domingo, 8 de maio de 2016

Damiana: Todos os benefícios e propriedades desta planta


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios, propriedades e contraindicações do uso da Damiana, assim como você pode utilizá-la no seu dia-a-dia tirando o máximo proveito dos seus benefícios e propriedades.

A Damiana é uma planta conhecida principalmente por dar energia ao organismo. Também tem outras propriedades tal e como explicamos a seguir. Em Saúde Dicas, Damiana: Todos os Benefícios e

Propriedades da Damiana:
A Damiana é um arbusto silvestre que cresce no México, América Central e Caribe. A folha e caule são utilizados para a medicina. Historicamente, é usada principalmente para aumentar o desejo sexual, assim como aumentar a vitalidade e a energia, mas também conta com outras propriedades.

Esta planta pode ser também utilizada para tratar a dor de cabeça, para a depressão, para aliviar o estômago e constipação; assim como para a prevenção e tratamento de problemas sexuais; promover e manter a resistência física e mental; e como afrodisíaco.

A Damiana contém substâncias químicas que podem afetar o cérebro e o sistema nervoso, de modo que seus usos embora benéficos envolvam, às vezes, determinados riscos, que veremos mais tarde.

Benefícios da Damiana:
O principal benefício da Damiana além de diurético, seria que serve para provocar excitação nas zonas erógenas, já que permite despertar o apetite sexual das pessoas que a tomam.

O Que é Damiana:
A partir dos benefícios e propriedades mencionados, podemos dizer que a Damiana serve para todos esses tratamentos:

Problemas sexuais: Algumas pesquisas sugerem que tomar um produto de combinação específica que contém Damiana, L-arginina, ginseng americano, ginseng, ginkgo, vitaminas e minerais poderia melhorar a satisfação sexual, aumentar a frequência de orgasmo, e reduzir o ressecamento vaginal em mulheres com problemas sexuais que estão interessadas em melhorar sua vida sexual.

Perda de peso: Algumas pesquisas sugerem que tomar um produto de combinação específica que contém Damiana, guaraná e erva-mate poderia reduzir o peso corporal em pessoas que tem sobrepeso.

Dores de cabeça.
Depressão.
Nervos estomacais.
Prisão de ventre.
Aumenta a resistência física e mental.

Vantagens da Damiana:
A Damiana tem uma vantagem de efeito rápido após o consumo. Diz-se que meia hora depois ter sido tomada pode fazer efeito, de modo que os homens tomam para ativar seu desejo sexual com bons resultados.

Efeitos Colaterais da Damiana:
É uma planta segura quando tomada por via oral em quantidades que comumente se encontram nos alimentos. É menos segura, no entanto, quando tomada por via oral em quantidades medicinais, mas tem havido efeitos secundários graves. As convulsões e outros sintomas similares à raiva ou envenenamento por estricnina foram relatados depois de tomar 200 gramas de extrato de Damiana.

Outros efeitos secundários que podem causar esta planta seriam um aumento da irritabilidade intestinal, assim como produzir alterações do ritmo cardíaco.

Contraindicações da Damiana:

Gravidez e Lactação: Não há informações confiáveis suficientes sobre a segurança de tomar Damiana se você estiver grávida ou amamentando. Não é aconselhável tomá-la nestes casos.

Diabetes: A Damiana poderia afetar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. É preciso estar atento aos sinais de baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia) e controlar o açúcar no sangue com cuidado se você tem diabetes e está usando Damiana.

Cirurgia: Como a Damiana parece afetar os níveis de glicose no sangue, existe a preocupação de que poderia interferir com o controle de glicose no sangue durante e após a cirurgia. Pare de usar a Damiana pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Nervos: Tampouco é bom tomá-la em casos de síndrome do intestino irritável ou se você sofre de ritmo cardíaco irregular, como insuficiência cardíaca, arritmias, palpitações, transtornos do sono, nervosismo ou ansiedade.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário