sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Azevinho: Planta medicinal

ILEX Aquifolium-Planta Medicinal
Plantas Medicinais P42
NOME; ILEX Aquifolium
FAMÍLIA; Aquifoliaceae
Outros Nomes, Pica-folha, Espinheira, Visqueiro, Pica ratos, Espinho de Cristo, Acebo (espanhol), houx (francês),HollY tree (inglês), Agrifoglio (Italiano), Stechpalme (alemão)
Componentes; ; Taninos, flavonoides, ácidos, resina, Ilicina (amargo), alcalóides, antocianinas,
Propriedades, Diuréticas, distúrbios hepárticos, sudoríficas, febrifugas, antiatriticas, analgésicas, reumáticas, bronquite, etc

Recomendação; As ervas são perigosas quando tomadas em excesso, ou aplicadas indevidamente, tome cuidado, ( grávidas devem ter muito cuidado com os chás ou absterem-se de o tomar.
É intenção deste blog dar a conhecer, apenas a informação do relacionamento que tenho com as plantas, e transcrever as minhas observações, assim como colher informações de pessoas que fazem uso das plantas para determinadas enfermidades, o que pode não coincidir, de uma forma generalizada, dependendo das regiões e costumes, tento descobrir e pesquisar, neste âmbito, não quero que seja interpretado como receituário, agradeço todas as informações que me possam enviar, em prol do bem do conhecimento.


Nesta Quadra Natalícia, vou escrever sobre esta planta, que nesta altura é muito procurada, para ornamentar as nossas casas, sobrepondo-se com relevo preferencial sobre todas as outras. Esta planta prolifera abundantemente aqui no Minho, sendo o seu melhor habitat os locais sombrios e húmidos, das matas vegetativas, ela adormece debaixo das árvores em especial dos carvalhos, mas também saboreia os raios de sol filtrados pela ramagem, crescendo lentamente podendo atingir os dez metros de altura, inunda-se de ramagem verde no sopé da haste dominante. As folhas alternadas de face verde brilhante e contra face ligeiramente mais claro, pecioladas, com contorno irregular e espinhosas, as flores, aglomerados de cor branca, inalam um perfume agradável, os frutos são vagas vermelhas agrupadas entre as folhas, perfazendo no seu conjunto uma atractiva beleza que sobressai, pelo contraste das suas cores, à medida que a planta vai envelhecendo, os frutos vão aumentando e as folhas vão-se tornando ovaladas e menos espinhosas. Esta Planta, além de muito solicitada, presencialmente nas nossas habitações, porque é sinónimo de prosperidade e felicidade nos nossos lares, é sobretudo, muito utilizada pelos nossos antepassados, como planta medicinal, cujos conhecimentos sobre a mesma, já vem do tempo dos celtas, que a utilizavam para determinados fins, em especial, estados febris, pois tinham conhecimento, que os princípios activos desta planta, eram facilmente absolvidos através da pele.

As partes utilizadas da planta, são as folhas, casca, e rizomas. O fruto é tóxico. Mas em quantidade apropriada poderia servir de purgante, os caroços tostados dizem que se pode fazer uma bebida com sabor a café, não tenho vontade de experimentar.
A Infusão , das folhas, casca e rizomas desta planta, que poderá ser 20g a 30g, para um litro de água alivia a febre, cólicas, dores de estômago, intestinos, histeria. O azevinho, como muitas outras árvores. Há quem diga que são plantas de um só sexo (monoicas), eu deduzo, que sejam dióicas, conheço árvores adultas que nunca deram fruto, é óbvio, que sejam as fêmeas que dão flor e fruto, no quintal existe um azevinho Ilex aquifolium variegata, costuma dar flor, mas nunca deu fruto. Diz-se que a madeira de azevinho é muito boa para trabalhos de marcenaria, embora conheça árvores com considerável espessura, mesmo sendo um apaixonado desta are, não me passa pela minha cabeça sacrificar uma árvore destas, que demora muitos anos a criar, além de que, é uma planta protegida, devemos sim, reproduzi-la nos nossos quintais, eu tenho várias, é muito interessante




por J. Alves às 16:22


IMPATIENS WALLERIANA-Planta Medicinal

Plantas Medicinais P41
NOME; Impatiens Walleriana
FAMÍLIA;Balsamináceae
Outros Nomes, Alegria do Lar, Maria sem vergonha, beijinhos, , não me toques etc.
Componentes; ; mucilagem,
Propriedades, emoliente, calmante



Já algumas vezes tive ocasião de demonstrar, que muitas plantas que enfeitam os nossos jardins, como plantas paisagísticas e ornamentais, pelas características expressivas, do seu visual, deslumbrante das cores das folhas, ou do seu porte personalizado, que chama a atenção do nosso olhar, ou o perfume característico, que nos cativa e prende os sentidos para uma desmesurada admiração. 

Quando essas plantas de flores de cores berrantes e atraentes tem um valor acrescido com propriedades medicinais a minha admiração multiplica-se (n-x), e o meu cuidado é mais atento para que a planta não se perca, levo muito a sério este valor acrescido, o que escrevi até agora, ajusta-se perfeitamente com a impatiens walleriana, pois tem todos estes predicados e no tocante a outros valores como planta medicinal, é-lhe imputada várias propriedades, cujas essências nela contidas tem utilidades para nós humanos. 

È uma planta perene, hastes frágeis, dá-se bem em clima tolerado, propaga-se, por sementes e por estacas, gosta de locais sombreados, como o sopé das árvores, absolve bem os raios solares indirectos com princípios activos, que gere uma boa nutrição com dieta apropriada para crianças convalescentes e pessoas de idade. As raízes trituradas, além de nutritivas, acalmam o stress e podem misturar-se em bebida, ou com outros cereais pode fazer-se pão. 

Não se deve confundir o nome de Maria sem vergonha (nome pelo qual é mais conhecida no B Brasil, em Portugal é mais conhecida por Alegrias do Lar) com a vinca que tem características completamente diferentes desta planta, mas que também é conhecida por esse nome. Impatens, existem mais de 500 espécies, anuais ou perenes com muita diversidade de cores, esta planta é oriunda da África nomeadamente de Moçambique

por J. Alves às 00:44
fonte:http://observancias.blogs.sapo.pt/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Suco para diabetes

Existem dois tipos de diabetes, a tipo I; insulínica, doença metabólica causada pela deficiência do hormônio pituitário, provocando danos à glândula pituitária e produzindo quantidades anormais de urina. Ocorre com maior frequência em crianças e jovens.
O segundo tipo é a diabetes não-insulínica dependente ou do tipo II, que resulta da quantidade de produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. Noventa por cento dos casos estão relacionados à obesidade. O organismo fica incapaz de utilizar a glicose e os principais sintomas são: urina freqüente, sede excessiva, fraqueza e perda de peso, além de cicatrização lenta de feridas, formigamento, dormência dos pés, em conseqüência da má circulação.
O diabetes não tem cura, mas pode ser perfeitamente controlado por meio da alimentação e remédios.

Suco vegetal para diabetes Tipo II (não-insulinica)
5g de pata de vaca
5g de insulina vegetal
1 copo de água mineral

Modo de preparo: Fazer o chá por infusão e tomar duas vezes ao dia.

Dose recomendada: tomar três vezes ao dia.

Principais elementos químicos
A pata de vaca, pesquisada pela Escola Paulista de Medicina, tem sua ação como antidiabética comprovada, ajudando a baixar o nível de glicose no sangue. É exatamente em suas folhas que está oculto o segredo desta planta extraordinária.
Insulina vegetal: é uma das mais eficientes plantas medicinais para hiperglicemia, em virtude de seu princípio ativo inulina, que ajuda o pâncreas a produzir mais insulina, estabilizando o açúcar no sangue.

fonte:100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Ruibarbo – Propriedades Medicinais

O ruibarbo (Rheum palmatum) é uma planta comestível bastante utilizada como fitoterápico. Originária da Ásia, tem sido usado como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na medicina chinesa. Ela começou a ser utilizada como alimento por volta do século XIII, quando chegou à Grã-Bretanha. Ainda hoje é nessa região que se produz e consome a maior parte do ruibarbo.

Só os talos são comestíveis. As folhas não devem ser consumidas, pois têm forte concentração de ácido oxálico, nefrotóxico e corrosivo. De acordo coma medicina popular, o ruibarbo é digestivo, estimulante do fígado, estomáquico e laxante. Por isso, é indicado para atonia gástrica acompanhada de prisão de ventre.

Segundo alguns especialistas não é recomendável para quem tenha cálculo renal ou gota devido a seu alto teor de oxalato (devido aos 10% de taninos presentes). Além disso, seu consumo pode dificultar a absorção de ferro pelo organismo, o que deve ser observado por quem utiliza a planta na alimentação.
(Fonte: Wikipedia)

Ruibarbo
ruibarbo-da-china
ruibarbo-palmado
ruibarbo-do-campo
Propriedades:


laxante
estomáquico
digestivo
estimulante do fígado
adstringente
anti-helmíntico
antibacteriano
anti-inflamatório
anti-séptico
tônico estomacal


Por causa dessas propriedades, o ruibarbo é indicado para:

prisão de ventre
amenorreia
coágulos no sangue
diarreia
vermes
queimaduras
menopausa
hemorroidas

Precauções
O ruibarbo, com foi dito, deve ser evitado por pessoas com cálculo renal e gota. Mulheres grávidas ou em período de amamentação necessitam ter atenção em relação ao consumo da planta.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/ruibarbo-propriedades-medicinais/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Benefícios do boldo

Nossas avós já sabiam: o chá de boldo é um remédio caseiro eficiente. A planta, conhecida cientificamente como Plectranthus barbatus, possui diversas propriedades medicinais, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento da digestão.

O chá é a forma mais comum de utilização medicinal do boldo, mas também possível usar o extrato das folhas diluído em álcool para uso externo.

O gosto amargo da planta estimula o apetite. Além disso, o boldo atua no sistema nervoso central e, por isso, tem efeito calmante. Pesquisas recentes ainda mostram que o boldo pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois funciona como diurético e ameniza a ansiedade.


Propriedades Medicinais
O boldo pode ser utilizado em várias enfermidades, como:
Má digestão;
Azia;
Cólicas;
Ressaca;
Gastrite;
Falta de apetite;
Gases;
Insônia;
Ansiedade;
Problemas de fígado.

Como Usar
O preparo do chá de boldo é muito simples. Você vai precisar de:
1 colher (sobremesa) de folhas de boldo picadas
1 xícara (chá) de água
Basta ferver a água e despejar sobre as folhas de boldo. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por 10 minutos, coe e tome em seguida. A dica é tomar até 3 xícaras do chá por dia e não exceder essa quantidade.

Contraindicações
Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados a serem tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-do-boldo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Benefícios do café

O cafezinho está muito presente no dia a dia dos brasileiros. Prova disso é que quase todas as famílias têm uma garrafa térmica em casa e a vários estabelecimentos oferecem a bebida como cortesia para seus clientes. Atualmente, estima-se que cada brasileiro consuma uma de 1.200 xícaras de café por ano. Que ele é adorado não restam dúvidas, mas será que o café faz bem à saúde?
O assunto é polêmico, porque existem estudos que mostram que a cafeína pode ser prejudicial e outros que apontam as propriedades benéficas da substância. Porém você não precisa ficar confuso porque o segredo está na quantidade: na medida certa, o café faz bem, exceto em alguns casos muito específicos.

Propriedades da Cafeína
A principal substância ativa encontrada no café é a cafeína. Você já deve ter ouvido falar que ela é estimulante, ou seja, ativa o funcionamento do sistema nervoso. Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo da situação. Quem quer se manter acordado, por exemplo, pode recorrer ao café para se sentir mais ativo. Já quem sofre com a insônia deve passar longe da bebida, principalmente à noite.

Alguns benefícios relacionados a ingestão de cafeína são:
Ajuda no emagrecimento;
Combate à depressão;
Melhora digestão;
Reduz a bronquite asmática;
Estimula as funções cerebrais.

Por outro lado, existem também os malefícios:
Taquicardia;
Perda de sono;
Escurecimento dos dentes;
Problemas gastrointestinais.

Recomendação
Os especialistas recomendam a ingestão de 150ml a 200ml de café diariamente (3 ou 4 xícaras pequenas). O ideal é que essa quantidade seja distribuída ao longo do dia em pequenas porções, preferencialmente pela manhã e na parte da tarde. Como o café rouba nutrientes do que comemos junto com ele, é importante não consumi-lo durante as refeições, mas sim 30 minutos antes ou depois de comer. O hábito de tomar 1 xícara de café logo após o almoço deve ser evitado.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-do-cafe/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Porangaba: Chá depurativo

O verbo “depurar”, de acordo com o Dicionário Priberam, significa remover impurezas, sujidade ou imperfeições; tornar puro. 

No universo da medicina natural, a palavra “depurativo” está relacionada ao processo de limpeza do organismo, sobretudo por meio da filtragem do sangue.

Assim, o uso de plantas ou ervas com propriedades depurativa pode promover diversas melhorias ao corpo humano. Um deles é eliminação de toxinas, que causam inchaço, problemas de pele e ganho de peso. A receita do chá depurativo combina várias plantas medicinais que estimulam o funcionamento dos rins e, por isso, ajudam no processo de depuração. Veja como preparar.

Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de alcachofra
1 colher (sopa) de porangaba
1 colher (sopa) de sene
1 litro de água

Modo de Preparo:
Junte as três ervas com água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e deixe abafado por 10 minutos. Depois desse tempo, o chá já estará morno. Basta coar antes de consumir.

Posologia
Beber de 3 a 4 xícaras do chá diariamente, durante um período máximo de 2 semanas.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-depurativo/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142