quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Feijões Verdes: Propriedades e benefícios


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem nos oferecer. No artigo de hoje queremos destacar os muitos benefícios e propriedades dos feijões verdes para a saúde.

Feijões verdes, ricos em vitaminas, aminoácidos e minerais fornecem poucas calorias e fibras. Consumir feijões verdes tem uma ação anti-inflamatória e é benéfico para o coração. Em Saúde Dicas te contamos mais sobre as propriedades e benefícios dos feijões verdes.

Propriedades e benefícios do feijão verde:
Ricos em nutrientes saudáveis. Os modestos feijões verdes têm muitas propriedades saudáveis. Têm poucos hidratos de carbono, fibras, minerais como potássio, fósforo, ferro, magnésio, cromo. Você sabia que os feijões verdes são ricos em vitamina K? A vitamina K é essencial para ter ossos fortes.

Os feijões verdes também têm pró-vitamina A, vitamina B6, B2 e vitamina C.

Ação anti-inflamatória. Os feijões verdes têm vitamina C e betacaroteno, substâncias que possuem efeitos anti-inflamatórios. Além disso, estas substâncias são benéficas para o sistema imunológico. Os feijões verdes são benéficos na dieta de pessoas que sofrem de osteoartrite, asma ou artrite reumatoide, assim como quando se tem doenças infecciosas como a gripe, resfriados, otites.

Proteção cardiovascular. Os feijões verdes têm propriedades benéficas para proteger o coração. As vitaminas A e C têm um efeito antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pela oxidação. O consumo de 200 gramas de feijões verdes assegura 20% das necessidades de vitamina C e 17% das necessidades de vitamina A.

Os feijões verdes têm magnésio e potássio que são minerais que junto ao exercício físico ajudam na redução da pressão arterial.

Prevenção do câncer de cólon. Graças à vitamina C e o betacaroteno, os feijões verdes têm propriedades na prevenção de câncer de cólon. Protegem o cólon da ação prejudicial dos radicais livres, previne os danos no ADN e as mutações na estrutura das células do cólon.

Os estudos realizados mostram que as pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina C, betacaroteno e ácido fólico tem um risco muito menor de câncer de cólon.

Fonte de ferro. Os feijões verdes têm duas vezes mais ferro que o espinafre. Mulheres que buscam uma gravidez, grávidas, mulheres que amamentam. Crianças, adolescentes. Os feijões verdes são uma maneira saudável de consumir ferro.

Benefícios para a memória. Os feijões verdes são ricos em vitamina B1 ou tiamina, esta vitamina participa nas reações enzimáticas que produzem energia e desempenha um papel importante na estimulação das funções cognitivas. A vitamina B1 é necessária na síntese de acetilcolina, um neurotransmissor necessário para a memória, cujo déficit está associado com o aparecimento da doença de Alzheimer.

Propriedades diuréticas. Os feijões verdes têm água em sua composição, o que os torna um alimento diurético e depurativo.

Existem muitas receitas saudáveis com feijões verdes. Você pode consumi-los em saladas como acompanhamento de peixe ou carne. Sem sopas e cremes, na berinjela, ou provençal ou com presunto.

Dicas para cozinhar os feijões verdes:
Se você vai cozinhar feijões, porque como você já viu são muito benéficos para a saúde em geral, certamente estas dicas vão ser pérolas para aprender um pouco mais sobre eles.

Leve em conta que os legumes não engordam. Ao contrário do que se diz popularmente, os legumes costumam fornecer uma média de 80 calorias por cada 25 gramas de peso, de modo que quando se diz que engordam em geral se deve aos alimentos extras que adicionamos que faz, com que sem dúvida, se convertam em uma refeição mais calórica do que realmente é.

Fornecer para sua dieta diária feijões é uma excelente escolha, mas você não conseguirá fornecer todos os nutrientes que precisa, de modo que terá que combiná-lo com outros cereais ou frutos secos.

O ideal, no momento de cozinhar legumes como os feijões é que os deixe de molho por um tempo. Se tiver possibilidade de deixá-los uma noite inteira (cerca de 12 horas) notará no dia seguinte como o sabor é completamente diferente do que o que se prepara rapidamente no calor. A água que você usa para eles, deve ser uma água que esteja fria, muito melhor se for à água que você tem na geladeira e usá-la para eles.

O cozimento dos feijões deve ser feito com fogo moderado ou muito baixo, caso contrário você corre o risco de que eles possam chegar a se romper e, portanto, percam todas as suas propriedades gerais.

Se posteriormente você vai adicionar outros tipos de ingredientes ao prato, é bom colocar partes deles, enquanto os feijões estiverem cozinhando, ou seja, se você tiver que adicionar um pouco de cebola ou tempero é bom fazer isso enquanto estiverem cozinhando na água.

No caso de que você ache que o sabor dos feijões é um pouco forte, uma boa opção é dar-lhes uma fervura por cerca de cinco minutos prévios e, posteriormente, enxague para colocá-los de volta na água fria.

Se você adicionar água durante o cozimento lembre que a água sempre deve ser água fria.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário