segunda-feira, 2 de julho de 2012

Melhoral - Chamba - Justicia pectoralis

Melhoral e Chambá são dos nomes populares de planta Justicia pectoralis. É uma planta herbácea de até 50 cm de altura que produz flores pequenas brancas ou róseas. Suas folhas e caules contêm cumarina, um anticoagulante, e DMT, um alucinógeno. 

É largamente utilizada como planta medicinal na América do Sul. Em Porto Rico se produz um xarope expectorante famoso produzido a partir do Melhoral. Em várias ilhas do Caribe (de onde esta planta é nativa) se preparam remédios para problemas pulmonares, tosse, bronquite, gripe, febre e náuseas. De fácil propagação, cresce em clima tropical e subtropical. As folhas ficam amareladas quando é cultivado em pleno sol e tornar-se verde escuro quando na sombra. Não sobrevive a geada.

Usos: Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antibacteriana, antiinflamatória, afrodisíaca, anti-reumática, anti-hemorrágica das vias urinárias, béquica, broncodilatadora, cicatrizante, catamenial, expectorante, febrífuga, peitoral, peitoral, relaxante da musculatura lisa, sedante nervoso, sedativa, tranquilizante. Indicações: afecção nervosa, afta, dermatite, catarro brônquial, corte, ferida, fígado, gastralgia, gogo de aves, gota, insônia, vias respiratórias

Parte utilizada: folhas, ramos. 

Contra-indicações/cuidados: alucinógeno em doses elevadas. Modo de usar: Uso interno: infusão, decocção e sumo. Uso externo: suco e decocção (banhos).

Cultivo: De fácil propagação, cresce em clima tropical e subtropical. As folhas ficam amareladas quando é cultivado em pleno sol e tornar-se verde escuro quando na sombra. Não sobrevive a geada.

Nativa: Caribe

Família: Acanthaceae

Disponibilidade: Mudas


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário