quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Chás para diminuir o apetite e a fome


De que maneira os chás podem contribuir para o emagrecimento? Muitas ervas atuam no nosso organismo de modo benéfico, estimulando a perda de peso. Cada planta pode atuar de um modo diferente: umas melhoram a digestão, outras aceleram o metabolismo. Há ainda aquelas que reduzem a sensação de fome, fazendo com que comamos menos.

Isso não quer dizer, no entanto, que os chás por si só proporcionem o emagrecimento. É preciso que a pessoa esteja atenta à alimentação para que as ervas possam colaborar para a redução dos quilos indesejados. Abaixo, listamos algumas receitas que podem “enganar a fome”.

Chá de Carqueja
O chá de carqueja é conhecido pelo sabor amargo, mas pode se tornar um aliado da dieta. Além de ser diurético e, por isso, auxiliar na eliminação de toxinas, ele também ajuda a reduzir a sensação de fome. Para fazer o chá, basta utilizar 2,5 g da erva para cada xícara (chá) de água fervente. Despeje a água quente sobre a planta e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Depois coe e tome em seguida. O ideal é tomá-lo entre as refeições principais e antes de dormir.

Chá de Laranja Amarga
O chá preparado com a casca da laranja é outro auxiliar do emagrecimento. A substância conhecida como sinefrina acelera o metabolismo, promovendo a queima de calorias e gorduras. As fibras contidas na casca também são ótimas para regular a fome. O preparo do chá é simples: basta amassar a casca da laranja em um pilão até obter um purê. Coloque duas colheres (sopa) da pasta em 200 ml de água e deixe fervendo em fogo baixo por 20 minutos. Depois coe e tome diariamente.
Chá verde

De todos os chás conhecidos, o mais famoso em relação ao emagrecimento é o chá verde. Ele atua na digestão e na aceleração do metabolismo, além de dificultar a absorção de gorduras. Outra função importante do chá é inibir a produção de leptina, substância que causa a sensação de fome. Por isso, ele é super indicada para ajudar na dieta de perda de peso, seja na forma de chá ou de cápsulas.

O chá deve ser preparo com 1 colher (sopa) da erva seca e 1 xícara (chá) de água fervente. Depois de deixar a mistura em infusão por 5 minutos, basta coar e consumir. Importante: prepare o chá sempre que for tomar pois ele pode perder suas propriedades se for guardado ou reaquecido.

Redução do Apetite

Chá de Gengibre
Super benéfico para a saúde, o gengibre também vem ganhando fama como emagrecedor. O segredo está em sua função como termogênico. Isso quer dizer que ele estimula o funcionamento metabólico por elevar a temperatura do organismo. Além disso, assim como a casca da laranja, o gengibre contém pectina, que aumenta a sensação de saciedade. O gengibre é uma raiz com efeitos termogênicos, acelerando o metabolismo e auxiliando na perda de gordura corporal. Além disso, assim como a laranja, possui pectina, que ajuda na sensação de saciedade.

O gengibre não deve ser aquecido demais. Por isso, a água do preparo não pode ser fervente. Despeje 1 xícara (chá) da água quente sobre 1 colher (sopa) do gengibre ralado. Deixe descansar por 10 minutos, coe e tome frio ou morno. Confira também o chá de gengibre com canela.
Chá de Pau Tenente

O chá de pau tenente é tido como emagrecedor porque reduz a quantidade de gordura presente no organismo. Ele também estimula a digestão e controla a fome.

Para prepará-lo, é necessário usar 2 colheres (sopa) da casca para cada litro de água. Leve ambos ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois desse tempo, tampe a panela por mais 10 minutos. Coe em seguida e reserve para consumir ao longo do dia. O chá deve ser consumida na medida de 1 xícara (chá) 2 ou 3 vezes por dia.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário