quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tanchagem

Tanchagem (Plantago ssp, Plantago major)
A foto é gentileza da @NilceBravo

A tanchagem (Plantago ssp, Plantago major), também conhecida como transagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas É citada em antigos escritos como uma planta que entrava no preparo da maioria dos remédios. Contém abundante mucilagem, potássio, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas, entre outros elementos constitutivo




A foto é gentileza da @NilceBravo
Nomes Populares:
Língua de vaca
Plantago
tanchagem
tansagem
tranchagem
transagem

Uso: É um poderoso antinflamatório, seu uso é aconselhável em casos de ardor no estômago, doenças uro-genitais, combate as hemorragias bucais e as amigdalites. Combate inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos Intestinos, nos rins e na bexiga. Suas sementes são energizantes e afrodisíacas. É anti hemorroidal e combate as hemorragias. Pode também ser usada para bronquites, febre em conseqüência de gripe, diarréias. Cura intoxicações, e é a única erva conhecida anti tabágica.



USO ENERGÉTICO: A Tanchagem é ótima para o medo das fantasias, dos sonhos, do entusiasmo, das surpresas, do inesperado, do perigo, dos riscos, de amar a vida, cantar, ser feliz. Desperta a nossa criança interna, nos deixa soltos e felizes com o que temos e com o que conquistamos.
É muito eficaz em quem considera que felicidade é constante ganho material e que se sente frustrada quando ele não vem ou alguma coisa acontece impedindo esse ganho.
Deve ser usada por quem sempre está esperando que sua felicidade e "fortuna" venha dos outros.
Pode ser usada por pessoas que tenham problemas sexuais, de drogas, álcool, por estarem no processo acima descrito.


Uso cosmético: Aplicada diretamente sobre a acne e outros males de pele, as folhas de tanchagem, bem lavadas, e socadas como emplastro, aliviam a dor, combatem a inflamação e ajudam a cicatrizar. Tem ação tonificante sobre a pele.


Uso caseiro: Compressas de tanchagem feitas com chá bem coado são excelentes para terçóis e conjuntivites. Nas picadas de insetos, a fricção da folha bem lavada no local afetado ajuda a aliviar o prurido. As sementes podem ser utilizadas para alimentar pássaros.


Efeitos Colaterais: Como qualquer medicamento o uso desta planta também tem efeitos não desejáveis como Arritmia e parada cardíaca, reações alérgicas e irritações.


Infuso (chá): 5 gs da erva picada em 100 ml de água fervente descansando por 10 minutos. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia



Curiosidades: Uma das nove plantas sagradas da antiga Lacnunga Saxônica, onde era chamada de "weybroed". As propriedades curativas já foram mencionadas por Shakespeare e Chaucer.


As fotos que ilustram esta postagem tem a assinatura da @NilceBravo. Conheça mais do trabalho da @NilceBravo, visite.... http://picasaweb.google.com/Nilcebravo


Fonte: www.aleph.com.br/pleiades/ervas/tanchagem.htm; http://amantedasplantas.blogspot.com/2009/03/tanchagem-propriedades-medicinais.html; http://www.cotianet.com.br/eco/herb/tanch.htm


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário