimento do grão, rico em vitaminas do complexo B, proteína e microminerais. Como outros cereais integrais, contribui para a redução do risco de doenças crônicas. Ajuda a matar a fome por conter fibras, magnésio e vitamina B6, responsáveis pela saciedade e aceleração do metabolismo (queima mais gordurinhas). Esta fibra fornece energia ao corpo continuadamente, diminuindo o consumo excessivo de alimentos.
Amaranto
O amaranto é novidade aqui no Brasil, mas já é usado na América Latina desde as primeiras civilizações. É riquíssimo em minerais e aminoácidos. Algumas pesquisas apontam o amaranto como grande auxiliar na redução de peso por promover maior saciedade e ser rico em magnésio, cálcio e zinco, minerais essenciais para o sistema endócrino. O magnésio, quando está em falta no seu corpo, faz sentir aquela compulsão por chocolate.

Linhaça
A semente é queridinha dos adeptos da alimentação natural. Rica em ômega 3, proteínas e ácidos graxos, ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim. Também contém fibras, que ajudam a regular o intestino.
Bardana
Esta planta era muito usada na medicina dos primórdios. Tem poder antiinflamatório e combate o acúmulo intracelular de água. Em outras palavras, detona a celulite. Pode ser consumida como chá ou em receitas de culinária.

Farinha de maracujá
A farinha do maracujá funciona como um bloqueador de gordura. Assim que a gordura chega no estômago, a farinha impede que o organismo absolva a gordura.



Feijão branco

O feijão branco é perfeito para quem não consegue cortar massas e pães da dieta. Ele possui faseolamina, proteína capaz de detonar os carboidratos, retardando sua digestão. No entanto, só funciona em forma de farinha e cru. Rale, triture e peneire os grãos. Meia hora antes do almoço, dissolva uma colher (café) da farinha em um copo de água e beba.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pequenas dicas de saúde

ENXAQUECA
Mascar salsinha

ASMA
Botar batatinha pra ferver e inalar o vapor

GARGANTA E BAIXA O Psa (próstata)
Suco de romã, um punhado

AFONIA
Tomate verde (gargarejo),abacaxi com casca uma pitada de sal e agua

ROUQUIDÃO
Gargarejo com jiló e uma pitada de sal (cozinha-se o jiló com o sal e faz gargarejo)

AFTAS
Passa-se amora nos lábios

MENOPAUSA
Chá da folha de amora

GRIPE
1 Pimenta dedo de moça (tira-se a semente),alho, três colheres de sopa de açúcar, o suco de um limão , mesma quantidade de água a mesma do limão, deixa dá o ponto de xarope.

RINITE E SINUSITE
Sementes de linhaça um punhado num copo dágua, deixa ferver, deixa ferver, forma-se o gel e aplica-se nos seios faciais, guarda-se na geladeira.

BRONQUITE
Alecrim em uma frigideira, torrar-se, pega o pó mistura-se com uma colher de mel e toma.

BRONQUITE, REESFRIADOS, GRIPES, SINUSITE
Tres colheres de açúcar no mamão uma pitada de camomila e pitada de chapéu de couro , uma de unha de gato uma pitada de sal mais três colheres de açúcar novamente , põe um papel alumínio e Poe no forno e toma-se uma colher de sopa até 6 vezes ao dia, conservar na geladeira.

Brócolis

Fonte: Equipe Bem Estar
O brócolis é nutritivo e pode auxiliar até na prevenção do câncer.


O brócolis é um alimento rico em nutrientes e que não deveria faltar em nossa alimentação. É uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A e de folato. Possui grandes quantidades de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais, é pouco calórico e tem alto teor de fibras, ajudando na digestão pois conta com propriedades laxativas. Uma xícara de brócolis possui apenas 40 calorias,sendo um vegetal que pode ser usado sem susto para pessoas em dietas de baixo consumo calórico.

Nos últimos 20 anos, a ciência tem pesquisado as propriedades do brócolis no combate ao câncer. Este vegetal é rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra vários tipos de tumores como os de cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga. Segundo os pesquisadores, pessoas que consomem o brócolis com regularidade têm menos chances de desenvolver estes tipos de câncer.

Os bioflavonóides e os antioxidantes encontrados neste alimento,protegem as células do corpo contra as mutações e os danos provocados pelas moléculas instáveis que levam à formação do câncer. Estas substâncias também fortalecem enzimas protetoras das células que impedem a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, inibindo assim a propagação dos mesmos.

Outros estudos revelam que além de ferramentas anticancerígenas, o vegetal também possui um elemento fitoquímico, que inibe o desenvolvimento da bactéria H Pylori. Esta bactéria é um importante fator de surgimento de duas doenças que atacam milhões de pessoas em todo o mundo: a gastrite e a úlcera estomacal. A H Pylori, também pode ter uma ligação com o aparecimento do câncer do estômago, sendo portanto a ingestão de brócolis um importante fator de prevenção.

Por Marco de Cardoso

domingo, 20 de setembro de 2009

Canela




NOME CIENTÍFICO
Cinnamomum zeylanicum
“Cinnamomum” é derivado da palavra Indonésia “Kayumanis”, que significa “ madeira doce”.

DESCRIÇÃO DA PLANTA
A canela é extraída do caule da caneleira, uma árvore de ciclo perene, que chega a tingir 9 metros de altura. O seu tronco alcança até 35 cm de diâmetro. As folhas, verde-claras, são brilhantes e lisas, com nervuras na base. As flores, pequenas, agrupadas em cachos ramificados, vão do amarelo ao esverdeado.

AROMA E SABOR
Fortemente aromática, dôce, e ligeiramente amarga.

ORIGEM
Ilha do Ceilão (atual Sri Lanka)

COMPOSIÇÃO
- sacarose
- tanino
- vanilina
- açúcares
- Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, (cerca de 80%)
- é rica em cálcio

PROPRIEDADES
- adstringente
- afrodisíaca
- anti-séptica
- digestiva
- estimulante
- sedativa
- tônica
- vasodilatadora
- desencadeia a produção de insulina


FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- gases abdominais
- ulceras estomacais causadas por stress
- hipertensão arterial
- resfriados

HISTÓRICO E CURIOSIDADES
A canela propriamente dita é uma casca macia, que aparece depois de ser retirada a primeira camada do tronco da caneleira. Esta casca é cortada em pedaços, e colocada para secar ao sol. É então que suas pontas se enrolam e formam um pequeno canudo, de onde vem o nome com que se denomina popularmente.
Devido ao seu aroma forte, em 1500 a.C, uma rainha do Egito usava canela em seus perfumes. Na Idade Média era utilizada em ensopados, sopas, pudins, etc, mas atualmente , na França, é mais consumida em compotas e sobremesas, embora seja incontestável que ela concede um toque todo especial aos pratos salgados.
É conhecida há mais de 2.550 anos ªC, pelos chineses.
O comércio da canela era muito lucrativo, por ser a especiaria mais procurada na Europa. O monopólio deste (comércio), no século XVI pertencia aos portugueses. Quando os holandeses, em 1656 expulsaram os portugueses do Ceilão, passaram então a ter em suas mãos este monopólio, com a Companhia das Índias Orientais, passando para os ingleses, quando estes ocuparam a ilha, em 1796.
Na Antiguidade, era usada pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho, enquanto na Índia e na China tinha fins religiosos.



PARTES USADAS
Córtex dessecado e folhas (das quais se obtém o óleo).

FORMAS EM QUE SE ENCONTRA
A canela pode ser utilizada em casca ou em pó.

COMO CONSERVAR
Conservar em vidros bem limpos, em lugar protegido da umidade.

CURIOSIDADES MISTICAS
Considerada o símbolo da sabedoria.
A canela, por ser considerada um símbolo do amor, é usada como ingrediente em porções para conquistar a pessoa amada.

USO GERAL
- tempero
- bebidas
- medicamentos
- cosmética (para dar brilho aos cabelos; como pasta dental; óleo bronzeador)
- perfumes
- sabonetes

USO INDICADO EM ALIMENTOS
(Quando em pó, deve ser acrescentado aos alimentos antes de servir, pois o seu cozimento lhe dá um gosto ligeiramente amargo.)
- doces
- biscoitos
- patês
- bebidas quentes
- aves
- carnes em geral
- arroz

sábado, 19 de setembro de 2009

Chá de Bugre



Chá de Bugre – Cordia eucalyculata
O bugre é freqüentemente utilizado para eliminar o ácido úrico, dores reumáticas e artríticas, porque age estimulando a circulação sangüínea. Seu uso também é empregado no combate à obesidade e ao colesterol.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Melão Contra Estresse


“Componente presente na fruta pode ajudar a combater o estresse, aponta estudo”

Fernando Fischer

Cientistas franceses podem ter descoberto uma forma natural de combater o estresse: o consumo de melão. Em estudo recentemente publicado no Nutrition Journal, os especialistas destacam que um componente da fruta, chamado superóxido dismutase, tem propriedades antioxidantes benéficas que previnem o dano provocado pelos radicais livres nas células e tecidos.

Nos testes, os pesquisadores observaram um significativo efeito placebo em 35 voluntários que receberam uma cápsula sem princípios ativos, mas que durou apenas os primeiros sete dias de estudo. Por outro lado, aqueles que receberam pílulas com a enzima reportaram efeitos duráveis e mais fortes na redução dos sintomas de estresse e fadiga. Além disso, a enzima pareceu melhorar a concentração, reduzir a sensação de cansaço e irritabilidade e melhorar problemas de sono.

Os autores destacam, porém, que os resultados não provam ainda que o consumo da fruta, ou mesmo de um suplemento com o componente, possa reduzir o estresse e a fadiga. Assim, pesquisas maiores e de longo prazo são necessárias para confirmação.

Data Edição: 18/09/09
Fonte: Sport Life

Linhaça combate o efeito sanfona

Fonte: Emagrecendo.com

Fibra promove a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão de alimentos. Repórter testou a dieta e perdeu 3,2 quilos em um mês.
"Eu perdi todas as minhas roupas, porque engordei bastante este ano. Eu alargo e depois tenho que diminuir de novo".

Você já ouviu essa conversa antes?

É o efeito sanfona. Há quem pense que essa é uma preocupação só das mulheres. Errado. Os homens também sofrem!



"O efeito sanfona é observado quando a pessoa realiza dietas da moda. São dietas muito restritivas, que promovem uma perda de peso rápida. Mas a manutenção desse peso adquirido não ocorre", diz a professora de nutrição Glorimar Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Contra os males do excesso de peso, mulheres unidas. De um lado, aquelas que estão cansadas do engorda e emagrece. Do outro, as nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juntas, estão testando os efeitos da linhaça no combate à obesidade.

"Cada participante da pesquisa recebe um plano alimentar individualizado e suplementos alimentares, que deve ser seguido durante três meses, explica Glorimar Rosa.

É neste momento que entra a linhaça. São três tipos. "A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do nosso coração", esclarece Glorimar Rosa.

 Em três meses, a costureira Elenice Amorim passou do manequim 48 para o 42 em três meses.

Quem nunca começou uma dieta e desistiu logo depois? No corre-corre de todos os dias falta tempo para se preocupar com a alimentação e sobram tentações. As mulheres com quem nós conversamos já venceram esse desafio. Chegou a minha vez. Durante um mês, eu experimentei essa dieta. E comecei comendo. A ideia foi usar a farinha de linhaça para espantar a fome. Depois de um mês o teste mais temido foi mesmo o da balança: Eu perdi 3,2 quilos em um mês!

"A linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras. Essa fibra promove a saciedade no café da manhã e ajuda quem quer emagrecer e reduzir sua ingestão alimentar ao longo do dia", explica a nutricionista Wânia Lúcia Araújo Monteiro, da UFRJ.

"...a dieta é importante para a redução de peso, mas a linhaça contribuiu de forma bastante importante no controle da compulsão alimentar, reduzindo a sensação de fome", explica Glorimar Rosa.

A vendedora autônoma Dionar Rodrigues da Silva começou a dieta junto comigo e gostou dos resultados. "Eu tinha cem centímetros de cintura e hoje estou com 89. Não é igual aos regimes malucos que eu comecei a fazer e davam resultado, mas era momentâneo. Em pouco tempo eu fiz a dieta e agora estou vendo o resultado. É um reloginho: todo dia tenho que tomar linhaça. É ótimo", diz. É um adeus ao efeito sanfona.

Soja

Estudos mostram que a soja pode interferir na fertilidade masculina
Fonte:Emagrecendo.com

Segundo um estudo realizado pelo Hospital Royal Victoria, em Belfast, na Irlanda do Norte o consumo excessivo de soja pode causar infertilidade masculina, afetando a qualidade dos espermatozóides, uma vez que a soja é rica em estrogênio, hormônio feminino.

Sheena Lewis, diretora de medicina reprodutiva da Queen's University, em Belfast explicou que as pessoas não percebem que a soja está presente na maioria dos alimentos consumidos no dia-a-dia. Para ela, uma das maneiras de evitar a ingestão de estrogênio é comer produtos frescos ou preparados em casa, pois numa dieta de fast food, não há como saber quais os ingredientes compõem a refeição. E, alertou ainda, que se um homem já tem problemas de fertilidade, é melhor evitar o grão.

Além disso, o pesquisador Jorge Chavarro, do departamento de Nutrição na Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos). Concluiu, em um estudo, que a relação entre soja e a diminuição da concentração de esperma era maior nos homens com excesso de peso e nos obesos, já que estes produzem mais estrogênio que os homens mais magros, e a soja poderia aumentar ainda mais esses níveis de estrogênio.

Além da soja, lista de alimentos que devem ser notados inclui tofu, embutidos de soja, hambúrgueres de soja, leite de soja, queijo, iogurte e sorvetes.

Ter uma alimentação equilibrada ainda é o segredo da boa saúde.

Amaranto!

Fonte: Emagrecendo.com

Conheça as propriedades desse vegetal, que que é totalmente isento de glúten ou outras substâncias alergênicas
O amaranto foi um vegetal muito usado na época pré-colombiana e agora está sendo redescoberto. É um arbusto com folhas grandes e espigas onde se concentram as sementes, a parte mais usada desse vegetal.

A ótima notícia é que estudos recentes mostraram que sua semente possui uma proteína capaz de, quando digerida, inibir a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo, além de reduzir o seu nível.


Seus benefícios não param por aí: a FAO (Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação) considera o amaranto a melhor proteína de origem vegetal do planeta.

Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio, é especialmente indicado para portadores da doença celíaca já que é totalmente isento de glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, sendo uma ótima opção para a dieta.


O amaranto botanicamente não é um cereal, mas é usado como se fosse, pode ser encontrado na forma de farinha, flocos, sementes.

Prepare suco energizante de amora, maçã e abacaxi

18/09/2009 - 00h00


da Folha Online

Para quem está precisando de energia, o suco de amora, maçã e abacaxi é a opção ideal.

A amora é rica em vitamina C, que aumenta o nível de energia no organismo. O suco de maçã fresco, por sua vez, também contém esta vitamina, além de frutose e ácido málico --substâncias que produzem energia. O abacaxi é uma excelente fonte de manganês, elemento usado pelas enzimas produtoras de energia.

Veja abaixo a receita do suco de amora, maçã e abacaxi do livro "100 Receitas de Saúde - Sucos e Vitaminas", que conta com um capítulo especial sobre sucos e vitaminas energizantes.

Amora, maçã e abacaxi

Ingredientes

- 25 amoras
- 2 maçãs cortadas em fatias
- 1 abacaxi sem casca cortado em pedaços grandes

Modo de preparo

Passe as frutas pela centrífuga alternadamente, mexa e beba em seguida.

Rendimento

A receita  rende aproximadamente duas porções, embora o rendimento possa variar em função do tamanho dos ingredientes e de seu teor de água.

Prepare suco fortificante que ajuda a prevenir tumores

18/09/2009 - 06h20


da Folha Online


O suco fortifica o organismo e os fitoestrógenos presentes no tofu podem ajudar a prevenir tumores associados ao estrógeno, como o câncer de mama. O abacate contém carotenóides e vitamina E, que ajudam a inibir o crescimento do câncer de próstata. A genisteína, um isoflavonóide presente na soja, pode ajudar a inibir o crescimento de tumores pequenos. E a semente de abóbora tem alto teor de zinco, que acelera a cura e desempenha um papel importante na prevenção de infecções.

Veja abaixo como preparar esta vitamina repleta de proteínas e antioxidantes.


Vitamina de tofu e abacate com leite de soja

Ingredientes

- 400 g de tofu macio
- 1 abacate
- 100 ml/½ xícara de leite de soja
- 1 colher (sopa) de sementes de abóbora

Modo de Preparo

Bata o tofu, o abacate e o leite de soja no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Despeje num copo, jogue as sementes de abóbora por cima e beba imediatamente.

Rendimento

Todas as receitas do livro rendem aproximadamente duas porções, embora o rendimento possa variar em função do tamanho dos ingredientes e de seu teor de água.