domingo, 28 de maio de 2017

Plantas medicinais: adstringente, antisséptica, aperiente e béquica

Confrei: erva com propriedade adstringente....

As plantas e ervas medicinais possuem propriedades especiais, conforme as substâncias que encontramos nelas. Isso quer dizer que elas podem ter diferentes funções em nosso organismo. Conhecer essas propriedades é importantes para sabermos qual é a planta mais adequada para o tratamento de determinado problema. Se você quer uma erva para combater febre, por exemplo, deve procurar por plantas com função febrífuga. A palavra é complicada, mas a explicação é fácil de entender. Por isso, preparamos uma lista com essas propriedades e a definição de cada uma delas. A lista funciona como uma espécie de glossário, para você conhecer as diferentes funções das plantas e alguns exemplos.


Adstringentes
As plantas adstringentes são aquelas que ajudam a contrair os tecidos e órgãos do corpo. Por isso, são capazes de reduzir as secreções excessivas e preservar a umidade natural desses tecidos. Em geral, as ervas adstringentes são usadas para o tratamento de infecções da pele e mucosas, como é o caso da boca, garganta, intestinos e órgãos genitais. Elas podem reduzir os sangramentos, acabar com a diarreia e cicatrizar a pele. Entre as ervas adstringentes estão o açafrão e o confrei.

Antissépticas
As plantas antissépticas são aquelas que tem função desinfetante. Isso quer dizer que elas combatem os germes que podem causar danos à saúde do organismo. Elas podem ser usadas para desinfetar feridas ou tecidos internos. O eucalipto, por exemplo, funciona como antisséptico para as vias respiratórias.

Aperientes
As ervas aperientes são aquelas que aumentam ou despertam o apetite. Elas também ajudam o organismo a se preparar para a digestão, produzindo mais saliva e suco gástrico para receber os alimentos. Entre as ervas aperientes, encontramos a canela, o anis, o coentro e cominho, por exemplo.

Béquicas
São aquelas que atuam nas irritações da faringe. Por esse motivo, as plantas béquicas são aconselhadas para casos de tosse e dores de garganta causadas por irritação dos tubos respiratórios. O tomilho, o serpão e o pinheiro-bravo são exemplos de ervas com função béquica.


Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário