sábado, 29 de abril de 2017

Benefícios da batata: Energia e muito pouca gordura!

Pare e pense. Certamente você inclui este alimento em muitas de suas refeições semanais, mas o associa com uma dieta saudável? A batata tem mais benefícios do que você imagina, e nós vamos te contar alguns deles para que você passe a amar este tubérculo tão saudável.

Pode ser porque costuma ser consumida na forma de lanches muito salgados, ou porque costuma acompanhar os gordurosos hambúrgueres, mas a batata é um alimento que não goza da popularidade que merece. No entanto, a batata é um alimento muito saudável e essencial para uma alimentação saudável. Como outros tubérculos, tais como cenouras ou nabos, deve ser consumido todas as semanas, cerca de 3 ou 4 vezes, de acordo com os nutricionistas.

A batata é rica em carboidratos, o que te fornece energia, mas, por sua vez, muito pouca quantidade de gordura. Fornece minerais, vitamina C, e pode ser uma excelente fonte de antioxidantes. Quer saber mais sobre o que pode fazer por sua saúde a batata? Vamos lá. Mas, antes, leve em conta estes alimentos, com poucas calorias, para uma dieta saudável.

Benefícios que a batata fornece para sua saúde:
1. Fornece energia. A batata é uma grande fonte de amido. Este é o componente principal de, por exemplo, cereais, como o arroz. O amido é essencialmente carboidratos, que fornecem energia. Você precisará dela para enfrentar um dia duro no escritório ou uma sessão de spinning na academia.


2. Baixo teor de gordura. A batata, embora seja uma fonte de carboidratos, é pobre em gordura. Especificamente, contém 0,1 gramas de fibra por cada 100 gramas de batata. Muito saudável! Ao ser um alimento com baixo teor de gordura, você pode introduzi-lo em seus pratos sem medo de perder a linha ou estragar sua dieta.

3. É rica em vitamina C. Um consumo de 100-120 miligramas por dia de vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Um consumo de 100 gramas de batatas constituirá quase metade desse consumo recomendado, de acordo com o Instituto Internacional da Batata. A quantidade de vitamina C que pode ser encontrada na batata depende de como é cozida, dado que se reduz quanto maior for o tempo de cozimento.

4. Uma fonte de minerais. O potássio, o zinco e o ferro são os minerais mais abundantes na batata. Ter um bom suprimento de ferro é essencial para um bom suprimento de oxigênio em todo o corpo, e seu transporte no sangue. Pense na batata como uma opção nesses dias do mês em que se produz uma maior perda de hemoglobina… Por outro lado, o potássio ajuda para que as funções mentais estejam no máximo. Você estará no topo!

Além disso, tanto o zinco como o ferro são essenciais na produção de colágeno, uma proteína complexa que, entre outras coisas, é a que permite que sua pele se mantenha firme. Imprescindível!

5. Antioxidante. De fato. A batata também pode te ajudar a retardar o envelhecimento. Os carotenoides e polifenóis são dois antioxidantes que abundam em muitas variedades de batata. Além disso, a batata vermelha contém um pigmento, as antocianinas, que se relacionam com propriedades protetoras contra o câncer.

Como você vê, a batata pode ser sua grande aliada no momento de realizar uma dieta equilibrada e saudável. Recomendamos que você consuma a batata cozida, assada ou em purê, e tente reduzir as frituras. A batata pode acompanhar verduras, carnes e peixes, e pode cozinhá-la descascada ou incluir a pele. Assim, será ainda mais saudável! Solte a sua imaginação e não tenha dúvidas em incluir a batata em suas refeições.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário