quinta-feira, 20 de junho de 2013

Capuchinha

Resumo
Capuchinha: planta medicinal com efeito antibiótico e antitussígeno, indicada principalmente para tratar a tosse e resfriados. Suas folhas ricas em vitamina C também são utilizadas contra o escorbuto. Encontrada geralmente como chá ou decocção.
Nomes
Nome: Capuchinha, capucina, chagas, cinco-chagas, capuchina-de-flores-grandes, flor-de-chagas, agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, sapatinho-do-diabo.

Nome latim: Tropaeolum majus
Nome inglês: garden nasturtium
Nome francês: Capucine, cresson du Pérou, grande capucine
Nome alemão: Große Kapuzinerkresse
Nome italiano: nasturzio
Nome espanhol: Capuchina
Família
Tropaeolaceae

Componentes
Flavonóides, glucotropaeolina (após hidrólise libera o isotiocianeto de benzila), vitamina C (especialmente as folhas) e sais minerais (ferro, cálcio, iodo, potássio, enxofre), ácidos graxos, glicosídeos sulfurados, carotenoides.

Partes utilizadas
Flores, folhas, sementes.
Efeitos
Antisséptico, antibiótico, diurético, antitussígeno e expectorante.

Indicações
Uso interno (ex.chá ou decocção)
- Tosse

- Bronquite

- Problemas respiratórios

- Gripe

- Resfriados

- Escorbuto (provocado pela deficiência de vitamina C)

Uso externo (ex.decocção)
- Problemas bucais

Uso cosmético (loção)
- Para o cuidado do cabelo
Efeitos secundários
Nenhum conhecido (em nossa opinião).
Contra-indicação
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).
Interação
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).

Preparações

- Infusão

- Tintura

- Decocção

- Loção para cabelo

- Salada de folhas ou flores (as folhas são especialmente ricas em vitamina C, no entanto possuem um sabor especial parecido com agrião)

Onde cresce a capuchinha?
A capuchinha é basicamente uma planta nativa dos Andes na América do Sul em países quentes desta região (da Bolívia para a Colômbia). A capuchinha cresce hoje em muitas outras partes do mundo que a América do Sul como a Europa, América do Norte, Ásia.

Quando colher a capuchinha?
De uma maneira geral, na América Latina podemos colher flores e folhas de capuchinha o ano todo (clima tropical ou subtropical), mas deve-se esperar a planta ter uma quantidade considerável de folhas e flores. Em outras partes do mundo, como na Europa, a planta deve ser colhida na primavera ou verão.

Observações interessantes
Devido ao elevado número de plantas para tratar a tosse (leia: remédio natural tosse) talvez esta não seja a planta medicinal mais eficaz para esta indicação (Criasaude prefere: tomilho, alho, pulmonária, etc), mas têm se mostrado um bom complemento e também ajuda a tratar e prevenir resfriados através de seu efeito antibiótico e suas folhas ricas em vitamina C.
Na primavera e no verão, não hesite em plantar capuchinha no jardim ou na sua varanda e colocar um pouco de capuchinha em sua salada, porque as folhas são ricas em vitamina C e são, portanto, muito interessante nutricionalmente.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N14481/fitoterapia/capuchinha.html
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário