segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alcachofra para emagrecer

A alcachofra (Cynara cardunculus) é tida como boa para o emagrecimento, ela elimina gorduras, estimulando a secreção biliar. Entre outras funções ela também faz uma faxina do organismo, reduz o colesterol ruim, é diurética, regula a glicemia no sangue.

Você pode consumir ela in natura, chás e até cápsulas já existentes em farmácias , mais lembrando que deve ter orientação médica.

Para preparar o chá, pega-se três colheres de sopa de folhas, ferve em um litro d’água por cinco minutos, côa e toma-se durante o dia, não deve consumir o chá do dia anterior, procure tomar todo o conteúdo no mesmo dia que fizer.


imagem:idadecerta.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sábado, 27 de outubro de 2012

Compare os nutrientes e os benefícios de 14 chás

Os benefícios são diversos, desde melhorar a digestão até ajudar no controle do diabetes

Chás quentinhos são muito bem-vindos quando o termômetros despencam. Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo. "Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe", explica a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro. Ela ainda aconselha a armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas. Confira abaixo os benefícios de 14 chás diferentes e escolha o seu preferido!

Capim cidreira
Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão", conta a nutricionista Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, também lembra que esse chá serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.

Camomila
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante", conta a nutricionista Bruna Murta. A nutricionista Flávia Cyfer dá outra dica: "A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".

Hortelã
Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. A nutricionista Bruna Murta acrescenta que ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

Alecrim
"É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã", conta a nutricionista Bruna Murta. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade.
De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado", comenta a profissional.

Erva doce
O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá mate
Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. "Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite", lembra a nutricionista Bruna Murta.

Chá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes. A nutricionista Bruna Murta explica que ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista Flávia Cyfer lembra que ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.
Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez.

Chá verde
Esse é mais um chá campeão. "É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer", afirma a nutricionista Bruna Murta.
Flávia Cyfer complementa as vantagens dessa bebida: ajuda a combater cáries - basta fazer bochechos com ela - e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo.
O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.

Chá de hibisco 
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes", conta a profissional.
A nutricionista Bruna Murta explica que o fator que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo", afirma.

Chá de gengibre 
 "O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza", diz a nutricionista Flávia Cyfer. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. A nutricionista ainda indica esse chá para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.

Chá de limão
Além de a fruta ser rica em vitamina C, a nutricionista Flávia Cyfer conta que ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. "Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena", diz a profissional.
O conselho de Flávia é fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.

Maracujá
O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. As nutricionistas indicam esse chá para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

Maçã
A fruta também tem ação calmante, além de ótima para ajudar na digestão. A nutricionista Flávia Cyfer também indica que ela é diurética, com efeito laxante.

Chá de alfazema
Mais um chá que ajuda a aliviar cólicas. De propriedade calmante e bactericida, a alfazema também é muito usada para amenizar dores de cabeça.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13729-compare-os-nutrientes-e-os-beneficios-de-14-chas?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=3933685
POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 23/08/2011 
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Pepino - Benefícios

O pepino conhecido pelos seus milagres na área da beleza, também tem suas propriedades medicinais.

Rico em nutrientes como a vitamina A, C e K, como também potássio, sílica, ácido fólico, magnésio e manganês, ajuda a emagrecer, deixa suas unhas, cabelos e pele bonita.

Ele é considerado um alimento funcional. As vitaminas de sua polpa faz bem ao sistema imunológico, previne inflamações, fortalece músculos, cartilagens, tendões, reduz a pressão arterial, prisão de ventre, ajuda aos rins e previne a artrite.

Composto basicamente de água é um ótimo diurético, pouquíssimas calorias, em média 15 kcal por unidade, fazem bem ao funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, com isso come-se menos e daí vem o beneficio para o emagrecimento. Tem em sua composição além da sílica, o enxofre e o flúor, o que beneficia o organismo deixando-o sempre hidratado e o potássio ajudando na elasticidade da pele. Algumas pessoas ainda usa o pepino no tratamento de manchas e queimaduras.

Portanto inclua em sua dieta o pepino, e vai ver os benefícios que ele pode trazer a sua saúde.

imagem:clickgratis.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Sementes de girassol (Enxaqueca)

Muito comum, a enxaqueca causa dores de cabeça, enjôos, mal estar e também zumbidos, por ser um problema que até o momento não existe cura comprovada, existe formas de amenizar as crises, e uma delas é se valer da semente de girassol através de chás.

A semente de girassol é muito rica em magnésio, daí ela ser uma das armas para a enxaqueca.

Separe 40 gramas de sementes e torre-as, depois triture-as e com o pó resultante ferva em um litro de água, deixe esfriar e tome de três a quatro xícaras no dia até durar a crise.

Outra alternativa é fazer o chá da Matricária (Matricaria Chamomilla) usando a medida de três a quatro folhas para um copo de água de 250 ml, primeiro ferva a água e depois ponha as fôlhas e flôres de Matricária (Camomila) por dez minutos, depois é só tomar três vezes ao dia uma xícara.

Não esquecendo de consultar sempre algum profissional do ramo para ser orientado.

imagem:flores.culturamix.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sucupira: Para que serve?

Sucupira (Pterodon emarginatus)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Indicada para reumatismo, debilidade e fraqueza.

Possui ação febrífuga, depurativa, antiinflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias. Possui ação anti gripal quando associado ao Guaco, Sálvia, Mentha e Alfavaca. Associado à Marapuama, é indicado para dores reumáticas e artrites.

FORMAS UTILIZADAS:

- Tintura (líquida)

- Chá (semente)

- Xarope (líquido)

Sucupira

Pterodon emarginatus

Família: Fabaceae

Sinonímia: Acosmium inornatum (Mohlenbr.) Yakovlev, Pterodon polygaliflorus (Benth.) Benth., Pterodon pubescens (Benth.) Benth., Sweetia inornata Mohlenbr.

Outros nomes: faveiro, fava-de-santo-inácio, fava-de-sucupira, sucupira branca, sucupira-lisa, pessoek.

Ocorrência: A sucupira (Pterodon emarginatus) ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo.

Características: É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. As raízes formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira. As folhas compostas bipinadas. Flores rosadas, em inflorescências terminais tipo panículo. A espécie Pterodon polygalaeflorus Benth., considerada por alguns autores como a mesma da P. emarginatus, ocorre mais ao norte do Brasil e tem flores azul-violeta.

Fruto tipo legume indeiscente, alado, com uma única semente protegida por cápsula fibrosa e envolta em substância oleosa numa estrutura esponjosa. A árvore é decídua, não-pioneira, heliófita e xerófita, nativa de terrenos secos e arenosos. Apresenta dispersão descontínua, muitas vezes com populações puras. Floresce em setembro-outubro e os frutos amdurecem em junho-julho, mas ficam mais tempo na árvore.

Retirar a semente do fruto é difícil, estes podem ser plantados inteiros. De qualquer forma, a taxa de germinação é baixa.

Usos: Fornece madeira muito dura, usada em construção civil. Na medicina popular, seu óleo aromático volátil, produzido pela casca e pelas sementes, é utilizado contra o reumatismo. Já os nódulos da raiz, chamados de batatas-de-sucupira, são usados contra o diabetes. Estudos farmacológicos demonstraram que o óleo dos frutos inibe a penetração pela pele da cercária da esquistossomose, podendo ser usada na profilaxia dessa endemia.

Constituintes: 14,15-epoxigeranilgeraniol, diterpenos, isoflavonas.

Parte utilizada: semente

Ação: Indicado para tratamento de dores reumáticas, artrites e dores em geral. Coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados, amenizando as dores no corpo causados pelo vírus. Pode ser associado a outras plantas para potencializar o seu efeito analgésico e antiinflamatório.

Eliza Tomoe Harada 
fonte:http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=535&p=sucupiraimagem:infoescola.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sábado, 20 de outubro de 2012

Morango ajuda a evitar o declínio da memória com o passar dos anos

As frutas vermelhas têm antioxidantes que evitam o esquecimento

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que frutas de pigmentação vermelha ajudam a proteger a memória. Morango, amoras e cerejas contém em sua fórmula um pigmento chamado antocianina.

A antocianina é um antioxidante que colore a fruta e ajuda a preservar as áreas do aprendizado e da memória do cérebro. Uma xícara de morango por dia é suficiente para começar a notar o resultado desses benefícios.

Além disso, essas frutas são ricas em vitamina C e possuem baixas calorias. Por terem um teor alto de cálcio e fósforo, tornam-se alimentos poderosos para o fortalecimento dos ossos.

Por Carolina Abranches 
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=4875imagem:nutricaoemfoco.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Marroio

Marroio: Planta medicinal cujos principais efeitos são: antitussígeno, expectorante e fluidificante.

Indicado principalmente para casos de problemas respiratórios como tosse e bronquite, mas também pode ser utilizado para alguns casos de problema no fígado e falta de apetite.

Nomes

Nome: Marroio, marroio-branco
Nome latim: Marrubium vulgare
Nome inglês: white horehound, common Horehound
Nome francês: Marrube, marrube blanc, herbe vierge
Nome alemão: Gewöhnliche Andorn
Nome italiano: marrubio comune, robbio
Nome espanhol: marrubio, marrubio blanco, malva rubia

Família
Lamiaceae

Componentes
Lactona dipertênica (marrubina), taninos, ácidos fenólicos e flavonóides.

Partes utilizadas
Folhas e sumidades florais.

Efeitos
Calmante (da tosse), fluidificante, expectorante, colerético (aumenta a secreção biliar), febrífugo, antisséptico, tônico (para o estômago).

Indicações
- tosse - bronquite - problemas no fígado (tomando antes das refeições) - falta de apetite, anorexia

Efeitos secundários
Em altas doses: problemas cardíacos (efeito potencial).

Contra-indicação
Cálculos biliares

Interação
Nenhuma conhecida.

Preparações
- chá (infusão) - decocção

Onde cresce marroio?
O marroio branco é de origem europeia, além da Europa, cresce no Norte da África, América e Ásia. Prefere terrenos secos com bastante exposição solar.

Quando colher?
A colheita das sumidades florais (e folhas) de marroio branco geralmente ocorre de junho a setembro.

Observações interessantes
Em diferentes culturas e civilizações (os antigos egípcios, por exemplo), o marroio branco tem sido amplamente usado para tratar várias doenças respiratórias. Hoje em dia, por vezes, continua a ser recomendar para esta indicação (mesmo se não sendo uma planta de primeira escolha como o tomilho, por exemplo), especialmente em casos de bronquite ou tosse. Alguns especialistas em fitoterapia também recomendam esta planta medicinal em casos de problemas no fígado.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N16007/fitoterapia/marroio.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142