terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Camomila

Matricaria Chamomilla L.
Camomila-alemã, Camomila dos Alemães, Camomila-vulgar, matricária.

Entre as diversas plantas vulgarmente chamada de Camomila, e como tal utilizadas na farmacopéia doméstica, são possíveis inúmeras confusões. Estas confusões não tem conseqüências graves. Se bem que a Camomila real, seja mais ativa que suas afins, razão porque seria lamentável substituí-la por outras.

É fácil distingui-las devido a três características: as lígulas brancas dos capítulos curvam-se para baixo no final da floração; o receptáculo é cônico, oco e desprovido de brácteas entre as flores; e por ultimo, as folhas são recortadas em finas lacínias. Muito divulgadas em algumas regiões d Europa, é uma planta de searas, acostamentos e terrenos baldios. Na Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma. É curioso verificar que as descobertas empíricas de Dioscorides sobre a ação emenagoga desta pequena camomila foram confirmadas 19 séculos mais tarde.
Só ingerir entre as refeições.

Usos e propriedades: O chá de camomila é muito popular no Brasil por seus efeitos sedativos, antiespasmódicos e emenagogos. A infusão é preparada com os capítulos e tem também ação antiálgica, antiinflamatória, anti-séptica, eupéptica e tônica.
Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais pag. 09


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário