sexta-feira, 30 de março de 2012

Salsinha e cebolinha: a dupla de temperos ideal para sua saúde!

Salsinha e Cebolinha

Essa dupla é perfeita para qualquer ocasião, seja para ser usadas como temperos, em sopas, carnes, peixes, saladas, pratos quentes e tortas.

O consumo de salsa e cebolinha verde é especialmente recomendado para diabéticos, previne doenças cardiovasculares, uma vez que reduz o colesterol e a viscosidade do sangue.

Esses temperos verdes ativam todas as funções orgânicas, são antibacterianos e anti infecciosos, estimulam a função renal, promovendo a eliminação de residuos nitrogenados e vermes intestinais.

Cebolinha verde
A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Em razão de ser uma planta bem versátil em relação ao seu uso, é utilizada em praticamente todas as partes do mundo.

A cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite. Existem inúmeras maneiras de se utilizar a cebolinha. Geralmente, a hortaliça é usada na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, etc., além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos.

A cebolinha contém alto teor de Cálcio e Fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes. Possui Niacina, que estimula o apetite, mantém a saúde da pele e promove o crescimento.
Salsinha
A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e eliminar gases do estômago e intestino. Essa hortaliça atua nos distúrbios urinários por ser um diurético natural — que ajuda os vasos sangüíneos a eliminarem o excesso de líquido.

A salsa é também anticancerígena, devido à sua alta concentração de antioxidantes. Ela deve sempre fazer parte das saladas porque atua como um desodorante interno.

O suco da salsa, quando aplicado em gotas, alivia a dor de ouvido. As folhas, em cataplasmas, são antiinflamatórias. E quando usada em forma de tópicos, age como calmante das pálpebras e olhos, desodorante bucal e controlador da oleosidade da pele.

fonte:http://belezaesaude.dae.com.br/

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Abacate e seus benefícios

O abacate é uma fruta que faz muito bem à saúde. Sua safra vai de fevereiro a julho. No entanto, muitas pessoas restringem esse alimento do cardápio porque ele possui valor energético alto, porém essa fruta é muito saudável e fornece muitos nutrientes ao organismo. O abacate proporciona muitos benefícios, é uma fruta macia e saborosa e pode ser combinada com receitas doces e salgadas.

O abacate possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes: vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Glutationa. Com tantos nutrientes, essa fruta não pode ficar de fora da nossa dieta.

O abacate protege as células, é um ótimo antioxidante e diminui os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de controlar os triglicerídios. Essa fruta também auxilia em tratamentos de pacientes hipertensos e cardiopatas e é recomendado para diabéticos também porque contem menos frutose do que outras frutas como a uva e o abacaxi.

Cerca de 100g da fruta contem em média 162 calorias, então devemos consumi-la com cautela. Coma 3 a 4 colheres (de sopa) por dia com algumas gotas de limão, ou então bata a fruta com 1 copo de leite desnatado. O abacate também pode ser misturado nas saladas.

Aproveite que o fruto está na época e desfrute de todos os seus benefícios.


Salada de abacate com presunto:
Ingredientes: 3 laranjas, 1 abacate, 1/2 limão (sumo), 2 tomates maduros, 4 folhas de alface, 6 fatias de presunto, molho vinagrete, folhas de hortelã .

Preparação: Descasque as laranjas e separe-as em gomos. Retire-lhes a película e as sementes. Descasque o abacate, lamine-o e regue-o com o sumo de limão. Corte o tomate em gomos e retire-lhes as sementes. Lave a alface e ripe-a. Enrole as fatias de presunto.
Emprate os alimentos e regue com o molho vinagrete. Decore com hortelã a gosto e sirva.

por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS
Origem: Livro Receitas Simples & Rápidas - Saladas
fonte:http://www.dicasdenutricao.com/2012/03/abacate-e-seus-beneficios.html

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

segunda-feira, 26 de março de 2012

Pau Tenente

Pau tenente, de nome científico Quassia amara L. ,também conhecida como Quina ou Quassia é uma planta medicinal muito utilizada em dietas de emagrecimento.
Propriedades do pau tenente
Adstringente, antiespasmódica, aperiente, depurativa, digestiva, estomacal, febrífuga e vermífuga.

Para que serve o pau tenente
Anemia, diarréias, dietas de emagrecimento, distúrbios gastrointestinais, parasitas intestinais, sarampo, constipação e infecções (com febre).

Como usar o pau tenente
Para fins terapêuticos são utilizados as folhas secas, pó ou óleo.

Uso interno: Adicionar 2 colheres de sopa de Pau tenente para um litro de água. Deixar cozinhar durante 10 minutos, no momento em que começar a ferver, deve-se tirar do fogo e deixar repousando durante 10 minutos. Beber 2 ou 3 xícaras por dia.
Uso externo: Usar as folhas em formas de lavagens ou banhos em caso de sarampo ou piolhos.

Contra-Indicações do pau tenente
Não foram encontradas contra- indicações.
imagem ilustrativa:casacariri.com.br
fonte:http://www.tuasaude.com/pau-tenente/

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sábado, 24 de março de 2012

As árvores, em especial os eucaliptos, emitem eletricidade, afirmam cientistas

Cientistas australianos encontraram árvores em áreas preenchidas com grande quantidade de partículas carregadas – íons, tanto positivos quanto negativos.

Os níveis eram duas vezes mais altos em áreas arborizadas e com raízes muito profundas, como os eucaliptos.

Os pesquisadores da Queensland University of Techonology não acreditam que os íons sejam prejudiciais à saúde. Os pesquisadores já acreditavam que existisse uma ligação entre as árvores e a eletricidade na atmosfera, mas foram incapazes de provar esta associação.

Mas agora os cientistas conseguiram demonstrar que as concentrações de íons positivos e negativos na atmosfera eram duas vezes maiores e mais densas na área florestal em comparação com regiões de capim.

O pesquisador Dr. Rohan Jayaratne disse que o fato poderia ser explicado pela radiação do gás radônio. Este gás é um subproduto do decaimento radioativo de rádio, que é exalado pelo chão. As árvores atuariam como bombas, trazendo o gás para a superfície, liberando-o.

“O rádio é encontrado em rochas e o radônio é solúvel em água. Locais com água subterrânea são particularmente ricas em radônio”, comentou o Jayaratne. O cientista salientou que as plantas liberariam o gás através da transpiração das folhas. Segundo ele, a eletricidade seria mais comum em árvores com sistemas radiculares muito profundos, como o eucalipto.

Em um artigo escrito na revista Environmental Science and Technology, os pesquisadores estimam que em florestas de eucalipto, 37% do gás radônio encontrado derivam da transpiração das árvores.

Os íons carregados poderiam ter implicações para a saúde, embora não se acredite neste potencial. “Mesmo que haja uma relação estabelecida entre as partículas do ar e da saúde humana, o papel dos íons é praticamente desconhecido”, comentou Jayaratne.

fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/1582-as-arvores-emitem-eletricidade-afirmam-os-cientistas-em-especial-os-eucaliptos
Sex, 23 de Março de 2012 15:12
Osmairo Valverde da redação de Brasília
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 23 de março de 2012

Benefícios do Tomate

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Em cataplasmas ou cru, ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito anti-séptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

O tomate contém grandes quantidades de vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).
Licopeno

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos são bem melhores!
Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

O Tomate e a Beleza
O tomate é refrescante, tonificante e auxiliar da circulação sangüínea, além de aliviar as queimaduras do sol. Ele pode ser aplicado no rosto para restaurar sua acidez relativa depois de um tratamento de limpeza. Para aqueles com pele oleosa, podem aplicá-lo todos os dias. Já para aqueles com peles secas, apenas uma vez por semana. O suco do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:

Um tomate bem maduro triturado
Uma colher de sopa de iogurte natural
Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem

fonte:http://belezaesaude.dae.com.br/tomate/

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conheça 06 alimentos essenciais para baixar o colesterol

Abacate – O abacate é uma fruta que não contém colesterol, e sim ácidos gordos monoinsaturados saudável para o coração. É uma fruta rica em fibras, proteínas, potássio, magnésio, ácido folico, vitamina do complexo B, vitamina A, vitamina E, caroteno e antioxidantes.

Benefícios – Como o azeite o abacate contém muitos gorduras monoisaturados por isso ajuda a regular o nível do colesterol, auxilia o fígado a eliminar o colesterol ruim (LDL). Por ser uma fruta rica em fibra, ajuda na remoção do mal colesterol. Algumas pesquisas feita com pacientes com colesterol elevado foi submetidos a uma dieta rica em abacate durante uns sete dias, revelaram uma decida significativo no colesterol ruim (LDL) e triglicérides. Este mesmo pacientes revelaram um aumento significativo do bom colesterol (HDL).

Resumo: Apesar de ser uma fruta muita saudável, é preciso ter cautela por se tratar de uma fruta bastante calórica, pode contribuir para o aumento de peso.

Azeite – O azeite é o mais rico de todos os óleos em selênio, também contribui para absorção do ferro, contém vitaminas A, B, E, K e bastante nutrientes antioxidantes.

Benefícios - Existe varias pesquisas sobre o quão saudáveis é o azeite a respeito do colesterol. O segredo está nos seus ácidos gordos monoinsaturados. Segundo especialista, o consumo habitual de azeite oxida o mau colesterol e faz aumentar o bom colesterol cerca de 3 a 6%. Os efeitos benéficos do azeite devem-se o seu alto conteúdo de ácidos gordos monoinsaturados e seu conteúdo de substancias de antioxidantes, suas vitaminas principalmente a vitamina E.

Resumo: O azeite é bastante calórico, mas usas com moderação traz vários benefícios para saúde. O seu uso em excesso como qualquer outro alimento deixa de ser saudável.

Alho – O alho é rico em proteínas, potássio, iodo, selênio e antioxidantes e fotoquímicos que se atribuem para a proteção do corpo, como a alicina, que mata as bactérias; a saponina, que limita a absorção do colesterol.

Benefícios – Ao contrario do que muita gente pensa, o alho não serve só para dar aquele sabor maravilhoso na nossa comida, ele é um alimento de grande benefícios para nossa saúde. O alho possui anticoagulantes necessários que ajuda a manter o sangue fluido, previne a acumulação das plaquetas evitando a formação de coagulos, ele tem uma ação como uma aspirina. O alho tem uma substância alicina (um fotoquímico) que atua eficazmente na redução significante do nível do colesterol ruim e triglicérides. Além de prevenir a arteriosclerose e aumenta o nível do colesterol bom (HDL). Para o tratamento anti-colesterol é recomendável tomar suplemento.

Resumo: Deve-se ter muita atenção que o alho é anticoagulante, melhor ser evitado em excesso por pessoas com tendência para hemorragias. O alho também não é aconselhado durante o aleitamento, para pessoas com aparelho digestivo irritável e fazer uso em quantidade elevada pode perturbar o sono.

Alcachofra – É rica em vitaminas A, B1, B9, vitamina C, folato, magnésio, potássio, proteínas e fibras.

Benefícios - As alcachofras contém um fotoquímico cinarina, que ajuda a digestão ao estimular a produção da bílis, atuando como um protetor potente das células do fígado. A alcachofra ajuda-o aproveitar os compostos nutritivos, como também é importante na diminuição do nível do colesterol (LDL) ao facilitar a sua expulsão do organismo. O extrato da alcachofra é mais eficaz do que a própria alcachofra, pois retiram o melhor desta planta para atuar contra o mau colesterol.

Resumo: A alcachofra não é indicado em mulheres a amamentar.

Arroz Integral – O arroz integral contém nutrientes importantes, como a vitamina  B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B9(ácido folico), ferro, fósforo, magnésio, potássio, fibras, proteínas, antioxidantes. O arroz integral tem camadas da semente,os quais são; farelo, gérmen que proporciona maior valor do que o arroz branco.

Benefícios - O arroz por ter um alto conteúdo em fibras ajuda expulsar o mau colesterol. O farelo do arroz integral contém os fotoquímicos que ajuda a reduzir o mau colesterol. O gérmen contido no arroz fornece vitamina E. E por ser rico em selênio, um mineral essencial para um bom funcionamento do metabolismo e fortalecer o sistema imunológico. O habito de consumir arroz integral é de grande ajuda para eliminar toxinas do nosso corpo.

Resumo: É importante quando for escolher o arroz integral. Pois existem vários tipos de arroz escuro que parecem integrais devido seu aspecto mas estes possuem um parte refinada que são retiradas os nutrientes essenciais que ajuda na eliminação do colesterol.

Cebola – A cebola é rica em cálcio, cobre, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, e vitaminas do complexo B, C. A cebola também contém quercetina um poderoso antioxidante flavonóide. E este antioxidante se encontra mais nas cebolas vermelhas e nas amarelas do que na branca. Ainda a cebola é excelente fonte de fibras e proteínas.

Benefícios - Os componentes sulfurosos da cebola ajuda a reduzir os níveis das gorduras no sangue e mantém as parede das artérias limpa e as suas quercetina combate o mau colesterol, evitando o endurecimento das artérias e a ocorrências de enfarte. Pesquisas realizadas mostraram que as cebolas com seu sabor e odor mais forte diminuíram a aderência das plaquetas, reduzindo o risco de arteriosclerose, doenças cardiovasculares, ataque cardíacas e AVC.

Resumo: Comer cebola crua é desaconselhada a pessoas que sofre de hiperacidez de estômago. Portanto é bom evitar em pessoas de estômago frágil.

Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas como caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:
101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida – David Grotto
Sumos Milagrosos – Charmaine Yabsley e Amanda Cross
Poder dos Sucos e Frutas – Vida Natural e Equilibrio

fonte:http://ritasousa.net/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142