domingo, 7 de maio de 2017

Melhoral - Chamba - Justicia pectoralis

Melhoral e Chambá são dos nomes populares de planta Justicia pectoralis. É uma planta herbácea de até 50 cm de altura que produz flores pequenas brancas ou róseas. Suas folhas e caules contêm cumarina, um anticoagulante, e DMT, um alucinógeno. 

É largamente utilizada como planta medicinal na América do Sul. Em Porto Rico se produz um xarope expectorante famoso produzido a partir do Melhoral. Em várias ilhas do Caribe (de onde esta planta é nativa) se preparam remédios para problemas pulmonares, tosse, bronquite, gripe, febre e náuseas. De fácil propagação, cresce em clima tropical e subtropical. As folhas ficam amareladas quando é cultivado em pleno sol e tornar-se verde escuro quando na sombra. Não sobrevive a geada.

Usos: Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antibacteriana, antiinflamatória, afrodisíaca, anti-reumática, anti-hemorrágica das vias urinárias, béquica, broncodilatadora, cicatrizante, catamenial, expectorante, febrífuga, peitoral, peitoral, relaxante da musculatura lisa, sedante nervoso, sedativa, tranquilizante. Indicações: afecção nervosa, afta, dermatite, catarro brônquial, corte, ferida, fígado, gastralgia, gogo de aves, gota, insônia, vias respiratórias

Parte utilizada: folhas, ramos. 

Contra-indicações/cuidados: alucinógeno em doses elevadas. Modo de usar: Uso interno: infusão, decocção e sumo. Uso externo: suco e decocção (banhos).

Cultivo: De fácil propagação, cresce em clima tropical e subtropical. As folhas ficam amareladas quando é cultivado em pleno sol e tornar-se verde escuro quando na sombra. Não sobrevive a geada.

Nativa: Caribe

Família: Acanthaceae

Disponibilidade: Mudas


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário