sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Propriedades medicinais da alcachofra


Características principais
A alcachofra é um membro da família botânica que inclui o cardo-de-santa-maria, a margarida e o girassol. Pode atingir 1,5 m de altura e é coroada por um grande capítulo verde-purpúreo. Em culinária, utilizam-se as inflorescências jovens, ainda por abrir, que são então cozidas; as bases carnudas das brácteas e os receptáculos, ou «fundos», são muito apreciados.

Esta espécie, também designada por alcachofra-hortense, não deve confundir-se com a alcachofra-brava Cunara humilis, ou alcachofra-de-são-joão, que os namorados queimam na véspera do dia de S. João ou de Santo Antonio para ver se são correspondidos. A alcachofra-hortense é uma espécie cultivada derivada da espécie Cunara cardunculus, cardo-do-coalho, natural dos países mediterrânicos, com propriedades muito semelhantes às daquela. As folhas da alcachofra contêm diversas substâncias de efeitos benéficos para a saúde quando consumidas nos níveis recomendados. Incluem a cinarina (a principal substância ativa) e vários flavonóides, designadamente a luteolina.

Propriedades terapêuticas da Alcachofra
Estimula a atividade da vesícula biliar e do fígado, auxilia a digestão e ajuda a controlar os níveis de colesterol, melhora a digestão. Pode também ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é particularmente importante na diabetes.

Composição: folhas ou comprimidos

Compre extrato de folhas normalizado para ter a certeza de obter uma dose concentrada de cinarina. Os comprimidos de pó de folhas secas (raramente à venda) constituem uma forma muito menos potente.

Como atua
A cinarina e os flavonóides da alcachofra, incluindo a luteolina, são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir os danos às células do fígado, a proteger o organismo contra os prejuízos das moléculas instáveis de oxigênio conhecidas por radicais livres, e, consequentemente, a combater a doença. Diversos estudos clínicos demonstraram que o extrato alivia distúrbios digestivos, como as dores, as náuseas e a flatulência.
A alcachofra contém inulina, um polissacarídeo que retarda o ritmo a que o organismo digere os alimentos. Esta propriedade significa que, quando comida como legume, a alcachofra pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue após as refeições, o que a torna particularmente útil aos diabéticos. Também as pessoas com índices de colesterol elevados podem beneficiar do extracto por este reduzir a síntese do colesterol no fígado.

Como tomar
Para melhorar a digestão, a função hepática e os níveis de colesterol: Tomar duas cápsulas de 320 mg por dia. Para melhorar a digestão nos casos de grande ingestão de gorduras. Tomar até seis cápsulas de 320 mg por dia às refeições.

Nota:
Se sofre de obstrução dos canais biliares, consulte o médico antes de tomar extrato de alcachofra, pois esta aumenta a secreção de bílis
Um número muito pequeno de pessoas sofre de alergia à alcachofra e ao seu extrato.
Se sofre de alguma doença, consulte o médico antes de tomar suplementos.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário