Cientistas da Universidade de Adelaide apresentaram estudo inédito sobre as propriedades da hortelã-pimenta na redução das dores causadas pela Síndrome do Intestino Irritado (SII).
Esta patologia é um distúrbio gastrointestinal que causa intolerância alimentar, dores abdominais, estresse, diarreia, intoxicação alimentar e distensão abdominal. A SII atinge um em cada cinco norte-americanos e está presente em mais de 20% da população australiana.
A pesquisa publicada na revista PainInternational, explica como a hortelã ativa um canal “anti-dor” na região do cólon, reduzindo os sintomas causados pelas inflamações no trato intestinal. Agindo através deste canal, denominado TRPM8 a hortelã diminui a nossa percepção da dor. De acordo com o Dr. Stuart Brierley as folhas da erva já são bastante utilizadas em tratamentos prescritos pela medicina alternativa, mas ainda não existiam evidências científicas que comprovassem sua eficácia no alivio da dor.
O efeito anestésico da hortelã se deve ao Mentol – substância contida na erva e que é responsável pela sensação de refrescância. Segundo Dan Linetzky Waitzberg (médico do Hospital Santa Catarina) basta ferver 3 gramas de hortelã em 100 ml de água por aproximadamente cinco minutos para se obter um chá capaz de combater dores de barriga e prisão de ventre.
Para os coordenadores do estudo esse é um passo significativo no desenvolvimento de novos tratamentos clínicos para a Síndrome do Intestino Irritado.Além desse composto que permite o alívio da dor, a hortelã também é rica em muitos outros nutrientes como vitaminas A e C, ferro e cálcio.
Érika Rodrigues
http://www.jornalciencia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário