segunda-feira, 20 de março de 2017

ABAJERÚ - diabetes, blenorragia, leucorréia, etc...

Chrysobalanus icaco


Descrição : Planta da família das Chrysobalanaceae. É um arbusto que mede de 1 à 3 metros, de caule espesso, raramente chega à 10 metros. Encontra-se perto das praias e rios. O interior da subespécie é C. pellocarpus icaco. Tem folhecencia oval, quase circular de 3 à 10 centímetros de comprimento e 2,5 à 7 centímetros de largura. A cor das folhas varia de verde à vermelha. A casca é acinzentada ou marrom avermelhada, com manchas brancas. As flores são pequenas, brancas, em cachos, aparecendo no final da primavera.

No final do verão nacem fruto em gomos, que da forma costeira a ser rodada, até 5 centímetros de diâmetro, amarelo-pálido com tons rosa ou roxo-escuro na cor, enquanto que o interior é a forma oval, de até 2,5 centímetros escuro-roxo.

A árvore é capaz de sobreviver ao inverno. No entanto, a forma costeira é altamente tolerante ao sal, por isso é muitas vezes plantada para estabilizar bordas praia e evitar a erosão, é também plantado como arbusto ornamental . O fruto é comestível e é usado para doces.

Parte utilizada: Folhas.

Origem : América Tropical, incluindo Bahamas e Caribe.

Princípios Ativos: Ácido pomólico. Este ácido induz a apoptose, morte celular programada nas células cancerosas, porém ele não é extraído da planta através de chá e sim por outros métodos.

Propriedades : Hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético, anti-reumático.

Indicações: Blenorragia, diarréia crônicas, leucorréia, reumatismo, câncer, diabetes.

Contra-indicações/cuidados: Tome cuidado pois esse chá pode vir a ser prejudicial a portadores do câncer.

Modo de usar: Infusão das folhas.

fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/abajeru.html
imagem:ondecaiachuva.wordpress.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Um comentário: