www.clicrbs.com.br
Oferta passa de dois para oito produtos à base de plantas medicinais
O Sistema Único de Saúde (SUS) financiará seis novos medicamentos fitoterápicos. A partir do próximo ano, os postos de saúde poderão oferecer fármacos produzidos à base de alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja e unha de gato. Com isso, o número de fitoterápicos financiados pelo SUS passa de dois para oito.
Os novos produtos – preparados a partir de plantas medicinais – são indicados para o tratamento de problemas como prisão de ventre, inflamações, artrite reumatóide e sintomas do climatério (veja quadro abaixo). Esses medicamentos serão financiados com os mesmos recursos utilizados para a compra dos medicamentos da atenção básica. A portaria que inclui esses fitoterápicos no Componente Básico de Assistência Farmacêutica foi publicada no Diário Oficial da União nesta semana.
O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, explica que a escolha desses fitoterápicos considerou as evidências científicas de segurança e eficácia a respeito deles.
– Vamos ampliar as opções terapêuticas para a população. Ao oferecer esses fitoterápicos no SUS, aliamos a sabedoria e a prática popular às evidências científicas desses medicamentos – afirma Nascimento.
Ele observa que os medicamentos são extraídos de espécies da flora brasileira não ameaçadas de extinção. Dessa forma, o financiamento segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que os países usem os recursos naturais disponíveis no próprio território para promover a atenção primária à saúde.
Novos fitoterápicos
:: Alcachofra (Cynara scolymus) – Tratamento de dores na região abdominal associadas a disfunções relacionadas ao fígado e à bile.
:: Aroeira (Schinus terebenthifolius) - Produtos ginecológicos anti-infecciosos
:: Cáscara sagrada (Rhamnus pushiana) - Constipação ocasional (prisão de ventre)
:: Garra do diabo (Harpagophytum procumbens) - Anti-inflamatório (oral) para dores lombares, osteoartrite (artrose)
:: Insoflavona da soja (Glycine max) - Climatério (coadjuvante no alívio dos sintomas)
:: Unha de gato (Uncaria tomentosa) - Anti-inflamatório (oral e tópico) nos casos de artrite reumatóide, osteoartrite (artrose) e como imunoestimulante
Nenhum comentário:
Postar um comentário