quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cavalinha: Para que serve, propriedades e usos medicinais


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de queremos contar tudo o que você precisa saber sobre a cavalinha, para que serve, seus muitos benefícios para a saúde, assim como os seus usos medicinais e como tomá-la.

São muitos os benefícios da cavalinha. Tem um grande poder diurético, é uma das ervas mais recomendadas em dietas de emagrecimento e para eliminar líquido na menopausa, de modo que em Saúde Dicas te explicamos mais sobre para que serve a cavalinha: propriedades e usos medicinais.
Para Que Serve a Cavalinha: Propriedades e Usos Medicinais:

Antisséptica contém 35% de sílica o que a torna benéfica para as feridas, o fortalecimento dos ossos e as úlceras gastrointestinais, por isso há algum tempo se destaca com muitos benefícios para alguns tratamentos, especialmente aqueles que têm a ver com a retenção de líquidos e que veremos mais adiante em detalhes.

A cavalinha ou Equisseto arvense pertence a uma família de plantas que tem mais do que 300 milhões de anos. É uma erva perene que cresce em solo úmido e arenoso. Está estendida por todo o mundo. A cavalinha tem um elevado teor de sílica até 35%.

A sílica é um oligoelemento muito importante para o corpo humano. Ajuda os tecidos conjuntivos do corpo, ajuda à formação de colágeno, o colágeno atua como uma cola natural, permitindo que a pele e os tecidos musculares permaneçam juntos sem se soltarem. Ajuda a união das proteínas. A sílica promove o crescimento e a estabilidade do sistema esquelético.

A cavalinha também contém ácido silícico, taninos, flavonoides, entre outros compostos. Tem ação adstringente, diurética, anti-inflamatória, antisséptica, antifúngica, tônica, anti-hemorrágica, antioxidante.

Além disso, podemos listar muitos outros benefícios e propriedades que detalhamos a seguir, para que você se surpreenda e comprove que é quase uma planta “milagrosa” se levarmos em conta para tudo que pode ser aplicada.

Propriedades da Cavalinha:
Vejamos a seguir todas essas propriedades que têm a cavalinha de maneira específica e, além disso, inclusive mencionamos o modo como você tem que tomá-la para que seja benéfica para o seu tratamento e, finalmente, para sua saúde.

Ação diurética. A cavalinha é uma erva adstringente com uma poderosa ação diurética, considera-se uma das espécies de plantas com maior ação diurética. Você pode aumentar a micção em 30%.

Deste modo, podemos dizer que é especialmente indicada para o tratamento de retenção de líquidos, algo que pode afetar todos os tipos de pessoas, mas de grande interesse para aquelas que se encontram de dieta e que por causa da retenção de líquidos não veem os resultados desejados.

Ação emagrecedora. Esta planta é usada na maioria das infusões e preparações para perder peso. Seu grande poder diurético acredita-se ser devido à ação dos flavonoides e saponinas.

Benéfica em casos de cistite e aumento benigno da próstata. Sua ação é benéfica em casos de incontinência urinária e enurese.

Em edemas metabólicos e hormonais durante a menopausa sua ação diurética é eficaz.

Ação antisséptica. De acordo com a Universidade do Texas em El Paso, a cavalinha é benéfica no tratamento de infecções da pele devido às suas propriedades antissépticas. Uma infusão de cavalinha aplicada sobre as feridas pode favorecer a cura.

Em queimaduras ou irritações da pele aplique um pouco de cavalinha com uma gaze macia.

Ação benéfica contra a osteoporose. Embora ainda sejam necessárias provas substanciais, de acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Maryland Medical Center, seu alto nível de sílica pode ajudar na restauração de ossos enfraquecidos. Acredita-se que a sílica pode ajudar a aumentar a densidade óssea.

Existem estudos clínicos que asseguram que ossos quebrados ou fraturas conseguiram ser curados em menos tempo graças a tomar suplementos de cavalinha. Se a cavalinha é adicionada à dieta dos pacientes, encontrou-se uma redução na incidência de osteoporose.

Ação benéfica em feridas bucais, úlceras. A cavalinha pode ser tomada de forma interna para ajudar a parar o sangramento de úlceras, para controlar o sangramento menstrual excessivo. Usa-se como antisséptico bucal para fazer gargarejos e bochechos para melhorar o sangramento das gengivas.

Uma pesquisa recente na Rússia aparentemente mostrou que a cavalinha é eficaz na eliminação de acumulações de chumbo no corpo.

Ação benéfica para o tratamento do cabelo. Tratar o cabelo com cavalinha também é benéfico. Especialmente para as pessoas que têm problemas de caspa, já que lavar o cabelo com uma infusão desta planta pode fazer com que a eliminemos completamente.

Além disso, também é bom para fortalecer o seu crescimento e para o cabelo enfraquecido. É também ideal para recuperar o brilho.

Outras ações benéficas da cavalinha:
Junto com todo o exposto cabe adicionar que a cavalinha conta com muitas outras propriedades que são benéficas e que nos permitem tratar tudo isso também:

Combate a retenção de líquidos.
Fortalece não apenas o cabelo, mas também as unhas.
Remédio para pedras nos rins e bexiga.
Melhora as infecções urinárias (uretrite, cistite).
Serve para tratar a glândula prostática e evita a prostatite.
Ajuda a cicatrizar feridas.
Fortalece os capilares sanguíneos.
Detém hemorragias.
É um bom remédio em tratamentos de incontinência urinária.
Protege os tendões.
Em casos de decomposição ou de diarreia é muito eficaz.
É eficaz para a diarreia.
Combate a inflamação.
Também é utilizada para gengivite.

Usos da Cavalinha:
Depois de ter visto quais são as propriedades da cavalinha podemos ver agora como podemos usá-la, além de saber que pode ser tomada como uma infusão.

Outra maneira de tomá-la ou de aplicá-la é elaborando compressas com a infusão da planta e com estas, tratar doenças da pele, queimaduras, eczemas, dermatite, coceira, feridas ou fístulas.

Se o que queremos é reduzir ou eliminar as hemorroidas podemos preparar emplastros de cavalinha.

Com a infusão podemos fazer gargarejos de modo que possamos tratar a amigdalite e também podemos umedecer um cotonete ou um algodão, para tratar problemas de gengiva ou doença periodontal.

Se o que você deseja é manter um cabelo forte e saudável também vai ter que utilizar a infusão. Com ela você deve massagear o couro cabeludo e deixar agir durante pelo menos 20 minutos e depois enxaguar com abundante água fria. Você vai notar que, em poucos dias, o cabelo está mais forte e também eliminará toda a caspa, caso tenha.

Se você tem um jardim ou horta também pode tratar seus cultivos, já que com a cavalinha, pode combater o míldio, oídio, ferrugem, graças à sua ação antifúngica. Tudo que você tem a fazer é deixar a planta cortada macerando em água durante 48 horas.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário