sexta-feira, 17 de março de 2017

Vitamina C

A vitamina C pertence às vitaminas conhecidas como hidrossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.


Nomes
Nome em português: vitamina C
Nome científico: ácido ascórbico

Dose diária
A dose diária recomendada é de:
Cerca de 100 mg por dia para um adulto sadio e até 200 mg por dia para um fumante ou doente.
Alguns estudiosos recomendam uma dosagem ainda mais alta (0.5 a 1 gr ao dia) em períodos de resfriados, como maneira preventiva.

Nutrientes que contém vitamina C
Frutas:
Limão, banana, laranja, kiwi (em 100 gr há 80 mg de vitamina C), morango (em 100 gr há 60 mg de vitamina C), espinheiro-marítimo (em 100 gr pode have até 600 mg de vitamina C), acerola, rosa canina

Legumes:
Brócolis, repolho, batata, tomate,....

Efeitos
Antioxidante, vários efeitos metabólicos

Indicações
Resfriado, gripe, dores de garganta, escorbuto, herpes labial, cistite, aftas, psoríase,...

Carência
Escorbuto, dores articulares, diminuição das defesas imunológicas (mais sensível aos resfriados), fadiga.

Excesso
Em uma dosagem de 1 gr ao dia: há possíveis riscos de diarréia, cálculos renais,... Pouco risco de intoxicação, pois a vitamina C é hidrossolúvel e, portanto, em geral bem eliminada pela urina.

Observações
- Atenção, a vitamina C é sensível ao calor, à luz e a outras reações químicas, portanto conserve-a em condições adequadas (ao abrigo do calor, etc.) em frascos bem fechados.

- Durante resfriados, a combinação de zinco com vitamina C pode encurtar a duração dos sintomas.

- Atenção, a vitamina C não tem qualquer efeito cumulativo, isto significa que, como é hidrossolúvel acaba sendo eliminada pelo organismo diariamente e, por isso, é importante dispor de uma dose diária suficiente de vitamina C.

- O consumo de 1 grama ou mais de vitamina C por dia pode levar a formação de pedras nos rins, pela formação de cálculos de oxalato de cálcio principalmente. É importante saber que a vitamina C é metabolizada em parte a oxalato de cálcio, o que pode levar à formação dos cálculos nos rins e nas vias urinárias.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N3031/vitamina-c.html
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário