sexta-feira, 1 de julho de 2011

Brócolis – Buquê Valioso

Parente da couve-flor e do repolho, o brócolis é uma hortaliça muito nutritiva, que ajuda na formação do sistema nervoso, protege o coração e regula a pressão.
Texto Mila Pereira

Antes de nascer
O brócolis é um alimento precioso, especialmente para as grávidas. "Toda mulher deveria comer brócolis", afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Isso porque o vegetal, contém ótima quantidade de ácido fólico, fundamental para a formação do sistema nervoso do feto. O nutriente também melhora o desempenho cognitivo, fortalece a imunidade e, combinado com a vitamina B12 (presente no fígado, leite e ovos), combate a aterosclerose.

Contra o câncer
Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e próstata, diz a nutricionista "Tereza Labanca".
Betacaroteno, luteína, zeaxantina e sulforafano são as principais substancias antioxidantes presentes no vegetal que previnem o envelhecimento precoce, fortalecem o coração e vasos sanguíneos e estimulam o sistema imunológico.

Nutriente especial
O sulforafano merece destaque, pois, além das propriedades antioxidantes que tem, age como antibiótico, combatendo a bactéria helicobacter pylory, causadora de gastrite, úlcera e até câncer estomacal.
A substância estimula a produção de enzimas neutralizadoras de toxinas cancerígenas e relaxa as artérias , reduzindo a pressão arterial. Também age nos pulmões, removendo impurezas provenientes de poluição e fumaça, sendo forte aliado no tratamento de tosse.

Rico em minerais
O brócolis também é fonte de cálcio, mineral que ajuda a formar os ossos e dentes e previne a esteoporose. Ainda tem grande quantidade de ferro, ajudando a prevenir e combater anemia.

Como e quanto
Prefira o brócolis que estiver mais verde, pois folhas amareladas indicam que o alimento não está fresco. Na hora do preparo, cozinhe rapidamente no vapor para que os nutrientes não se percam. Comer 1 xicara(chá) 3 vezes por semana é o recomendado. Pesquisas apontam que essa quantidade diminui em 45 % os riscos de câncer de próstata, diz Tereza Labanca.

Consultoria: José Alves Lara Neto, médico nutrólogo, vice presidente da ABRAN e coordenador do departamento de transtorno Alimentares da ABRAN: Tereza Labanca, nutricionista.

Revista Sua Saúde ano 2 nº 6 pag. 11


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário