sábado, 27 de agosto de 2016

Urtiga Verde: Benefícios e propriedades


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de hoje trazemos todas as informações que você precisa conhecer sobre as urtigas, assim como seus usos no dia a dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades.

A urtiga é considerada uma erva selvagem bastante comum, no entanto, tem muitos benefícios. Cresce em altura até metro e meio de altura e tem flores amarelas e verdes. Esta planta tem pelos com ácido fórmico, que é o que nos assusta quando entramos em contato com esta planta.

É temida e, por sua vez utilizada. Embora seja considerada como uma erva selvagem, tem se distinguido através da história como alimento, já que tem uma boa fonte de fibras, para medicamentos e até mesmo como material para a fabricação de tecidos. A urtiga promove a produção de leite materno.

Possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, diuréticas e calmantes. Em Saúde Dicas te contamos mais sobre as propriedades da urtiga.

Propriedades da Urtiga
Embora fosse considerada uma erva incômoda, já que o seu contato pode ser irritante para a pele, a urtiga tem muitas propriedades benéficas, não em vão era já era utilizada desde os tempos gregos. Os gregos antigos usavam as urtigas como tônicos para a tosse, para reduzir a dor da artrite e para estimular o crescimento do cabelo. Os nativos americanos também usavam as folhas frescas de urtigas para aliviar a dor.

A urtiga pertence à família da urticária, e cresce por todo o mundo. Costuma-se aproveitar especialmente as folhas e raízes. Durante centenas de anos, as urtigas têm sido utilizadas como ervas medicinais e também para a fabricação de roupas. Atualmente a urtiga continua sendo usada por seus benefícios que se encontram bem documentados.

Benefícios da Urtiga Verde:
Tem propriedades tônicas, nutritivas, adstringentes, estimulantes, de purificação e antibacterianas. Esta é tomada como chá ou como um suplemento. É muito eficaz na luta a irritante acne, eczema e as lesões produzidas por herpes, além de dar elasticidade a nossa pele.

Propriedades da urtiga: Para o nosso cabelo:
Para combater a queda de cabelo, esta erva é das mais recomendadas. Além disso, combate a caspa. É utilizada para a fabricação de shampoos e condicionadores por seus efeitos estimuladores do crescimento do cabelo. Restaura a cor original do cabelo.

Propriedades da urtiga: Para os rins e as infecções do trato urinário:
Esta erva é utilizada como diurético, já que elimina o excesso de água através dos rins. Por isso que faz com que a urtiga seja uma planta útil como um adjunto para a terapia de infecções do trato urinário, porque ao aumentar o volume da urina, pode ajudar a eliminar bactérias dos rins e do trato urinário. Além disso, alguns utilizam a urtiga para prevenir pedras nos rins.

Propriedades da urtiga: Para o aumento da próstata:
A raiz de urtiga, de acordo com estudos, reduz os sintomas da hiperplasia prostática. Tomando 120 miligramas, de raiz seca de urtiga em cápsula duas vezes por dia.

Propriedades da urtiga: Tônico regulador hormonal:
O chá de urtiga pode ajudar a regular as menstruações, assim como reduzir os sintomas associados à menopausa.

Propriedades da urtiga: Anti-inflamatória:
Ajuda em dores provocadas pela artrite, tendinite, gota, bursite. Seu teor em minerais, tais como silício ou boro ajuda a reduzir a dor e a inflamação.

Propriedades da urtiga: Antialérgica:
As urtigas são eficazes na luta contra as alergias, já que contém substâncias anti-histamínicas naturais.

Propriedades da urtiga: Contra o colesterol:
Esta planta é projetada pela natureza para ter muitos benefícios e um deles é o de reduzir o colesterol ruim. Você pode ir a uma loja de alimentos saudáveis e pedir cápsulas de urtiga verde, mas é muito melhor tomá-la em forma de infusão. Nestas mesmas lojas e algumas farmácias, são vendidas essas infusões. Opte por este tipo de lojas, porque em áreas maiores existem mais intermediários e o produto não é totalmente natural.

Propriedades da urtiga: Aumenta a produção de leite materno:
A infusão de urtiga contribui para o aumento do leite materno após o parto.

Propriedades da urtiga: Desintoxicação:
O chá de urtiga pode ajudar a desintoxicação de substâncias químicas e metais pesados.

Propriedades da urtiga: Para o sistema digestivo:
Se você sofre de náuseas, diarreia ou vômitos, sem dúvida, tem sempre optado pela camomila. Não é por desprezá-la, porque em mais de uma ocasião pode ter acalmado seu estômago bem, mas a urtiga tem propriedades que além de acalmar o estômago, ajudam a regular os seus movimentos naturais. Acalma a ansiedade e os nervos, por isso é possível controlar muito melhor as náuseas.

Propriedades da urtiga: Contra a asma:
As urtigas são benéficas para as dificuldades brônquicas inerentes a asma, limpando os brônquios e o nariz.

Propriedades da urtiga: Diabetes:
Claro, as infusões, são boas para todas as pessoas, especialmente se querem se cuidar ou têm limitações sobre o que devem comer e beber. Uma infusão de urtiga, não é apenas deliciosa, mas também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, por isso ajudará os pacientes com diabetes a controlar os picos de açúcar que sofrem. É claro, que esta infusão, é tomada sem açúcar, inclusive sem adoçantes, porque estraga as propriedades originais da urtiga.

Se você quer dar um pouco mais de sabor, porque costuma ser um pouco sem graça, especialmente se é feita natural, você pode pegar um pedaço de casca de laranja ou de limão, para dar um toque cítrico e adicionar vitaminas.

Propriedades da urtiga: Anti-hemorrágica:
As urtigas têm propriedades para parar o sangramento em pequenos cortes e feridas.

Propriedades da urtiga: Depressão:
A depressão, a ansiedade, o nervosismo, são estados que não apenas não nos permitem ter uma vida normal, mas não que não nos deixam descansar e deixam corpo e mente, esgotados. Ainda assim, quando vamos para a cama, o mesmo estado, mantém nosso corpo alerta e não descansamos. Se você não quer tomar um remédio químico, pode sempre recorrer à infusão de urtiga, porque estimula as glândulas suprarrenais para controlar estes estados. O melhor é fazer uma infusão completamente natural, nada de chás nem cápsulas. Pegue um punhado de folhas de urtiga e coloque em uma xícara de água fervendo. Deixe descansar por um tempo, cerca de quinze minutos e, em seguida, você pode tomar o líquido que fica depois de filtrar.

Propriedades da urtiga: Dor nas costas
Para seu uso externo. Sem dúvida, a dor nas costas é, por vezes, tão intensa que você fica preso em uma postura, porque não sabe como aliviá-la. Felizmente, a urtiga ajuda muito neste tipo de dor e de maneira externa. É uma planta capaz de aliviar grandes dores, por isso seria uma boa ideia utilizá-la. Basta encher a banheira com água quente e jogar um bom punhado de urtigas na água. Quando você entrar, notará o alívio de maneira quase instantânea, graças ao delicioso aroma e o calor e as propriedades das urtigas.

Componentes da urtiga:
Tem havido certo debate na história sobre os componentes ativos da urtiga, atualmente os cientistas acreditam que a planta possui açúcares principalmente açúcares complexos ou polissacarídeos e lectinas. Suas propriedades anti-inflamatórias são acreditadas as prostaglandinas derivadas.

Entre outros princípios ativos presentes nas folhas das urtigas:

Cálcio.
Ferro.
Betacaroteno.
Fósforo.
Boro.
Silício.
Altos níveis de proteína.
Vitamina A, C, D e vitaminas do complexo B.
Esteróis.
Histamina, ácido fórmico e resina que reveste os pelos da planta e produzem irritação e coceira ao entrar em contato com a pele.
As raízes contêm taninos, fitosteróis, ceramidas, fenilpropeno ou aglutinina, entre outros.
As sementes contêm mucilagem, proteínas e uma grande quantidade de ácido linoleico (30%).

Contraindicações da urtiga:
Esta pode interferir com os medicamentos, já que pode alterar os níveis de enzimas hepáticas. Estas enzimas são usadas pelo fígado para processar medicamentos. Então, pode interferir com a capacidade do organismo para processar alguns medicamentos. Você tem que ser cauteloso se combina com medicamentos.

Como sempre dizemos, é muito importante que você fale com o seu médico antes de tomar qualquer coisa e, se você tem alergias ou está tomando outros medicamentos ou produtos naturais, pois entre eles pode haver interações e nos causar reações alérgicas bastante graves.

Entre os efeitos secundários que devemos conhecer se consumimos urtigas, destacamos:
Necessidade de urinar com mais frequência: ao tomar infusões de urtigas podemos ter mais vontade de urinar, por isso devemos estar cientes disso.
Dermatite: a dermatite pode ser ocasionada pelo contato direto com a planta e as reações costumam ser das mais graves, especialmente para as pessoas que têm alergia a plantas.
Gravidez não se deve consumir urtiga de nenhuma maneira se estiver grávida, porque esta é uma planta que pode causar abortos.
Sensação de coceira e prurido: muitas vezes acompanhada de dermatite e urticária.
Dor na zona de contato: é possível sentirmos uma grande dor na área onde temos estado em contato com a urtiga.

Alimentos e usos das urtigas:
A urtiga é uma planta que pode ser utilizada e consumida de diversas formas. Você pode usá-la para cozinhar como se fosse uma verdura a mais que você combina com outras para fazer uma sopa, por exemplo, e adiciona algumas hortaliças com um pouco de azeite e sal.

Outra das possíveis variações sobre este tema seria cozinhá-la de forma semelhante ao que você faz com a acelga ou o espinafre, já que se parecem muito. Na maioria das coisas se diz que os benefícios de urtiga superam os da acelga ou espinafre.

Cozinhá-las a vapor, adicioná-las em preparados, liquefazer, ou fazer algum tipo de salada especial com ela são algumas das preparações que você pode chegar a implementar junto com a urtiga.

Um dos maiores benefícios é que se trata de uma planta que não contém oxalato de sódio, por isso é um alimento muito natural e que pode fornecer muitas vantagens em qualquer tipo de dieta equilibrada que se queira fazer, por esse motivo é que os nutricionistas conhecendo seus fatores costumam adicioná-la nas dietas para perda de peso e para ter uma alimentação nutricional adequada.
Valor Nutricional das Urtigas:

Como vimos anteriormente às urtigas têm uma infinidade de benefícios que é bom conhecer, a fim de comprovar se é a erva adequada para aplicar ao nosso tratamento.

Dentro dos valores nutricionais que você pode encontrar, nestes casos, deve-se dizer que se trata de uma erva que em cada 100 gramas, conta com 6 ou 8 gramas de proteínas quando se trata da planta natural de urtigas. No caso de se tratar da planta seca, os valores mudam subindo para 30 ou 35 gramas por cada 100 gramas da planta, tendo também cerca de 9% de fibras.

Em relação a outros usos, leve em conta que a urtiga costuma ser usada para outros tipos de complementos e alimentos como é o caso de tortas e da sopa de urtigas, a qual se adicionam outros tipos de ingredientes, como aipo ou cebola para dar-lhe um sabor diferente. Neste caso, o valor nutricional vai aumentar.

Geralmente tudo dependerá do tipo de cozimento, já que é preciso levar em conta que a planta em si não tem grandes quantidades de proteínas, mas que são adicionadas com o restante dos elementos.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário