terça-feira, 22 de novembro de 2016

Você conhece o chá de Rooibos?


O chá de Rooibos tem se tornado cada dia mais popular ao redor do mundo devido às suas propriedades semelhantes às do chá vermelho. A infusão possui uma coloração avermelhada, e é feita com as folhas de um arbusto muito cultivado na África do Sul.

Possui sabor suave e adocicado, por causa dos óleos essenciais e flavanonas, um tipo de frutose que não tem calorias. Esta infusão vermelha não contém cafeína e possui grande quantidade de minerais com propriedades digestivas que ajudam a combater alguns problemas de saúde.

Atualmente, muitas pessoas preferem o chá de Rooibos, ao invés de chá verde, pois ele é mais rico em vitaminas, minerais e, ao contrário do chá verde, não possui cafeína.


Benefícios do Chá de Rooibos

Rico em antioxidantes: O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides, que reduz o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular. Esses antioxidantes ajudam a proteger as células dos malefícios dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Rico em minerais: Contém grandes quantidades de minerais benéficos: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco.

Anti-inflamatório: O chá de Rooibos contém polifenóis, um agente anti-inflamatório que ajuda na prevenção de várias doenças.

Bom para diabetes: Estudos preliminares mostram que o consumo de chá de Rooibos pode melhorar a tolerância à glicose e aumentar a produção de insulina no pâncreas.

Melhora as alergias: O chá de Rooibos é usado como um curativo eficaz para tratar alergias. Ele tem qualidades anti-inflamatórias, graças ao seu conteúdo fenólico, e é por isso que também é prescrito para asma e reações alérgicas tópicas de vários tipos.

Diurético: Pelo seu efeito diurético, evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço e a má digestão.

Tem ação desintoxicante: Por isso, é muito usada por quem busca a perda de peso. Rica em antioxidantes, a planta possui um efeito detox, propriedades antialérgicas, entre outros benefícios.

Contém quercetina e quercitrina: estes são dois componentes que ajudam a atenuar distúrbios digestivos e intestinais, tais como prisão de ventre, diarreia, dores de estômago, gastrite, vômitos ou náuseas.

Alivia a irritabilidade e a insônia: o chá de Rooibos não possui cafeína, o que não torna-o excitante. Por outro lado, é rico em minerais como o magnésio, o que é muito importante para o sistema nervoso, aliviando a irritabilidade e a insônia. Também ajuda a aliviar a depressão pois exerce uma influência positiva sobre a serotonina, que proporciona sensação de bem-estar.

Bom para pele: O teor de ácido alfa hidrox, zinco e antioxidantes do chá de Rooibos são muito bons para a pele. Ao aplicar o chá diretamente sobre a pele, ajuda a melhorar a acne , espinhas, queimaduras ou doenças de pele relacionadas. Ajuda também na prevenção do envelhecimento precoce da pele.


Você conhece o chá de Rooibos?
Como preparar e consumir o chá de Rooibos?

Use a proporção de 10g de erva para cada litro de água. Para uma xícara de chá (300 ml) use 3g da erva. Em um recipiente, leve a água ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque a erva e então apague o fogo e abafe a mistura. Deixe descansar por um período de aproximadamente 10 minutos, permitindo que a água absorva todos os sabores e propriedades da erva medicinal.

A bebida pode ser consumida gelada em dias quentes como um refresco, ou ainda quente em dias mais frios, como uma forma de, além de nutrir-se, esquentar-se. O ideal é consumir pelo menos uma xícara ao dia.

O chá de Rooibos é muito popular no mundo inteiro, mas por algum motivo não é muito comum no Brasil. Isso faz com que ele ainda seja um pouco difícil de ser encontrado. É vendido em boas lojas de produtos naturais, ou através de sites estrangeiros (como o iHerb).

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário