quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Calêndula: Propriedades medicinais e usos


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de queremos contar tudo o que você precisa saber sobre a calêndula e como você pode utilizá-la no seu dia-a-dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades.

Originária do sul da Europa é uma planta herbácea ornamental e medicinal, de fácil propagação e apreciada por suas cores brilhantes (de amarelo intenso ao laranja). As flores são compradas no mercado como um enfeite, mas também é uma planta medicinal e desempenha uma função importante para o controle de pragas na agricultura orgânica e biodinâmica.

Propriedades medicinais: atua como antisséptico, adstringente, fungicida. Regula a digestão, previne a acumulação de ácido úrico e ajuda a combater os gases gastrointestinais; cicatriza feridas infectadas, regulador menstrual, estimula a produção de bile.

É de grande utilidade em muitas doenças da pele, desde assaduras em bebês, tumores, até feridas, facilitando a cicatrização.

É utilizada para o tratamento de queimaduras (creme) e úlceras varicosas.

Boa para tratar os golpes, madurar abscessos utilizando-a em forma de fomento quente com um chá concentrado (30 gramas por litro de água fervendo).

Como usar a calêndula:
• infusão: (2-3 gramas por xícara de água fervendo). Por sua ação antisséptica impede fermentações intestinais e gases. Favorece a eliminação do ácido úrico e regulariza o ciclo menstrual das mulheres reduzindo as dores do período de transtornos da menopausa, cólicas menstruais. Tome um copo diário cerca de uma semana antes da menstruação. No gargarejo é boa para as amígdalas inflamadas (amigdalite).

• Tintura: problemas de estagnação hepática, incluindo indigestão e distúrbios menstruais.

• Compressas: aplica-se uma compressa embebida na infusão sobre a ferida que demora a cicatrizar e nas úlceras varicosas.

• Pomada: com manteiga de cabra ou azeite de oliva e ceramida. Utiliza-se para qualquer problema de inflamação ou ressecamento da pele, eczema seco, mamilos doloridos na lactação, escaldões e queimaduras solares. Muito boa também para o reumatismo, dores musculares, dor nas articulações, e todos os tipos de feridas.

• Azeite em infusão: para frieiras, hemorroidas e capilares rompidos.

Cultivo e colheita: a calêndula é de fácil cultivo, as sementes são plantadas em um local ensolarado.

Para uma boa produção de flores recomenda-se plantar em pleno sol durante o mês de agosto. Até o final da estação chuvosa, as plantas começaram com sua produção de flores, podendo ser colhidas a cada três ou quatro dias, assim estimula-se sua floração.

Convém integrar a calêndula ao cultivo de legumes e frutas, pois o seu cheiro distraí e afasta muitas pragas.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário