quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cana de Macaco – Propriedades Medicinais

A Costus spicatus é uma planta bastante conhecida por suas propriedades medicinais. Popularmente ela é chamada de cana-de-macaco ou cana-do-brejo. Pelo que se sabe, os caboclos de regiões brejeiras do Brasil foram os descobridores dos benefícios da planta comum nos brejos e beiras de rio. De acordo com a tradição popular, a cana-de-macaco pode ser usada para tratar dores, edemas e contusões, além de outros problemas de saúde.
O nome “cana” é explicado pela forma das hastes, que são eretas e podem chegar a 2 metros de altura, uma espécie de cano. Essa cana tem cor verde clara e folhas espiraladas. As flores que nascem da planta possuem cores diversas. Quase todas as partes da cana-de-macaco podem ser usadas no preparo de medicamentos como chás, decocções e cataplasmas indicados para enfermidades variadas.

Nomes Populares

cana-do-brejo

cana-do-mato
cana-branca
caninha-de-macaco
canarana
cana-roxa
Cana de Macaco

Folhas e flor da cana-de-macaco

Propriedades

Acredita-se que a planta tenhas propriedades:
antidiabética
anti-inflamatória
antirreumática
aperiente
calmante
depurativa
diurética
e tônica
Por isso, ela indicada para pessoas que sofrem com diversas enfermidades, tais como: amenorreia, cálculo nos rins, cistite, corrimentos, dificuldade para urinar, problemas na bexiga e uretrite. A cana de macaco também serve para tratar alguns tipos de inflamação, inchaços, contrações, dores musculares e contusões.

Formas de Uso
Para dores, o ideal é usar o cataplasma da cana-de-macaco. Para tanto, use as hastes secas da planta para fazer um pó que deve ser aplicado com um pouco de água morna sobre as regiões atingidas.

A decocção é feita com os rizomas da planta. Utilize 50 gramas para cada litro de água. Leve para ferver e depois que começar a borbulhar mantenha cozinhando em fogo baixo por até 10 minutos.
O chá pode ser preparado com as folhas e hastes frescas da caninnha-d0-brejo. A medida é de 20 gramas para cada litro de água. Verta a água sobre a planta, abafe e espere amornar. O ideal é tomar de 4 a 5 xícaras por dia.

Outra forma de consuma é o sumo. Dilua 5 gotas do sumo concentrado das hastes da planta em 1 colher (chá) de água filtrada e tome de 2 em 2 horas durante todo o dia.

Precauções
Mulheres grávidas ou em período de lactação não devem utilizar nenhuma das receitas mencionadas anteriormente, salvo quando forem prescritas pelo médico. O consumo da cana-de-macaco não pode ser prolongado, pois pode levar ao aparecimento de problemas. Para não correr riscos, o mais adequado é procurar um especialista antes de fazer uso da caninha ou de qualquer outra planta.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário