quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Suco de Noni

A Morinda citrifolia, normalmente conhecido por noni (da língua havaiana) é uma pequena árvore da família das rubiaceae. A fruta é originária do sudeste asiático, tendo sido difundida pelo homem através da Ásia Meridional, ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa, Porto Rico e mais recentemente a República Dominicana. O Taiti continua a ser o local de maior cultivo.

A comunidade científica ainda não se pronunciou oficialmente sobre os usos do noni. Mas popularmente, várias propriedades medicinais e terapêuticas são atribuídas ao consumo da planta. Além disso, muitos outros usos são dados ao fruto em questão, para várias aplicações não-medicinais. Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite. Na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria.No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias. Nos Estados Unidos e Canadá, o fruto também é anunciado como produto dietético.

(Fonte: Wikipedia)

Suco de Noni: verdades e mitos

Alguns estudos recentes tentam comprovar que o suco de noni teria compostos
antibacterianos;
antiinflamatórios;
analgésicos;
hipotensivos;
inibidores do câncer.
Além disso, o sumo da fruta auxiliaria no tratamento doenças tais como:
alergia;
artrite;
asma;
câncer;
depressão;
diabetes;
digestão;
aumento da energia;
doenças do coração;
doenças mentais;
dores musculares;
obesidade;
dores de cabeça;
insônia;
stress.

Cuidados e Precauções

O suco de noni vem sendo bastante comentado e difundido entre as pessoas. No entanto, é preciso tomar cuidado. Como foi dito no início, a comunidade científica não tem parecer conclusivo sobre as propriedades medicinais dos componentes do noni, ainda que muitos estudos estejam em andamento.

A FDA (Food and Drugs Aministration), órgão que regula e supervisiona a produção de alimentos, medicamentos e suplementos alimentares nos EUA, não aprova o uso do noni com finalidades médicas ou terapêuticas. Já na União Europeia, se concluiu que o suco de noni não é mais benéfico para a saúde que outros sumos de fruta.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de de Vigilância Sanitária), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde, proibiu o consumo do suco de noni, diante dos resultados controversos das pesquisas sobre o fruto. Segundo a Agência, a ausência de estudos que comprovem a segurança no consumo dos produtos à base do noni, impede a regulamentação da comercialização.

Por isso, não é aconselhado o consumo do fruto ou de produtos dele derivados sem acompanhamento médico.
http://natural.enternauta.com.br


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário