quarta-feira, 24 de julho de 2013

Astragalo – Astragalus membranaceus

Nome: Astragalo (Huang-qi na China). Também conhecida como dragão verde ou Chifre-de-cabra.
Nome científico: Astragalus membranaceus

Informações
É a erva mais conhecida da China. É mais usada como tônico para reforçar o QI e a memória, pelos jovens. É uma planta que aumenta o vigor e fortalece o sistema imunológico. É também usada como um medicamento natural para proteger o organismo contra gripes e resfriados. Também é usada para limpar abcessos ulcerativos e feridas. É usada há mais de 2.000 anos justamente para isso, fortalecer o sistema imunológico e QI desde aquele tempo. Mas diz-se, da historia dessa planta, que há cerca de 5.000 anos ela já era usada. O imperador e sua família na sociedade medieval era que tinha o aval para usá-la porque ela era considerada a erva da longevidade. Só alguns tinham o direito de usá-la. Quem fosse pego na época usando essa planta sem ser da família do imperador poderia ser condenados à morte.

astragalo-especiarias - © Can Stock Photo Inc. / marilyna
Astragalo e outras especiarias (Astragalo marrom-escuro à direita).

Apesar de o conhecimento científico ter se revolucionado nos últimos anos, fazendo com que o modo de uso das plantas tenha mudado, essa planta ainda continua sendo eficaz para os mesmos fins. Por exemplo: antes, pela falta de conhecimento sobre determinada planta, usava-se antigamente contra certos tipos de doenças e nos dias atuais muda-se seu uso por causa do conhecimento que se obteve de que a planta não era eficaz contra tal doença e sim contra outras diferentes. Aconteceu muito isso ao longo dos anos com várias espécies, mas não foi assim com o Astragalo. Sempre se usou ele para revigorar o organismo e estudos provam que ele é sim eficaz para fortalecer o sistema imunológico. A medicina daquela época estava certa. É muito fácil de conhecer a planta medicinal Astragalo. Suas folhas são verdes, divididas em pares e com aspecto redondo/oval. Em cada caule pode ter cerca de 15 folhas. Essa plana cresce até 1 metro e espalha-se por cerca de 40 cm. Ela é membro da família das ervilhas, dá pra se perceber pela semelhança entre uma planta e outra.

astragalo-astragalus-membranaceus - © Can Stock Photo Inc. / tberlund
Ilustração de uma planta Astragalo – Astragalus membranaceus

Ação no organismo
Anti-espasmódica (reduz os espasmos – aqueles tremores que acontece no corpo). Anti-inflamatória. Anti-estresse. Diurética (estimula a produção de urina, bem como a eliminação). Colagoga (estimula a produção do leite materno). Bactericida. Tem ação contra o câncer. Dá vigor (revigorante). Energética. Fortalece o sistema imunológico. Estimula o sistema nervoso. Reduz a glicemia. Reduz a pressão sanguínea. O Astragalo contém pequenas quantidades de uma substância que reativa a telomerase, fazendo com que o processo de envelhecimento do ser humano seja mais lento (pois quando envelhecemos é porque essa enzima não está sendo mais produzida de modo suficiente). E é boa pra qualquer tipo de fraqueza no organismo.

Na Culinária
Seus usos culinários são variados, podendo ser usados em sopas para adicionar componentes medicinais (leia-se reforçar a sopa) e combinado com algumas leguminosas como cebola e alho (porque ela também é das leguminosas).

Propriedades medicinais
Isoflavonas (compostos orgânicos de origem vegetal que tem efeito estrogênico – que tem certa semelhança com hormônios estrogênicos encontrados nas mulheres.) Esteróides Flavonoides (compostos bioativos anti-oxidantes – encontrado principalmente em frutas, legumes e verduras). Saponinas (uma substância amarelada amargosa que tem ação antiviral e anti-fúngica) Polissacarídeos Asparagina.

Como fazer / usar:
Se você não quiser fazer tinturas, chás, infusões ou decocções, pode comprar as cápsulas em farmácias ou até mesmo pela internet. Elas são usadas mais como tônico e revigorante para o organismo. Pode fazer um chá forte chamado decocção (veja aqui como fazer uma decocção) que geralmente é feito junto com outras ervas. Se usado com o Ginseng (Ginseng panax) pode ser eficaz contra a fadiga e se usado com Angélica (Angelica sinensis) pode ser eficaz contra cansaço ou após uma perda excessiva de sangue. Use 9 gramas do Astragalo para isso. Já a tintura feita com o Astragalo pode ser eficaz para combater suor excessivo, estafa, fadiga e fortalecer organismos fracos suscetíveis a infecções. Tomar 60 gotas (40 para pessoas mais novas) da tintura feita com o Astragalo 3 vezes por dia.

Cuidados no uso
Ela pode ter interação com drogas usadas para o sistema imunológico. Muito cuidado ao usar o Astragalo se está fazendo uso disso.

Como Plantar
As melhores condições para plantar o Astragalo é plantar em um local ventilado e que dê sol direto. Plante em solo Alcalino (verifique este post para estudar seu solo). Regue apenas o solo quando ele estiver seco. Para a planta “pegar”, raspe suas sementes usando uma lixa fina. Plante a 1 cm de profundidade e deixe um espaço de 12 centímetros entre uma e outra. Colha suas raízes quando ela tiver 4 anos de idade, e não quando ela estiver nova demais. Aqui no Brasil não é comum encontrar ela na natureza. Só na Mongólia, China e alguns outros Países Asiáticos. Antes de usar o Astragalo ou dar para alguém usar, verifique se a pessoa está em um estágio grave de infecção. Prefira não dar a ela esta planta medicinal nestas condições.

fonte: http://portalvegetal.com/plantas-medicinais/astragalo-astragalus-membranaceus-sistema-imunologico
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário