quarta-feira, 4 de julho de 2012

O mamão é uma fruta com tantas riquezas nutricionais e medicinais, que não deveria faltar na alimentação

Mamões “à obra”!

Além de ser muito saboroso, o mamão é rico em sais minerais como fósforo, cálcio, ferro, sódio, potássio e também em vitaminas, como A, B1, B2, B5 e C. A papaína(que inclusive dá nome a esta fruta em alguns países, onde é conhecida como papaia) é uma , substância muito importante para o bom funcionamento do sistema digestivo, sendo o mamão um laxante natural.

O consumo da fruta ajuda ainda na formação e no fortalecimento dos ossos e dentes, purifica o sangue, ajudando ainda a aumentar a energia do organismo, combatendo a fadiga e mantendo o equilíbrio interno do corpo.

Muitos nutricionistas defendem que consumir o mamão, em jejum, pela manhã, ajuda a prevenir e controlar doenças como diabetes, icterícia e asma. Por ter poucas calorias, apresentar um sabor agradável e ser nutritivo, o consumo do mamão no café da manhã é recomendado, para todos que procuram manter uma dieta mais saudável e equilibrada e tem interesse em manter ou perder peso.

Do mamão se aproveita quase tudo. As sementes são utilizadas para combater vermes que atacam o ser-humano e as folhas podem ser usadas num chá com propriedades terapêuticas, que ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. Das raízes, podem ser feitos tônicos que combatem hemorragias renais e distúrbios do sistema nervoso e as flores do mamoeiro ajudam no combate à bronquite, laringites, tosse e rouquidão.

A fruta está pronta para o consumo, quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos e tiver a casca firme. Se ainda estiver verde, deve ser embrulhado em papel-toalha e guardado num lugar fresco e longe do sol.

Atenção: não faça cortes à faca no mamão, para que ele amadureça mais rápido, pois isso faz ele perder nutrientes importantes. O mamão pode ser usado em doces e geleias, mas deve ser consumido de preferência cru, pois o cozimento destrói grande parte das vitaminas e sais minerais da fruta.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário