quarta-feira, 17 de maio de 2017

Abacate e seus benefícios

abacate é uma fruta que faz muito bem à saúde. Sua safra vai de fevereiro a julho. No entanto, muitas pessoas restringem esse alimento do cardápio porque ele possui valor energético alto, porém essa fruta é muito saudável e fornece muitos nutrientes ao organismo. O abacate proporciona muitos benefícios, é uma fruta macia e saborosa e pode ser combinada com receitas doces e salgadas.


O abacate possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes: vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Glutationa. Com tantos nutrientes, essa fruta não pode ficar de fora da nossa dieta.

O abacate protege as células, é um ótimo antioxidante e diminui os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de controlar os triglicerídios. Essa fruta também auxilia em tratamentos de pacientes hipertensos e cardiopatas e é recomendado para diabéticos também porque contem menos frutose do que outras frutas como a uva e o abacaxi.

Cerca de 100g da fruta contem em média 162 calorias, então devemos consumi-la com cautela. Coma 3 a 4 colheres (de sopa) por dia com algumas gotas de limão, ou então bata a fruta com 1 copo de leite desnatado. O abacate também pode ser misturado nas saladas.

Aproveite que o fruto está na época e desfrute de todos os seus benefícios.

Salada de abacate com presunto:
Ingredientes: 3 laranjas, 1 abacate, 1/2 limão (sumo), 2 tomates maduros, 4 folhas de alface, 6 fatias de presunto, molho vinagrete, folhas de hortelã .

Preparação: Descasque as laranjas e separe-as em gomos. Retire-lhes a película e as sementes. Descasque o abacate, lamine-o e regue-o com o sumo de limão. Corte o tomate em gomos e retire-lhes as sementes. Lave a alface e ripe-a. Enrole as fatias de presunto.
Emprate os alimentos e regue com o molho vinagrete. Decore com hortelã a gosto e sirva.

por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS
Origem: Livro Receitas Simples & Rápidas - Saladas
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário