terça-feira, 12 de março de 2013

Ferro contra os sintomas da TPM

Estudo mostra que o consumo de alimentos ricos em ferro diminui em até 40% o risco de apresentar sintomas de TPM


Irritação, dor de cabeça, alterações de humor, ansiedade, dores abdominais, esses e outros sintomas atormentam algumas mulheres todo mês. Tudo isso é sintoma da indesejável Tensão Pré-menstrual.
Mas um estudo publicado recentemente mostra que talvez a saída para evitar a TPM esteja na alimentação.
Cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Massachusetts descobriram que o risco de apresentar esses sintomas nos dias que antecedem a menstruação é menor entre as mulheres que consomem legumes e verduras ricos em ferro, ou seja, de fontes não diretamente ligadas à carne.

Os pesquisadores americanos acompanharam um grupo de mulheres por 10 anos e verificaram, no fim dos 10 anos, que o grupo de mulheres que tinham um consumo maior de alimentos ou suplementos ricos em ferro; 20 miligramas por dia do mineral - dois miligramas acima do recomendado - tiveram até 40% menos risco de desenvolver sintomas da TPM, do que aquelas que consumiram menores quantidades de ferro.
Umas das possíveis explicações, é que o ferro aumenta os níveis de serotonina no cérebro, ajudando a regular o humor, inibindo alguns distúrbios psicológicos da TPM como a depressão.
Mas não saia por aí consumindo suplementos de ferro com o objetivo de se livrar da TPM. O consumo excessivo de ferro pode trazer graves problemas à saúde.

Portanto, o uso de suplementos deve ser feito sempre com prescrição e orientação de um médico ou nutricionista. Pois somente eles poderão verificar os níveis de ferro no seu organismo, e se ele for baixo demais, podem prescrever suplementos alimentares, medicamentos que contenham ferro, ou melhor ainda, incentivá-la a comer alimentos ricos em ferro.
Veja quais legumes, verduras e leguminosas têm maior quantidade de ferro e inclua-os na sua alimentação diária:
- Feijão;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Agrião;
- Beterraba;
- Lentilha;
- Nozes;
- Castanhas.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112



Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário