quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Suco de toranja pode aumentar drasticamente a concentração sanguínea de medicamentos anticâncer

Beber diariamente um copo de suco de toranja poderia aumentar de modo significativo à eficácia de drogas contra o câncer, diz estudo.

Os pesquisadores do Instituto de Medicina da Universidade de Chicago disseram que a combinação da fruta com uma droga específica anticâncer poderia ajudar os pacientes a evitar os efeitos secundários associados com as altas doses do medicamento, reduzindo assim os custos totais.

O suco da toranja é conhecido por sua capacidade de neutralizar enzimas intestinais responsáveis pela quebra de certas drogas aumentando excessivamente a absorção dos fármacos. Isso significa que os médicos, muitas vezes, pedem para os pacientes evitarem a fruta dependendo do medicamento, pois existe risco de absorção excessiva causando sérios efeitos colaterais ou até overdose.

Os cientistas agora estão dizendo que este efeito “maléfico” provocado pela fruta poderia ser usado de modo benéfico em outros medicamentos. “O suco da toranja pode aumentar significativamente a concentração sanguínea de muitos medicamentos”, afirmou Dr. Erza Cohen, líder do estudo em entrevista ao DailyMail.

“Mas isso tem sido considerado um perigo. Em vez disso, nós usamos o suco da toranja de forma controlada para aumentar a disponibilidade e eficácia da rapamicina”.

A rapamicina, também chamada de sirolimus, é usada para prevenir a rejeição em transplantes de órgãos, mas também é usada em tratamentos de alguns tumores.

O estudo mostrou que os pacientes que tomavam suco de toranja junto com o medicamento tiveram aumento de 350% na biodisponibilidade sanguínea do princípio ativo.

Uma droga chamada cetoconazol, um tipo de antifúngico, aumentou o nível de absorção em 500%. O efeito da toranja sobre as enzimas intestinais começa dentro de algumas horas após o consumo, desaparecendo depois de alguns dias.

O Dr. Cohen e seus colegas demonstraram no estudo que os pacientes tomaram doses muito menores do medicamento para atingir a mesma concentração sanguínea da substância, reduzindo drasticamente os efeitos colaterais.

Saiba mais!

Algumas substâncias encontradas na toranja são conhecidas por “paralisar” enzimas do intestino delgado que quebram as moléculas de alguns medicamentos. Isso faz com que uma dose maior do fármaco entre na corrente sanguínea, causando sérios efeitos colaterais ou sobredosagem acidental.

As chamadas “laranjas de Sevilha” possuem o mesmo efeito. Geralmente, as drogas afetadas incluem medicamentos usados no tratamento do colesterol elevado, hipertensão arterial, depressão, analgésicos, disfunção erétil, HIV e antialérgicos.

É sempre importante verificar nos frasco dos medicamentos ou na bula possíveis interações com alimentos ou consultar seu médico e farmacêutico para retirar dúvidas.

Qua, 08 de Agosto de 2012 22:12
Osmairo Valverde da redação de Brasília
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário