sábado, 11 de fevereiro de 2017

Cúrcuma - longa

Você sabia que existem 500 razões pelas quais a cúrcuma - longa deve ser incluída no seu dia a dia.


A cúrcuma - longa é uma planta medicinal que pode prevenir e curar mais de 175 doenças.

Essa planta é a mais estudadas de todos os tempos, com 5.100 referências na Biblioteca Nacional de banco de dados bibliográficos do Medline. E, no entanto, apesar de ter sido demonstrado que tem valor terapêutico em mais de 500 estados de doença em animais e em in vitro, ainda tem pouco estudo clínico em humano.

Ela ajuda em 175 doenças e sua ação é superior a muitos remédios, dizem os cientistas.

A cúrcuma-longa que é a erva medicinal mais importante do mundo para a nossa saúde.

A lista de benefícios já confirmados é tão grande que temos a certeza que, a cúrcuma é indispensável em nosso dia a dia. No mínimo, o uso da cúrcuma deve ser reconhecido como uma atitude inteligente quando visamos a prevenção, uma vez que ela possui a capacidade de modular 175 processos fisiológicos distintos dentro do corpo de um modo que pode melhorar o sofrimento físico.

A ciência por meio de vários estudos de bioequivalências vem agora, confirmar que esta especiaria, a cúrcuma - longa tem propriedades terapêuticas relevantes para mais de 500 diferentes problemas de saúde, e pode, portanto, conceder aqueles que a usam uma proteção significativa em muitas doenças que causam sofrimento humano.

A curcumina é uma das substâncias naturais mais estudadas no mundo e conta, com mais de 5100 referências revisadas e publicadas. 1400 destas indicam seu valor em mais de 500 problemas de saúde. Considerando a sua extraordinária e ampla gama de benefícios terapêuticos, não é de estranhar que a curcumina tem sido pesquisada para prevenir e tratar, também as doenças hepáticas.

A superioridade da curcumina sobre agentes farmacológicos convencionais no tratamento de alguns cânceres está bem caracterizada. São 36 estudos que mostram que a curcumina tem capacidade de inibir e / ou matar cânceres que tem resistência aos medicamentos. Além disso, é importante saber que a curcumina, em relação aos agentes farmacológicos convencionais, tem um perfil terapêutico amplo, e extremamente eficaz. São mais de 160 ações farmacológicas, cujos benéficos foram associados ao uso da curcumina sozinha.

Uma das novas descobertas é que a curcumina pode modular beneficamente mais de 175 ações fisiológicas distintas, muitas das quais superiores aos remédios farmacológicos, carregados infelizmente, a maioria de dezenas de efeitos colaterais que são muitas vezes mais danosos do que as supostas propriedades terapêuticas que eles possuem. Diante de tantos benefícios esperamos que essa especiaria medicinal seja incorporada nos protocolos de tratamento da medicina convencional.

Alguns dos exemplos mais surpreendentes são a sua capacidade de reverter os sintomas da demência da doença de Alzheimer, prevenir o diabetes tipo2, promover benefícios cardiovasculares tão significativos como o exercício físico, reduzir a frequência de infarto agudo do miocárdio após a revascularização do miocárdio, ou seja, contribui para prevenir em até 56% do infarto que ocorre em pós-ponte de safena, e ajudar na osteoartrite e artrite reumatoide, sendo superior ao diclofenaco sódico na osteoartrite de joelho, reparar e regenerar a função hepática e há também uma ampla gama de outros efeitos terapêuticos relevantes para os diabéticos.

Está é a cúrcuma pura, que é colhida a partir do segundo ano de plantio por ter uma concentração maior da Curcumina que é a substância que tem potencial medicinal. Reparem que a sua cor é bem alaranjada forte.


Este pó de cúrcuma é misturada com amido de milho e outras coisitas mais. É vendida em lojas de produtos naturais e no supermercado como condimento.


Estas cápsulas são feitas da Curcumina pura potencializada, são elaboradas por farmácias de manipulações sob receita médica.


Estas cápsulas são feitas do pó da Curcuma vendida como condimento, são elaboradas de forma caseira ou por fabricantes de produtos naturais, mas tem baixa concentração da curcumina.


Lipitor / atorvastatina (medicação colesterol):

Um estudo de 2008 publicado na revista Drogas em P & D descobriu que uma preparação padronizada de curcuminóides de cúrcuma comparado à droga atorvastatina (nome comercial Lipitor) na disfunção endotelial, reduziu o estresse oxidativo em pacientes diabéticos tipo 2.

Tomar com canudinho para não tingir o dente

Cúrcuma em rizoma




A Cúrcuma surte melhor efeito se for usada na forma de chá ou de suco feito do rizoma (raiz)

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário