terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Louro

Nome Popular: Louro comum, loureiro dos poetas, loureiro de Apolo, loureiro de presunto, loureiro vulgar.


É rico em Óleo essencial com geraniol, cineol, eugenol, linalol, terpineno, pineno, costunolide e deacetillaurebiolide, taninos, açúcares e pectinas.


Propriedades: Aperitivo, eupéptico, carminativo, diurético, balsâmico, emenagogo, anti-reumático e anti-inflamatório.


Louro uso medicinal
Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Alivia azia, mau hálito. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de ungüentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos).


Uso culinário: Utilizar em pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.


Uso caseiro: Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajudam-nos a afastar traças.

Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico. É abortivo não devendo ser consumido por mulheres grávidas


Chá de Louro (infusão) Como fazer: colheres de sopa de folhas picadas para um litro de água fervente; 3 xícaras por dia.
Em uma xícara de chá coloque 1 colher de sobremesa de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tomar 1 xícara de chá, antes das principais refeições.


Lendas e Mitos
A foto é gentileza da @NilceBravo
O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.
Planta utilizada pelos antigos romanos como ornamento, cujas folhas têm propriedades medicinais e culinárias, o louro ou loureiro tem sido representado em muitas obras de arte, tanto em arquitetura quanto em esculturas e pinturas.
Na civilização greco-romana, um dos prêmios mais cobiçados pelos atletas, poetas e guerreiros era uma coroa feita com folhas dessa árvore. Até hoje se chama de laureado quem foi distinguido com determinado prêmio ou honraria.


Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.


As folhas de louro podem ser utilizadas para uma interessante magia de poder. Durma com algumas folhas debaixo do seu travesseiro toda vez que tiver uma situação importante para resolver no dia seguinte. Ao acordar, queime-a na chama de uma vela amarela.
Através desta prática, o Elemental dessa planta permanecerá a seu lado por um certo período, dando-lhe força e poder pessoal para resolver com sucesso qualquer situação que se apresente.
O louro é símbolo as poesia, das letras e do sucesso.
A palavra “bacharelato” vem do latim “baccalaurus”, o que quer dizer “ formando coberto de louros”.
O Louro florido é gentileza da @NilceBravo
Os registros fotográficos da @NilceBravo você encontra em http://picasaweb.google.com/nilcebravo
Fonte: Anotações pessoais e http://www.portalsaofrancisco.com.br/


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário