quinta-feira, 9 de março de 2017

Beterraba: Para perder uns quilinhos

Beterraba tem muitos nutrientes. (Foto: Thinkstock)

A beterraba é uma raiz que está presente em pratos doces ou salgados, cozida ou crua. O sabor adocicado e forte atrai as pessoas que fazem até sucos com a hortaliça. Pouco calórica e muito nutritiva, pode e deve fazer parte da alimentação de quem está de regime.

Originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, a beterraba tem melhor produção quando cultivada em locais mais frios, com temperatura que varie entre 10 e 20° C . Conheça um pouco mais sobre ela e aprenda a fazer pratos deliciosos!

Quais as vantagens de se ingerir beterraba?
Segundo a nutricionista Fabiana Borrego, o consumo de beterraba traz diversos benefícios ao organismo. "A beterraba é repleta de pectina, uma fibra que auxilia no trânsito intestinal, além de ser rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção de vários tipos de cânceres e ainda combate a produção de radicais livres. É fonte de ferro não heme, um tipo de ferro presente em alimentos de origem vegetal. Portanto, ajuda a combate a anemia" explica.
O legume também é citado em algumas pesquisas como possível terapêutico nas doenças cardíacas, e como auxiliar, na redução do colesterol sérico.

Quanto e como comer?

Beterraba ajuda a combater a anemia. (Foto: Thinkstock)

Pode comer beterraba à vontade, pois é pouco calórica. "Não existe uma restrição ao consumo. Se quiser e gostar, pode consumir todos os dias.Vale lembrar que o mais importante é que a dieta sempre seja diversificada. A beterraba é pouco calórica. Cerca de 5 colheres de sopa de beterraba crua tem 46 calorias. Ela pode ser utilizada em sucos, bolos, tortas ou crua mesmo. Em sucos, se associada com alguma fruta fonte de vitamina C (laranja com beterraba), é perfeita para quem está precisando de um ferro extra", explica Fabiana . Como é pouco calórica e muito nutritiva, pode ser uma grande aliada da dieta das pessoas que querem perder uns quilinhos.
A nutricionista ainda acrescenta: "O melhor é consumir crua, para manter as fibras. Se for cozinhar, o mais importante é deixar toda a parte interna protegida pela casca e pelos talos da beterraba, que também podem ser consumidos. Neles encontramos grandes concentrações de betacaroteno."

Pudim de beterraba com laranja
Ingredientes:
1 beterraba
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena

Modo de fazer:
Cozinhe uma beterraba e separe uma xícara e meia da água do cozimento.
Junte meia xícara de suco de laranja, meia xícara de açúcar e duas colheres de sopa de maisena e misture bem.
Leve ao fogo, sempre mexendo.
Conte dois minutos após começar a ferver e retire do fogo.
Continue mexendo até esfriar.
Distribua em tacinhas e coloque para gelar. Está pronto.

Bolo de beterraba
Ingredientes
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
2 beterrabas médias
1 colher de fermento

Modo de fazer:
Junte no copo do liquidificador os ovos, a beterraba e o óleo, e bata até ficar homogêneo.
Coloque em um tigela a farinha, o açúcar e o fermento e misture.
Coloque o conteúdo do liquidificador na tigela e mexa bem.
Leve para assar em forno médio, pré aquecido. A forma precisa estar untada e enfarinhada.
Leva aproximadamente 40 minutos

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/quer-perder-uns-quilinhos-coma-beterraba-133900639.html
Por Milena | Yahoo! Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário