quinta-feira, 20 de abril de 2017

Benefícios da Erva Doce

erva doce (Foeniculum vulgare), também conhecida como funcho ou anis, é uma planta medicinal utilizada há milhares de anos. Dizem que os antigos egípcios acreditavam que a erva doce poderia afastar os sonhos ruins e, por isso, eles dormiam com um pouco da erva seca embaixo do travesseiro. Os gregos da antiguidade utilizavam o funcho como emagrecedor e os romanos acreditavam que o consumo da erva doce poderia melhorar a visão.

Mas será que os nosso antecedentes estavam certos? Hoje em dia, estudos científicos mostram que a erva doce possui de fato algumas importantes propriedades terapêuticas. Conheça mais sobre esses benefícios!

Saiba para que serve a erva doce.

Propriedades da Erva Doce
Nossas avós já recomendavam o chá de erva doce para problemas digestivos e cólicas intestinais. O que elas não sabiam é que essa erva possui algumas substâncias essenciais, que têm função calmante, digestiva, diurética e anti-inflamatória. Por essa razão, a erva doce pode ser utilizada:

Para melhorar a digestão;
Combater a acidez estomacal;
Regular a pressão arterial;
Aliviar os gases;
Acabar com o mau hálito;
Melhorar os sintomas da gripe;
E contribuir para o emagrecimento.

No bulbo e nos talos do funcho, também encontramos os flavonóides – substâncias com poder antioxidante. Assim, o consumo da erva também ajuda a retardar o envelhecimento das células e prevenir alguns tipos de câncer.

Como Consumir
O chá de erva doce  é a forma mais comum de se consumir essa planta medicinal. No entanto, ela também pode ser utilizada no preparo de sopas, saladas, refogados e purês. O sabor e o aroma da erva doce fazem com que ela sirva como um excelente condimento tanto para alimentos doces quanto para os salgados.

Vale lembrar que o consumo da erva doce não é recomendado às mulheres grávidas, pois as substâncias ativas da planta podem levar ao aborto. Os bebês menores de 6 meses também não devem consumir o chá de funcho, nem qualquer outro alimento diferente do leite materno.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário