A uva é o fruto da videira (Vitis sp.), uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua.
A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.
O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes, começou a cultivar alimentos e criar gado, além de produzir cerâmica. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares: Uva
Propriedades:
É adstringente,
antiidade,
antiinflamatória,
antioxidante,
depurativa,
desintoxicante,
diurética,
laxante,
nutritiva,
refrescante,
tônica,
Indicada para anemia,
catarros,
diarréias e disenterias,
disfunções intestinais,
nefrite,
problemas digestivos,
Melhora a circulação,
o diabetes,
funções cardiovasculares,
purifica o sangue.
Precauções
Não recomendados à diabéticos e à pessoas que estejam se sujeitando a dietas para emagrecimento.
Receita Natural
Extraído da semente da uva, é emoliente e responsável pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. É de grande utilidade na prevenção de estrias, possui propriedades hidratantes, regeneradoras e de manutenção da pele. Indicado para cabelos ressecados e sem vida, devolvendo a oleosidade natural dos cabelos.
O óleo de sementes de uvas é altamente rico em vitamina E (cerca de 80-120mg/100g) e ácido linoleico (69-78%), um ácido graxo essencial conhecido como ômega 6. Ele contém clorofila natural e valiosos antioxidantes conhecidos como proantocianidinas. Devido ao seu alto teor de vitamina E e proantocianidinas, ele funciona como agente anti-envelhecimento. Quando adicionado a óleos vegetais ele age protegendo-os contra o rançamento e formação de radicais livres, um efeito igual ele faz dentro do nosso organismo quando usado na alimentação. Por causa disto sua durabilidade é grande. É muito usado em cremes ou puro na cosmética para o tratamento e regeneração da pele. É um óleo fino e que possui uma boa penetração pelos poros, portanto muito indicado na massagem.
fonte: www.peterpaiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário