quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Chá de pata de vaca – Benefícios e propriedades

A planta medicinal conhecida como pata de vaca pode ser nomeada em outras regiões como mão de vaca, pata de boi ou ainda unha de boi. A árvore, de nacionalidade brasileira, possui um tronco espinhoso e flores grandes e exóticas que são, normalmente brancas, ou mais raramente avermelhadas.

De nome científico Bauhinia foticata, a planta é nativa do Sul do Brasil, também sendo encontrada no Paraguai, Argentina e Uruguai. Com até 6 metros de altura, suas folhas podem alcançar 15 cm de comprimento e 14 de largura, sendo que seu formato é arredondado.

Propriedades e benefícios
O chá feito com a planta pata de vaca, que pode ter suas folhas encontradas para venda em lojas de produtos naturais físicas e online, é muito usado no combate ao diabetes, atuando como diurético, redutor do colesterol, estimulante para o pâncreas produzir mais insulina e emagrecedor.

Seu consumo pode ser feito com o objetivo de tratar problemas do fígado, do intestino, do estômago e dos rins, além de tratar diarreias, insuficiência urinária, prisão de ventre, urina solta ou poliúria e atua impedindo o aparecimento de açúcar na urina.

Pode ser usada ainda no tratamento de cálculos na bexiga ou rins, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, obesidade, doenças urinárias e do coração. Esses benefícios são possíveis graças às suas propriedades que incluem sua atuação como analgésico, vermífugo, depurativo, laxante, purgativo, cicatrizante e hipoglicêmico.

Chá de pata de vaca - Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução

Como preparar?
Para preparar este chá use a proporção de duas folhas de pata de vaca para meia xícara de água. Em um recipiente coloque a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue e adicione as folhas, preferencialmente picadas – pois assim fica mais fácil a extração das substâncias benéficas presentes nas folhas –, tampe e deixe repousar por cerca de dez minutos. Consuma até três xícaras por dia.

O chá, feito em proporções maiores e uma quantidade maior das folhas, pode ser usada para o banho. Esse tratamento é eficaz no caso de ferimentos em pacientes com diabetes, pois estes possuem dificuldades na cicatrização. Para que este tratamento seja eficaz, deve ser repetido diariamente após a higienização da parte ferida que deve ficar de molho ou com compressa.
Contraindicações e precauções

O consumo do chá dessa planta é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação, pacientes com crises de hiperglicemia e com doenças crônicas. É importante que, antes de fazer o consumo deste chá, principalmente se o paciente for diabético, seja feita uma consulta ao médico, pois ela pode atuar aumentando o efeito dos medicamentos para tratamento do diabetes. Essa planta nunca deve ser usada como substituta do tratamento indicado por seu médico, mas sim como um complemento.

por Natália Petrin
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário