quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Chá de Cominho

Sementes do cominho

O cominho (Cuminum cyminum) é conhecido no mundo inteiro como condimento. Por ter sabor e aroma bastante característicos, as suas sementes são usadas para temperar queijos, carnes, peixes, caldos e legumes. Elas também são usadas para preparar o curry, mistura de especiarias bem comum nos países asiáticos, principalmente na Índia.

No que diz respeito às propriedades nutricionais, podemos destacar que a semente do cominho é fonte de ferro, fósforo e vitamina E, além de conter importantes substâncias antioxidantes. Por isso, a semente auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e também tem papel importante na formação de enzimas pelo organismo.

Devido a essas características, o cominho ajuda a desintoxicar o organismo, pois estimula o funcionamento do fígado (que elimina as toxinas). Por estimular a produção de enzimas pelo pâncreas, o cominho contribui para a digestão e facilita a absorção dos nutrientes durante esse processo. Graças aos antioxidantes, a semente também previne o envelhecimento celular precoce e pode evitar a formação de tumores.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados tanto no consumo da semente como condimento, quanto no preparo do chá. A receita abaixo é indicada, sobretudo, para quem tem problemas de digestão. Siga as instruções de preparo corretamente.

Você vai precisar de:
2 g de sementes de cominho
1 xícara (chá) de água fervente

Modo de Preparo:
Antes de ferver a água, esmague as semente de cominho até que estejam bem quebradas e trituradas. Depois leve a água ao fogo e desligue quando começarem a se formar as primeiras bolhinhas. Acrescente as sementes de cominho esmagadas, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos.

Posologia
Beber 1 xícara do chá 30 minutos antes das refeições principais para melhorar a digestão ou em pequenas porções ao longo do dia para outros benefícios.

Precauções
Por ser abortivo, o chá deve ser evitado por mulheres grávidas. A infusão também não pode ser consumida por crianças muito pequenas. Em excesso, o cominho se torna tóxico para o organismo. Portanto, não exagere no consumo e siga corretamente as instruções de preparo. Lembre-se também de sempre consultar um médico ao fazer uso de tratamentos naturais.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-cominho/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário