quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Benefícios do chá de Guiné

Planta Guiné - Foto: Reprodução

Uma das plantas mais perigosas nativas do Brasil é a Guiné, também conhecida como Eva de pipi, Tipi, Tipi Verdadeiro e Amansa Senhor, seu nome científico é Petivea alliacea. Suas folhas são lisas e sem recortes nas laterais.

É uma planta com fortes propriedades medicinais, ajuda principalmente na cura de dores de garganta e inflamações do corpo.

Essa planta pode ser usada para os mais variados tipos de tratamento, devido as suas características anti-inflamatórias e analgésicas. Alivia dores de dente e serve para combater inflamações bucais, como as tão temidas dores de garganta. Além disso, caso você tenha sofrido alguma batida e o local tenha ficado roxo, faça compressas com o chá, ele ajuda com inflamações e acelera a cicatrização.

Para aliviar a dor de dente faça gargarejo de duas a três vezes por dia e misture o chá com água. Para curar a dor de garganta faça esse procedimento de três a quatro vezes.

Caso o objetivo seja o tratamento de reumatismo ou inflamações na pele, o chá deve ser aplicado sobre as áreas desejadas, em forma de lavagens e compressas. O mesmo deve ser feito para dores musculares intensas, de duas a três vezes ao dia.

O modo mais comum de se obter a Guiné é adquiri-la em lojas naturais e farmácias de manipulação. Normalmente a planta já vem moída e pronta para o preparo. Ela também pode ser encontrada em folhas, recomendado para o preparo do chá e em sementes. É importante manter as plantas em um lugar arejado.

Contra indicações
A ingestão desse chá não é indicada sob nenhuma hipótese. A planta é tóxica e seu consumo implica em alucinações, apatia, alteração do sistema nervoso e insônia. Além disso, ela tem umas propriedades que a fazem diurética causando extremo desgaste dos rins e provocando uma desidratação corporal.
Essa planta é especialmente contra indicada para mulheres, pois tem efeito abortivo e pode causar a infertilidade em casos extremos.

Quanto ao seu uso externo não possui nenhuma contra indicação, tendo vários de seus benefícios comprovados. Antes de usar essa planta é recomendável que um médico seja consultado.

Como fazer chá de Guiné
O chá de Guiné pode ser usado para fazer gargarejo e compressas. Nunca consuma o chá.

Chá de Guiné - Foto: Reprodução

Em uma chaleira com 1 litro de água fervente, coloque duas colheres de sopa da folha picada. Deixe o chá tampado por 5 a 10 minutos. Espere esfriar.
A raiz também pode ser usada para fazer o chá. Apenas substitua a medida da folha pela medida da raiz.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-cha-de-guine/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário