sábado, 25 de fevereiro de 2017

Chá de hibisco é nova aposta para enxugar medidas

Chá de hibisco tem poderes antioxidantes. (Foto: Thinkstock)

A moda dos chás aponta uma nova tendência: o chá de hibisco. Atualmente, a planta que origina a bebida vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico, pois é rica em flavonoides, da mesma maneira que o suco de uva, o vinho e o chá verde.

A nutricionista Fernanda Granja diz que os benefícios do hibisco são inúmeros. A planta possui poderosos antioxidantes - antocianinas e as catequinas - que auxiliam no combate aos radicais livres, diminuindo a ação inflamatória de doenças do coração e envelhecimento da pele. Além disso, é rica em ácido ascórbico, a vitamina C.

Mas, segundo a nutricionista Fernanda Granja, o chá de hibisco não se limita a só isso. "Estudos comprovam que a planta Hibiscus sabdariffa possui propriedades antiespasmódicas, digestivas, pode ser usado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante", explica. Pode ser usada também para acelerar o metabolismo, diminuir a glicose no sangue e reduzir o colesterol.
O chá contém polissacarídeos em boas quantidades, açúcares redutores, como a glicose e a frutose, além de ser rico em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro e vitamina A, ácidos como o tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico e hibíscico, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

Além disso, a erva também é apontada como diurética e atua na diminuição de retenção de líquido, ajudando a enxugar as medidas corporais. "Estudos nos mostram que o hibisco teve ação benéfica na diminuição de gordura circulante no sangue e no fígado. Isso pode ter acontecido pela ação dos antioxidantes, pois elimina toxinas e substâncias que também favorecem o acúmulo de líquido no organismo", sinaliza Fernanda.

Chá acelera o metabolismo. (Foto: Thinkstock)

Apesar de não existirem pesquisas científicas que comprovem que o chá de hibisco tem quantidade menor de cafeína se comparado a outros chás, Fernanda diz que a prática clínica evidencializa que o componente é mesmo reduzido. Ou seja, o chá de hibisco não tem tanta cafeína quanto o chá verde e chá branco, por exemplo. "Isso é benéfico, pois se pode fazer mais uso do chá de hibisco, tendo possibilidade de se ter mais antioxidantes e propriedades diuréticas", assegura a especialista. E ainda dá para tomar uma xícara antes de dormir sem que isso interfira no sono.

Para prepará-lo sem errar, Fernanda Granja dá a receita. "Coloque a erva seca ou fresca na xícara. Derrame a água quente sobre a erva e nunca o contrário! Assim conseguimos extrair todos os princípios ativos da planta. Abafe por cinco minutos e só". A nutricionista alerta para o tempo excessivo de infusão. "Cinco minutos é o suficiente para extração dos últimos ativos da planta. Se deixar por mais tempo pode ficar amargo por causa dos taninos e não há necessidade", aconselha. Você deve estar se perguntando: e as medidas? Então, vamos a elas. "A minha receita ideal é duas colheres de chá da erva para cada 500 ml ou duas colheres de sopa para cada litro", ensina Fernanda. O preparado dura 12 horas e pode ser consumido quente ou gelado. "O que não pode é esquentar o chá de novo", diz a especialista.

Mas somente uma xícara de chá não vai te fazer linda e saudável. Para que todos os benefícios sejam absorvidos, a nutricionista diz que a quantidade diária indicada deve ficar entre 500 ml e um litro. "E essa medida deve ser fracionada para que os antioxidantes atuem várias vezes ao dia", aconselha. Isso ajuda a potencializar os efeitos já que, como explica Fernanda, antioxidantes tem vida curta, por isso precisamos deles o dia todo.

Como qualquer coisa que a gente ingere, o chá de hibisco possui contraindicações. "Se a pessoa for sensível a qualquer estímulo da cafeína, deve tomar cuidado", alerta Fernanda. Outro grupo que precisa ter cautela é o das pessoas com pressão baixa pois o chá ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, reduzindo ainda mais a pressão. Portadores de doenças cardíacas graves também não devem fazer uso da bebida para nenhum fim.
Se os seus olhinhos brilharam ao ler os benefícios relativos à perda de peso, um aviso: a bebida não é milagrosa e deve estar sempre acompanhada de uma dieta balanceada. "Quem pretende perder peso somente com o chá não vai conseguir, é preciso investir em alimentos livres de gordura e ainda complementar com uma boa série de exercícios", finaliza Fernanda.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/ch-hibisco-nova-aposta-para-enxugar-medidas-143100366.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário